Capa
Nº 2328 | 28 Novembro 2025
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Notícias
Empresas & Finanças
Mais
Reportagem
Prazer
Lusofonia e Mundo
Conferência Energia
Economia & Política
Ensaio
Conferência
Última
Empresas estão a reduzir os seus stocks de criptomoedas devido à queda da bitcoin. Mercado cripto foi reduzido em 1,5 biliões de euros.
A portuguesa Sword Health estabeleceu uma parceria com o Governo da Grécia para criar e assumir a gestão tecnológica da primeira linha de informação de saúde e triagem telefónica alicerçada em inteligência artificial.
O neurocientista foi ao Innov.Club falar de cérebros e da forma como a tecnologia, que não é uma ameaça, está a mudar a nossa forma de interagir
em família e nas empresas.
Naval Group e Fincantieri uniram forças em 2020 numa parceria estratégica, mas agora estão frente a frente na disputa pela venda de fragatas à Marinha portuguesa. O que oferecem?
A Antin Infrastructure Partners contratou o Société Générale para o assessorar na venda do maior operador privado de concessões municipais de água em Portugal.
Proposta é de 17 milhões de euros por 85% do capital da transportadora aérea que liga os Açores ao exterior. É a única que está em cima da mesa neste processo de privatização.
O Turismo de Portugal escolheu a líder do Time Out Market como a figura mais destacada do ano. Só em Lisboa recebe quatro milhões de visitantes; quatro vezes mais do que os Jerónimos.
O ‘family office’ liderado por António Ribeiro da Cunha vai lançar dois empreendimentos de reabilitação na cidade de Lisboa, nomeadamente no Bairro da Graça e nas Avenidas Novas.
Associação de centros de abate de carros pede fiscalização eficaz, porque o mercado regulado vale 50 milhões de euros, mas o ilegal não fica muito atrás, superando os 40 milhões.
A prática foi denunciada por Michael Burry. Analistas consultados pelo JE dão razão ao investidor mas levantam dúvidas sobre o nível de subvalorização avançado pelo norte-americano.
Bolsas americanas e europeias regressam aos ganhos, recuperando das perdas das últimas semanas e aproximando-se novamente de máximos.
A sucessão em grupos familiares determina a sua sobrevivência, mas, ao mesmo tempo, fascina-nos porque mexe com uma dinastia e com o poderoso imaginário social associado – como numa monarquia quando é escolhido um novo rei ou uma nova rainha. Os maiores monarcas da História sabiam que criar riqueza ou conquistar território de nada valia sem um filho varão capaz de reforçar o legado da casa real – e foram sempre uma inspiração para empresas familiares.
Complexidade e instabilidade fiscal geram litígios frequentes. E o fisco ganhou menos de metade dos casos em tribunal entre 2018 e 2023, mostra um relatório da OCDE. Ainda assim, o país lidera digitalização das entregas de declarações e foi um de três a baixar IRC em 2024.
A partir de abril, para comprar latas e garrafas da plástico passará a ser preciso pagar depósito. Mas se, no fim, forem devolvidas as embalagens, o dinheiro volta para trás. O incentivo é claro e o objetivo também: reciclar mais e poupar dinheiro. Há uma mega operação nacional em curso.
A Cooperativa Agrícola de Moura e Barrancos é a maior do setor e a primeira região DOP do país. Junta 1300 olivicultores, 22 ha de olival, grande parte tradicional, e 40 milhões de euros de negócios/ano. Nasceu no Estado Novo, sobreviveu ao 25 de Abril e continua apostada em crescer e reforçar a coesão do território.
A nova edição limitada da prestigiada marca francesa Dom Pérignon traz a assinatura do icónico criador japonês Takashi Murakami.
Foi a última peça que Frank Zappa compôs, um ano antes da sua morte, e que ainda viu editada cerca de um mês antes de deixar o planeta Terra, em 1992. Zappa escolheu o Ensemble Modern para interpretar “Yellow Shark”, considerado pelo compositor americano como um dos projetos mais gratificantes da carreira e a melhor representação da sua música orquestral.
O espaço como ferramenta de futuro pelo traço de Burle Marx, expoente do modernismo brasileiro, e uma forte aposta na arte portuguesa e em jovens estreias marcam a programação do MAC/CCB para 2026.
A uma deliciosa peça de edição limitada. O convite partiu das Faianças Bordallo Pinheiro à designer Joana Astolfi, uma fã assumida do humor bordaliano. Agora, acrescenta-lhe a sua patine.
A primeira câmara portátil da história, adotada como ‘best friend’ por grandes fotógrafos e comuns mortais, é uma espécie de clube de motards da fotografia. Clássica, sim, tecnológica, também.
O esforço militar ucraniano continua a esvaziar os cofres de Kiev, que conta com novo auxílio do FMI numa altura em que a proposta de paz dos EUA tem sido atacada de vários lados.
A Cimeira UE/África refletiu uma mudança geopolítica, porque a Europa quer manter relevância económica face à China e aos países do Golfo no continente. E foram assumidos compromissos quantificados.
General Horta Inta-A foi empossado como presidente da transição, por um ano. Sissoco Embaló e figuras da oposição foram detidos. É a quinta vez que acontece desde a independência.
Portugal pode ter um papel relevante nas energias renováveis, porque beneficia de condições ímpares, mas tem de acelerar.
O potencial das renováveis em Portugal está lá, mas é necessário que seja aproveitado. A pressão que a digitalização está a criar devia ser um alerta.
Falta de clarificação também contribui para atraso nos projetos. “Temos muitos processos de 20 MB a ser barrados”, diz responsável da Quadrante.
O peso das multinacionais na economia irlandesa chegou a fazer soar os alarmes com as tarifas dos EUA, mas país tem resistido à tensão comercial e antecipa um crescimento nos dois dígitos. Contrasta com a estagnação que domina a Europa. Desde 2013, cresceu três vezes mais do que Portugal.
Além do crescimento forte, a Irlanda deve ainda conseguir atingir saldos orçamentais positivos nos próximos dois anos, liderando também nesta vertente o bloco euro. A confirmar-se este cenário, Dublin conseguirá registar cinco excedentes orçamentais consecutivos, um desempenho assinalável e que supera o também elogiado trajeto português.
Vasco Moreira Rato diz que aprovação do RMAL “defende os interesses da cidade”. Alexandra Leitão afirma que Carlos Moedas preferiu beneficiar AL “em detrimento do direito à habitação”.
Maioria das empresas do Estado dá prejuízos que somam 1,3 mil milhões, em 2024, mais 546 milhões com um forte contributo do setor da saúde, com perdas de 1,7 mil milhões de euros. E 35 estão em falência técnica, diz CFP.
O neurocientista Rui Costa, um dos mais considerados cientistas portugueses, presidente e CEO do Allen Institute, sedeado em Seattle, nos Estados Unidos, foi nomeado administrador não executivo da Fundação Champalimaud, presidida por Leonor Beleza. É um regresso, porque foi investigador principal e, depois, diretor do Champalimaud Research.
Só seis países do Euro se desviam mais das recomendações orçamentais de médio prazo, no acumulado até 2026. Mas, ao contrário de Portugal, têm todos dívidas públicas baixas.
Preços fixados pelo Estado não são atualizados há oito anos, mas no SNS são reconhecidos aumentos de 36%. Cada vez há menos médicos e especialidades a aceitarem a ADSE.
Montenegro assegura que documento “não sai desvirtuado” por alterações da oposição, mas deixa criticas às coligações negativas entre o PS e Chega. Socialistas cumprem abstenção “exigente”.
OE2026 a Entre a atualização da isenção do IMT Jovem, o fim e suspensão de portagens e o novo aumento do CSI, conheça
as duas mãos-cheias de medidas integradas no Orçamento do Estado do próximo ano.
A oposição conseguiu a aprovação de 125 alterações ao Orçamento do Estado, das quais 84 em coligação negativa. A estas juntam-se 37 mudanças propostas pela AD e 5 pelo PSD/Madeira.
A COP30 decorreu num dos contextos internacionais mais difíceis da última década.
Indústria reuniu-se no Porto para analisar desafios, oportunidades e IA. O setor da metálica cresceu o dobro da construção convencional, com foco na sustentabilidade.
Setor ainda tem muito espaço para crescer e ganhar competitividade. As fachadas são encaradas como essenciais para reduzir custos e prazos de execução.
A ‘intromissão’ da IA na construção metálica é uma decorrência da complexidade atingida pelo setor, num quadro de soluções cada vez mais arrojadas. Mas os humanos ainda estão ao leme.
Casas pré-fabricadas versus construção industrializada. Este foi o principal ponto debatido no painel dedicado à construção industrializada.
Corrosão, deterioração, oxidação. A investigação e desenvolvimento é a resposta para um dos desafios mais perenes da indústria.
O fundador da gestora de fundos que contribuiu para o crescimento de várias empresas líderes em tecnologia no sul da Europa, incluindo quatro unicórnios, diz que “não é preciso haver milhares de startups para surgir um unicórnio”.