Skip to main content
Autor
António Freitas de Sousa
António Freitas de Sousa
afsousa@jornaleconomico.pt
Notícias
Alemanha: Os três homens que querem calçar os sapatos de Angela Merkel
Annegret Kramp-Karrenbauer é a atual líder da CDU que será substituída num congresso virtual por Armin Laschet, Friedrich Merz ou Norbert Röttgen, mas o que está em causa é a escolha dos democratas-cristãos para tentar suceder em setembro à chanceler da Alemanha.
Jake Angeli: O (estranho) rosto da conspiração contra a América que tem chifres a enfeitar a cabeça
Repetente na defesa de Donald Trump e adepto da QAnon, o homem de 33 anos encontra-se entre os detidos por terem invadido o Capitólio após o ainda presidente incitar os apoiantes a defenderem a ‘verdade’ eleitoral. É a América no seu melhor. Ou no pior, depende.
Estados Unidos no princípio do fim da era Trump
A proximidade a Donald Trump vai começando a ser considerada tóxica entre os republicanos: as hostes do presidente diminuem todos os dias. Mas os primeiros tempos de Joe Biden na Casa Branca podem ser um tormento.
ACORDO UE-CHINA: Investidores europeus querem portas abertas
Não passa ainda de um mero acordo de princípio que tem de ser ratificado no Parlamento Europeu, o que não vai ser fácil, mas Bruxelas e Pequim querem ser parceiros económicos privilegiados. Líderes europeus esperam maior reciprocidade na abertura ao investimento estrangeiro, Washington vê tudo como uma má notícia, após quatro anos de guerra de Trump ao multilateralismo, mas para a China é mais um passo numa renovada globalização que Xi Jinping quer manter na órbita da sua influência direta.
Portugal entre “dois amores”
Em dezembro de 2018, o presidente chinês Xi Jinping esteve dois dias em Portugal em visita de Estado e os acordos da mais diversa ordem foram o ‘sumo’ desses dias.
Stanley Johnson: O pai fartou-se da traquinice Brexit do filho
O primeiro-ministro britânico deixou de ter um pai inglês para passar a ter um pai francês. É a caricatura que faltava à realidade de um país que se vai manter dividido entre os que querem e os que não querem deixar a Europa. E a evidência de que Boris Johnson tem um grande problema nas suas mãos.
Ver mais
Aguarde