Skip to main content
Autor
António Freitas de Sousa
António Freitas de Sousa
afsousa@jornaleconomico.pt
Notícias
Olaf Sholtz: A versão social-democrata e masculina de uma conhecida mulher democrata-cristã
Numa altura em que o SPD dá mostras de ainda não ter resolvido a questão de fundo – se é de centro-esquerda ou de centro-direita – o atual ministro das Finanças é uma das caras do combate à pandemia. A sua boa prestação na frente sanitária é um dos trunfos dos social-democratas para as eleições do próximo ano. Resta saber se os alemães regressam aos ‘velhos’ partidos ou vão continuar a divergir para a extrema-direita (AfD) e para os Verdes.
A guerra do Tik Tok
O Tik Tok, que Bill Gates resiste em comprar, é o mais recente problema entre as duas potências. Inscreve-se na lógica da campanha para a reeleição de Donald Trump, mas é mais que isso: revela a falência do Ocidente na corrida tecnológica com a China.
Líbano hesita entre governo tecnocrata e partidos tradicionais
Quando se demitiu, o primeiro-ministro ainda no ativo, Hassan Diab, deixou claro que a corrupção e os interesses tornam o país ingovernável.
Juan Carlos I: O rei sai nu
O exílio do rei emérito é a última oportunidade de preservação da monarquia espanhola - apesar de a possibilidade de secessão ser o verdadeiro problema do país. Juan Carlos ficará conhecido na história como o rei que atirou para o lixo a página dourada que sobre ele já tinha sido escrita e a substituiu por uma garatuja onde se acotovelam animais mortos, amantes e corrupção.
Quebra do PIB em Portugal e Espanha: a tempestade perfeita
À redução do PIB português soma-se uma redução ainda maior do principal mercado de exportações. Os economistas Alberto Castro e Paulo Alcarva e o presidente da associação têxtil estão pessimistas.
Turquia aumenta o cerco à bacia do Mediterrâneo
Influência política, comércio e hidrocarbonetos. É disto que é feita a vontade turca de voltar a um mar que já foi otomano. Paris e Atenas recusam.
Ver mais
Aguarde