Skip to main content
Autor
António Freitas de Sousa
António Freitas de Sousa
afsousa@jornaleconomico.pt
Notícias
São Tomé e Príncipe: Última fronteira da Covid-19 na lusofonia
Os guias turísticos dizem que é um país de visita obrigatória e os boletins de saúde concordam: é o único da CPLP e um dos raros do mundo onde não há registo da pandemia. O petróleo continua a ser a promessa de uma solução para os problemas. Enquanto não chega, há quem venda outra felicidade: as igrejas evangélicas surgem por todo o lado.
Andrew Cuomo: Nova-iorquino fora de horas
A devoção do governador do Estado de Nova Iorque parece ser a “sua” cidade. Mas a forma como está a defender os cidadãos nestes tempos tremendamente exigentes de combate à pandemia da Covid-19 podem colocar o político de 62 anos na linha da frente do Partido Democrata. Um caso a seguir nos próximos meses.
Quando um vírus serve para tentar legitimar as democracias musculadas
Populações são condescendentes com limitações no contexto de estado de emergência, mas há governos que tendem a exagerar as intrusões e a eternizar as medidas de exceção. Os suspeitos são os do costume.
Joe Biden: Um democrata com ares de republicano, ou vice-versa
Disse um dia que preferia votar no Rato Mickey do que em Richard Nixon, mas votou a favor do pedido de George W. Bush para invadir o Iraque. Foi vice de Barack Obama, mas parece ter reservas antigas sobre o ObamaCare. Quis ser candidato às primárias democratas de 1988, mas inventou a sua biografia. Donald Trump apelida-o de ‘Sleepy’ Biden e está à espera dele para lhe atirar com todo o arsenal de guerra.
Dietmar Hopp: De homem mais odiado do futebol germânico a grande esperança de uma cura para o Covid-19
Ganhou uma fortuna com “software” e com jogadores de futebol e talvez se preparasse para fazer outro tanto com uma vacina que ainda nem sequer existe. A polémica entre a Alemanha e os Estados Unidos acabou por trazer ao de cima o homem simples e preocupado com a humanidade que parece também haver dentro de si.
Milhões em ‘offshores’ apagam Juan Carlos da fotografia real
O rei emérito volta a ser apanhado na teia dos seus negócios, mas desta vez o rei de facto, Filipe VI, seu filho, não esteve com contemplações. Ironia das ironias, talvez a Catalunha venha a salvar a monarquia espanhola.
Ver mais
Aguarde