A queda da bitcoin está a fazer mossa nas empresas ‘acumuladoras’ de criptoativos. O estrago já atinge os 77 mil milhões de dólares (66,3 mil milhões de euros), de acordo com os dados do The Block, transcritos pelo “Financial Times”.
2025 não tem sido um bom ano para a bitcoin. Apesar do criptoativo ter estado em terreno positivo até 7 de outubro (+18% desde o início do ano), a história que se pintou a partir daí é vermelha. Entre 7 de outubro e 27 de novembro, as perdas cifram-se em 26,6% (78.253 euros).
Entre as empresas afetadas pela queda da bitcoin está a Strategy, de Michael Saylor (um conhecido defensor da bitcoin), que em termos corporativos é a maior detentora de bitcoin. A perda em bolsa atingiu os 41,4%, desde o início do ano, e desde 7 de outubro que desvaloriza 46,5%.
O analista da Kaiko, uma firma de cripto, Adam Morgan McCarthy, admite, ao “Financial Times”, que pode ocorrer uma “liquidação total” neste tipo de empresas assentes na acumulação destes criptoativos, e admite que a situação “vai agravar-se”. O “Financial Times” refere que várias empresas estão a vender os seus stocks de criptoativos para fazer subir o preço das ações através da sua recompra. A ETHZilla vendeu 40 milhões de dólares (34,4 milhões de euros), em ethereum, para poder financiar a recompra das suas ações.
Os dados da Yahoo Finance referem que as liquidações de criptoativos reduziram o mercado das criptomoedas em 1,5 biliões de dólares (1,2 biliões de euros).
“A convergência das liquidações forçadas e das vendas estruturais de exchanged traded funds (ETFs) deixou o mercado particularmente vulnerável”, referiu Chris Newhouse, diretor de investigação da Ergonia (firma de finança descentralizada), ao Yahoo Finance.
“O sentimento geral é extremamente negativo”, disse o gestor de carteiras do fundo Apollo Crypto, Pratik Kala, que adiantou que existe uma pressão vendedora no mercado, mas contrapõe que a sua extensão “não é clara”.
Empresas de cripto perdem 66 mil milhões de euros
/
Empresas estão a reduzir os seus stocks de criptomoedas devido à queda da bitcoin. Mercado cripto foi reduzido em 1,5 biliões de euros.