Skip to main content
Autor
Ruben Pires
rpires@jornaleconomico.pt
Notícias
Mota-Engil sofreu com shortsellers e futuro está dependente da execução da carteira de encomendas
Entre meados de novembro e 30 de dezembro de 2025 o preço das ações da Mota-Engil caiu sensivelmente 15%. A descida é explicada pelos analistas, consultados pelo JE, pela fraqueza dos resultados do terceiro trimestre e também pela influência de short-sellers. O futuro está dependente da execução da carteira de encomendas, do cumprimento do plano estratégico, e da expansão nos mercados em que a construtora está presente.
Bolsas: Espanha e Portugal lideraram ganhos numa Europa que superou os Estados Unidos
O índice de referência mundial que é o norte-americano S&P 500 conseguiu valorizar 17,4%, em 2025. Entre as bolsas que conseguiram superar este valor estiveram: Espanha, Portugal, Alemanha, Reino Unido, China, Japão, Coreia do Sul, Canadá, México, Brasil, e Israel.
2026 com ‘bons ventos’ para os IPO
Os processos de entrada de empresas em bolsa teve um crescimento de 21%, em 2025, em comparação com o período homólogo.
Madeira: Delcy Rodríguez é "ainda pior" que Nicolás Maduro, afirma ativista
Calcula-se que existam 1,2 milhões de portugueses e luso-descendentes na Venezuela com 80% a terem origem na Região Autónoma da Madeira. As líderes da Associação da Comunidade de Imigrantes Venezuelanos na Madeira (Venecom) e da Associação Comando com Venezuela, Ana Cristina Monteiro e Lídia Albornoz, referem que a comunidade mostra preocupação depois dos Estados Unidos terem capturado o Presidente venezuelano, Nicolás Maduro.
Goldman Sachs alerta que investimento em IA pode subir mas continua “muito abaixo” de outros booms tecnológicos
“As despesas de capital (capex) em IA representou recentemente 0,8% do Produto Interno Bruto (PIB), em comparação com picos que atingiram 1,5% do PIB ou mais durante outros booms tecnológicos dos últimos 150 anos. O investimento em IA em hiperescaladoras necessitaria de atingir os 594,9 mil milhões de euros em 2026 para se equiparar ao pico de gastos durante o ciclo de investimentos em telecomunicações do final da década de 1990”, considera a Goldman Sachs.
Mercado dá 83% de possibilidade da Fed manter as taxas de juro em janeiro
A Fed reúne-se a 28 de janeiro naquela que será a antepenúltima reunião de Jerome Powell como líder da Reserva Federal norte-americana. O FedWatch, do CME Group, atribui uma maior probabilidade a que as taxas de juro se mantenham inalteradas nas reuniões de janeiro [interrompendo ciclo de descidas iniciado em setembro de 2025] e março e que em abril exista uma descida.
Ver mais
Aguarde