Autor
Notícias
A China moderna construiu-se sob a liderança dos engenheiros comunistas. Nos 50 anos de democracia, Portugal também teve engenheiros em São Bento. Belém é que ainda não.
/
Criado em parceria pela FENAREG e o Centro de Competências para o Regadio Nacional, o Observatório é apresentado esta quinta-feira nas XVI Jornadas do Regadio – “Regadio: um olhar para o futuro”, no LNEC, em Lisboa. José Núncio, presidente da federação, reafirma a necessidade de pôr em marcha urgentemente a Estratégia Água que Une.
/
Agência, que resulta da fusão da FCT e ANI, junta investigação e inovação e vai definir áreas e domínios estratégicos fundamentais para o futuro do país e alinhados com as prioridades da Europa. Conta com financiamento plurianual a cinco anos. Contrato programa envolve três Ministérios: Ciência e Inovação, Economia e Finanças e deverá ser assinado em maio ou junho de 2026.
/
António Martins da Costa, presidente da PROFORUM, Associação para o Desenvolvimento de Engenharia, diz ao JE que as empresas enfrentam escassez de talento e que o número de engenheiros que sai do país não é compensado pelo dos que entram. “É preciso uma ação coordenada entre o Governo, as instituições de ensino e o setor empresarial, de forma a garantir que Portugal dispõe do talento necessário para sustentar o seu desenvolvimento económico e tecnológico”, afirma, no dia em que a PROFORUM celebra 30 anos de atividade com um congresso, no CCB.
/
O investimento que vai posicionar Portugal no campeonato mundial da fibra ótica multinúcleo que o Jornal Económico deu a conhecer em primeira mão é inaugurado esta segunda-feira, 3. O Iscte revela que a agência estatal japonesa NICT é o primeiro gigante a formalizar protocolo, para a partir de 2026 fazer testes conjuntos na capital.
/
NOVA IMS, liderada por Miguel de Castro Neto, testa um modelo pedagógico com base em alta tecnologia. O investimento de 100 mil euros não contabiliza o software trazido pela parceira X20.
/
Ver mais