Autor
Notícias
A situação é catastrófica e regiões mais afetadas pesam 20% do PIB nacional, mas, em termos de PIB, a destruição não entra no cálculo, ao contrário da reconstrução. Aumento da procura por trabalho será uma dificuldade.
/
Com o euro em máximos numa análise ponderada, Lagarde reconheceu que está atenta à situação, mas procurou mostrar conforto. “Nada de fundamental se alterou no cenário base”, resumiu.
/
Empresários pedem celeridade nas medidas e realçam que apoios anteriores ainda estão a ser pagos, agravando custos das empresas.
/
A moeda única está em máximos históricos numa análise ponderada pelos fluxos comerciais, reforçando a probabilidade de cortes este ano, isto apesar de o BCE repetir várias vezes que não visa taxas de câmbio. Ainda assim, a primeira reunião de 2026 não deve trazer mexidas nos juros.
/
A confiança dos empresários está em mínimos de quatro anos a nível global, pressionada pela incerteza na vertente comercial, mas Portugal deverá conseguir continuar a crescer acima da média europeia. Questões relacionadas com IA e cibersegurança dominam as prioridades de investimento para este ano.
/
Presidente da CIP confessa que “não foi uma surpresa” que Portugal tivesse ficado aquém do objetivo de 2% para este ano, dado que os empresários “já tinham uma noção do que iria acontecer nos próximos trimestres por via das encomendas”. Para este ano, a meta de 2,3% é exequível, considera.
/
Ver mais