Autor
Notícias
A cotação internacional do café disparou no último ano, fruto do clima adverso e especulação do mercado, culminando no início do ano em máximos absolutos e gerando um aumento considerável do preço nas lojas.
A notícia deixou em choque a elite empresarial portuguesa. Na verdade, até os líderes de pequenas grandes empresas sentem o perigo. A Comissão quer um novo imposto sobre as grandes companhias, embora a fórmula de cálculo para as identificar seja oblíqua. Pedro Ginjeira arrasa a ideia que surge num momento decisivo para a UE.
Trump ameaça agora com 30% de taxa e, desta feita, os analistas acreditam que poderá não ser bluff. Portugal está menos exposto do que a média europeia, apesar de a economia dos 27 ter aguentado a primeira metade do ano melhor do que se esperava.
Ursula von der Leyen defendeu que “este quadro financeiro plurianual é o mais ambicioso já proposto”, além de “mais flexível, mais estratégico, mais transparente”, apesar das críticas de inúmeros quadrantes, incluindo do seu próprio partido no Parlamento Europeu.
Esta leitura vinha ganhando importância para investidores e analistas face à incerteza criada pelos avanços e recuos nos anúncios tarifários da administração Trump e os efeitos na economia real parecem já se estar a materializar.
Depois de ter superado os 100 milhões exportados para os EUA em 2023 e 2024, o sector dos vinhos duvida agora que esse número volte a ser atingido este ano, com as tarifas a agravarem o risco de uma vindima “ainda mais dramática do que no ano passado”, diz o presidente da ANCEVE.
Ver mais
