Autor
Notícias
CFP: Nazaré da Costa Cabral pede prudência e responsabilidade à classe política com a economia a caminho de um excedente assinalável.
Alívio do ISP poderia ser uma forma temporária de aliviar a carteira dos portugueses, defendem os economistas consultados pelo JE. Barril a caminho dos 100 dólares, avisam analistas.
Os mercados atribuem 80% de probabilidade a uma subida na reunião de quinta-feira, mas o BoE em argumentos a favor de uma pausa, sobretudo se conseguir sinalizar ao mercado que se mantém pronto para retomar a escalada de juros.
O clube vai no décimo nono encontro, novamente em Lisboa, e procura estabelecer pontes entre as comunidades empreendedoras portuguesa e norte-americana, reconhecendo o potencial nacional em diversas áreas inovadoras, mas também os benefícios que trazem investidores e trabalhadores dos EUA.
Os mercados acreditam firmemente no pico dos juros nos EUA e, com menos intensidade, na zona euro, mas o risco de uma segunda vaga da inflação dificulta o trabalho dos bancos centrais. Caso se confirme a pausa nos EUA, BCE fica com mais margem para não subir taxas em novembro.
Com o mercado apostado no pico dos apertos monetários europeu e americano, a questão passa agora para a sua duração após o décimo aumento de juros desta semana. Especialistas antecipam janela para cortes em 2024.
Ver mais
