Autor
Notícias
Comércio externo : Setor representa já quase 5% do total de vendas ao exterior e perfaz 45% da subida das exportações até outubro, após a queda global do ano passado.
Riscos : Apontado com um dos sectores mais ameaçado pelo acordo com o Mercosul, agroalimentar nacional lembra que já concorre com gigantes europeus. O importante será garantir regras comuns.
EUA : Incerteza criada pelo presidente regressado já levou o banco central a rever projeções de cortes de juros em 2025 para metade, ou 50 pontos, face a uma inflação que se espera mais elevada.
Comércio internacional : Acordo abre portas de um mercado jovem, em crescente e até agora altamente protegido, apesar dos desafios criados. Pela posição geográfica, laços históricos e baixa base exportadora, Portugal tem bastante a ganhar.
Selic : Taxa diretora subiu 100 pontos em dezembro até 12,25%, próxima dos máximos de 14,25% dos últimos 18 anos, e banco central admite mais duas subidas a arrancar 2025.
Reserva Federal norte-americana voltou a baixar os juros diretores da maior economia do mundo em 25 pontos base (p.b.), isto apesar da subida da inflação em outubro medida pelo índice de gastos pessoais de consumo. Projeções de descidas no próximo ano passam a apenas 50 p.b., metade do projetado em setembro.
Ver mais