Skip to main content
Autor
João Barros
jbarros@jornaleconomico.pt
Notícias
Sem resposta aos problemas do país não haverá OE, diz PCP
Os comunistas referem que a posição “de resistência e recusa” do Governo contrasta com anos anteriores e impede “aproximações” reais.
Até 38 mil euros, IRS não agravou desde criação do imposto
Analisando os cinco escalões iniciais criados em 1989 e o cenário em 2021, conclui-se que apenas acima dos 38 mil euros os contribuintes foram penalizados, perdendo entre meio e um salário.
BCE deve evitar “erro estratégico” perante inflação “transitória”
As pressões para a subida de preços parecem ser transitórias e, como tal, especialistas ouvidos pelo JE defendem manutenção dos apoios monetários na Europa, especialmente dado o contexto pré-Covid.
Pandemia em estabilização não retira foco na saúde
O Governo prioriza o reforço da capacidade de resposta do SNS, tendência que, destaca, vinha traçando antes da chegada da pandemia. Regime de dedicação plena e autonomia nas contratações serão para regulamentar este ano.
OE sobe pensões, abonos e saldo da Segurança Social
Apesar do aumento previsto de várias contribuições sociais, a expectativa do Governo é que as receitas da Segurança Social cresçam ao mesmo tempo que cai a necessidade de apoios, dada a retoma em curso da economia.
Comissão quer facilitar resolução de litígios fiscais
A necessidade de mais transparência e uniformização fiscal levou Bruxelas a criar um plano de ação que incluiu um inquérito às empresas sobre litígios. Fiscalistas destacam importância da iniciativa no futuro da economia europeia.
Ver mais
Aguarde