Autor
Notícias
Complexidade e instabilidade fiscal geram litígios frequentes. E o fisco ganhou menos de metade dos casos em tribunal entre 2018 e 2023, mostra um relatório da OCDE. Ainda assim, o país lidera digitalização das entregas de declarações e foi um de três a baixar IRC em 2024.
/
O esforço militar ucraniano continua a esvaziar os cofres de Kiev, que conta com novo auxílio do FMI numa altura em que a proposta de paz dos EUA tem sido atacada de vários lados.
/
Portugal pode ter um papel relevante nas energias renováveis, porque beneficia de condições ímpares, mas tem de acelerar.
/
Além do crescimento forte, a Irlanda deve ainda conseguir atingir saldos orçamentais positivos nos próximos dois anos, liderando também nesta vertente o bloco euro. A confirmar-se este cenário, Dublin conseguirá registar cinco excedentes orçamentais consecutivos, um desempenho assinalável e que supera o também elogiado trajeto português.
/
O peso das multinacionais na economia irlandesa chegou a fazer soar os alarmes com as tarifas dos EUA, mas país tem resistido à tensão comercial e antecipa um crescimento nos dois dígitos. Contrasta com a estagnação que domina a Europa. Desde 2013, cresceu três vezes mais do que Portugal.
/
Maioria das empresas do Estado dá prejuízos que somam 1,3 mil milhões, em 2024, mais 546 milhões com um forte contributo do setor da saúde, com perdas de 1,7 mil milhões de euros. E 35 estão em falência técnica, diz CFP.
/
Ver mais