Skip to main content
Autor
João Barros
Jornalista
jbarros@jornaleconomico.pt
Notícias
Paris tenta inverter fraco impacto económico das Olimpíadas com Portugal de olho no ouro
O impacto económico dos Jogos Olímpicos de Paris está estimado entre 6,7 mil milhões de euros e 11,1 mil milhões de euros pela organização, com impactos fiscais consideráveis e um impulso no consumo dado por turistas internacionais, mas haverá também constrangimentos com o efeito inverso que importa considerar. Apesar do entusiasmo gerado, vários agentes turísticos falam numa procura abaixo do esperado, sendo que desde 1970 que o impacto económico tem sido misto e imprevisível.
Atrasos do PRR agravam-se e comissão de acompanhamento pede reprogramação
PRR : Estado deve aproveitar a possibilidade de reorientação das parcelas não exequíveis de alguns projetos para novos investimentos, face a quase 40% dos investimentos em estado crítico e preocupante.
Estagnação ameaça zona euro e PIB dos EUA ganha força apesar da dívida
Contas públicas : A atividade na zona euro sofreu um percalço em julho, pressionada sobretudo pela Alemanha e França, mas o aumento da dívida no segundo trimestre deixa o indicador ainda bastante abaixo do registado nos EUA, onde o FMI deixou fortes avisos quanto aos riscos orçamentais.
Laços históricos podem ser potenciados por mais medidas estatais
Angola : O passado comum entre Lisboa e Luanda é uma vantagem para ambos os países, mas faltam mais políticas para aproveitar este potencial, sobretudo no que toca à internacionalização das empresas.
CNA duvida do cumprimento de todas as metas e marcos do PRR a tempo
Perante a situação, com 39% dos projetos analisados em situação ‘preocupante’ ou ‘crítica’, a CNA recomenda que o Estado procura alargar o prazo de execução em seis meses e avance com a substituição dos investimentos que se mostram já inexequíveis.
“Temos no Governo um interlocutor a quem não é preciso explicar o detalhe”
O presidente da Federação das Indústrias Portuguesas Agroalimentares (FIPA), Jorge Henriques, fala numas primeiras conversações positivas com o Governo, embora continuando a frisar a necessidade de adequar o IVA ao sector e de acabar com os Impostos Especiais de Consumo.
Ver mais
Aguarde