Autor
Notícias
Excluindo as transações sem transferência de propriedade, as exportações teriam caído no total do ano passado, isto apesar do aumento expressivo no mercado alemão. Défice da balança comercial voltou a agravar-se e já passa os 32 mil milhões de euros.
/
O calendário de operacionalização das duas linhas, que representam um montante total de 1.500 milhões de euros (com possibilidade de conversão de 10% a fundo perdido) foi antecipado para fazer face à situação de calamidade. Apoios começam a chegar às empresas esta segunda-feira.
/
A situação é catastrófica e regiões mais afetadas pesam 20% do PIB nacional, mas, em termos de PIB, a destruição não entra no cálculo, ao contrário da reconstrução. Aumento da procura por trabalho será uma dificuldade.
/
Com o euro em máximos numa análise ponderada, Lagarde reconheceu que está atenta à situação, mas procurou mostrar conforto. “Nada de fundamental se alterou no cenário base”, resumiu.
/
Empresários pedem celeridade nas medidas e realçam que apoios anteriores ainda estão a ser pagos, agravando custos das empresas.
/
A moeda única está em máximos históricos numa análise ponderada pelos fluxos comerciais, reforçando a probabilidade de cortes este ano, isto apesar de o BCE repetir várias vezes que não visa taxas de câmbio. Ainda assim, a primeira reunião de 2026 não deve trazer mexidas nos juros.
/
Ver mais