Autor
Notícias
A elevada dependência angolana do petróleo significa que 2025 teve receitas abaixo do projetado, empurrando Luanda para um ciclo de financiamento de curto prazo para pagar dívida, o que agrava substancialmente o risco de mais desvios orçamentais.
/
Ao contrário da Fed, a instituição liderada por Lagarde manteve os juros inalterados em outubro perante mais riscos descendentes do lado da inflação do que do crescimento na zona euro.
/
Às vésperas das eleições, o debate no Benfica continua centrado no imediato. Mas o verdadeiro desafio é estrutural: sem uma base financeira sólida e sustentável, o sucesso desportivo será sempre intermitente — e a distância para a elite europeia continuará a aumentar.
/
O stock de dívida dos EUA disparou na última década e a lei orçamental de Trump irá agravar este fenómeno. Mas a procura por dólares nos mercados continua forte e sem perspetivas de inverter tão cedo. Analistas parecem mais preocupados do que investidores.
/
Após dois 'Dias da Libertação' e passados 129 dias de 1 de abril, as tarifas anunciadas por Trump passam a vigorar, mas ainda com inúmeras dúvidas nos parceiros comerciais e esclarecimentos pendentes de Washington. Entretanto, indicadores macro mostram sinais de enfraquecimento na maior economia do mundo.
/
Depois de despedir a coordenadora do Gabinete de Estatísticas Laborais dos EUA, Trump irá esta semana nomear nova liderança e também quem substituirá a governadora Kugler na Fed, que os mercados estão a tomar como o provável substituto de Powell. Mas a sua capacidade de influenciar a política monetária parece mais limitada do que de minar a confiança na independência institucional.
/
Ver mais