Skip to main content
Autor
João Barros
Jornalista
jbarros@jornaleconomico.pt
Notícias
“Quadro orçamental equilibrado visa garantir margem para investimentos”
Margarida Marques: Uma das conegociadoras das novas regras orçamentais europeias, a eurodeputada socialista sublinha a maior flexibilidade que estas conferem e a posição privilegiada em que Portugal chega a este novo quadro, com margem para negociar reformas e com saldo positivo.
PE aprovado sob signo da incerteza do excedente orçamental
Governo: O PE não inclui as medidas do novo Executivo, tirando utilidade à avaliação do documento, mas os prazos apertados e as mudanças no reporte a Bruxelas não obrigavam a tal. Oposição deixa críticas à incerteza das contas.
Inflação volta a subir nos EUA com consumo a castigar crescimento
PIB: O primeiro trimestre registou um abrandamento do crescimento para 1,6%, enquanto a inflação voltou a acelerar. Dados afastam ainda mais a Fed de cortes de juros já em junho.
Atividade cresce na zona euro pelo segundo mês seguido à boleia dos serviços e Alemanha
O PMI composto da zona euro registou o segundo mês seguido de expansão, com o sector dos serviços a compensar a fraqueza contínua da indústria e a economia alemã a regressar a leituras positivas. Otimismo contido não deve fazer o BCE desviar-se de corte de juros em junho.
UTAO avalia Programa de Estabilidade. Saiba quais são os riscos identificados e as recomendações
Na sua apreciação ao Programa de Estabilidade 2024-2028, a UTAO reconhece a dificuldade que o novo Executivo teria em fazer um reporte adequado e completo, segundo as leis europeias e nacionais. Ainda assim, e olhando para algumas das medidas já conhecidas, estas poderão materializar-se num risco orçamental.
Reforma da disciplina orçamental entra na reta final. Saiba o que muda com as novas regras
As alterações às regras orçamentais europeias estão definidas e o processo entra agora na fase final, com a aprovação do Parlamento Europeu. Há agora mais flexibilidade na trajetória de redução da dívida de cada Estado-membro, referenciais que serão apresentados por Bruxelas em junho.
Ver mais
Aguarde