Skip to main content
Autor
João Barros
Jornalista
jbarros@medianove.com
Notícias
Alemanha escapa a procedimento por défice excessivo apesar de fechar 2025 com saldo negativo acima de 3%
Berlim, tipicamente defensora acérrima da disciplina orçamental, avançou com uma política expansionista para tentar escapar a um terceiro ano consecutivo de recessão e Bruxelas parece confortável com o défice alemão esperado de 3,1%, acima do referencial comunitário, argumentando que resulta apenas de gastos em defesa. Em sentido inverso, a Finlândia não escapará à penalização.
Portugal tem "condições para liderar" transição verde, defende presidente da ADENE
"Temos recursos naturais, competências técnicas, um sector estável, ambição política e uma sociedade civil que já percebeu que a transição não é um custo, mas sim vital ao nosso desenvolvimento", sublinhou Nelson Lage no arranque da conferência 'Revolução Energética em Curso', organizada pelo JE.
Exportações da saúde ultrapassam máximo absoluto em apenas três trimestres de 2025
O máximo de pouco mais de quatro mil milhões de euros fixado em 2024 foi pulverizado em apenas nove meses deste ano, quando a fileira da saúde exportou mais de 4,6 mil milhões. EUA continua no top-3 dos mercados apesar da incerteza comercial.
EUA: Fed não terá dados da inflação de outubro antes da reunião de dezembro
Não só o índice de preços no consumidor de outubro não será divulgado, como o índice de gastos pessoais de consumo, a medida de referência da Fed na avaliação da pressão nos preços, foi adiada indefinidamente.
OE2026: PS e Chega voltam a não convergir no IVA zero no segundo dia de votações
Apesar do fantasma das coligações negativas que pairava sobre a discussão do OE2026, fruto das medidas aprovadas no ano anterior à revelia do Governo, PS e Chega voltaram não se entender quanto ao IVA zero depois de também não terem convergido no dia anterior (e novamente na sexta-feira) quanto às pensões. Governo suspira de alívio.
Governo escapa a ‘fantasma’ da coligação negativa da subida extra das pensões
Com as medidas aprovadas à revelia do Executivo no ano passado ainda bem vivas, o primeiro dia de votações não viu PS e Chega a convergirem no aumento das pensões, mas tal é ainda possível no IVA ou isenção de portagens.
Ver mais
Aguarde