Autor
Notícias
Não é raro ver empresas familiares onde a preservação do passado se sobrepõe à aposta na inovação. É verdade que essas famílias empresariais construíram algo notável: um legado de cultura, valores e responsabilidade social que se estendeu por gerações. Por isso, quando o mercado exige mudança, a ideia de transformar o que foi cuidadosamente construído ao longo de décadas coloca muitas vezes profundos desafios.
/
Muita tinta tem corrido sobre a importância de aumentar a escala do tecido empresarial estimulando “as médias empresas a tornarem-se grandes”.
/
O domínio das empresas familiares em qualquer economia mundial é inquestionável, com as suas virtudes e os seus desafios.
/
A celebração do Natal é um momento especial em qualquer família. Cada uma adapta as tradições à sua maneira e nas famílias donas de empresas subsistem as mesmas diferenças mas mais vincadas, afinal é o negócio que as une. Vamos visitar o Natal de duas dessas famílias, espreitando-as na sua intimidade e perceber melhor essas diferenças através de extremos – que podem não ser o que parecem.
/
No domingo passado, Deus levou um homem muito especial que me marcou como poucos e que nunca esquecerei. Segunda-feira rumei à Igreja de São Gonçalo em Amarante para o ver a última vez e para estar com a família e alguns quadros do grupo mais próximos. Apesar de se saber que a sua doença era terminal, pairava naquela igreja uma profunda tristeza, a tristeza duma perda irreparável.
/
A sucessão em grupos familiares determina a sua sobrevivência, mas, ao mesmo tempo, fascina-nos porque mexe com uma dinastia e com o poderoso imaginário social associado – como numa monarquia quando é escolhido um novo rei ou uma nova rainha. Os maiores monarcas da História sabiam que criar riqueza ou conquistar território de nada valia sem um filho varão capaz de reforçar o legado da casa real – e foram sempre uma inspiração para empresas familiares.
/
Ver mais