Skip to main content
Exclusivos

Todos os dias, os nossos jornalistas trabalham para lhe fornecer a melhor informação económica.
Seja o primeiro a saber tudo o que realmente interessa na economia, nos negócios e na política, com os Exclusivos JE.

Notícias
“O pior legado é o sacrifício dos serviços públicos e do investimento”
Daniel Bessa encontra “sinais de encapotamento” de algumas decisões que vão no sentido contrário àquilo que são as grandes linhas do Governo, como o aumento do IRS a pagar no próximo ano.
“Devemos contar que a carga fiscal a situar-se à volta dos 35% do PIB”
Partner da EY entende que Governo não tem margem para descer impostos. Aplaude as medidas para reduzir a fatura da luz e novas regras na tributação das horas extra. E diz que falta a redução do IRC.
Juros e dividendos são a receita para o défice de 0,2%
O défice mais baixo da democracia deverá ficar ainda mais baixo no próximo ano, aproximando-se do equilíbrio orçamental. As cativações mantêm-se na estratégia do último orçamento do atual Governo.
Otimismo no reforço do investimento leva a dúvidas sobre o PIB
O Governo antecipa um crescimento económico de 2,2% em 2019, assente no investimento. Tanto economistas como instituições nacionais e internacionais duvidam que os alicerces sejam sólidos.
Prestações sociais e salários são 67% da despesa pública
Principais componentes vão manter o peso relativo na despesa pública em 2019, apesar das subidas, em termos absolutos, dos salários e do investimento público. Juros da dívida continuam a valer 8% da despesa, mas vão custar menos 1,4% que em 2018.
Governo do PS assume o todo: Bloco e PCP reivindicam as suas “marcas”
A caminho das eleições de 2019, os partidos procuram garantir dividendos políticos. BE e PCP reclamam autoria de medidas e tencionam manter pressão sobre o PS na fase da especialidade.
Ver mais
Aguarde