Exclusivos
Todos os dias, os nossos jornalistas trabalham para lhe fornecer a melhor informação económica.
Seja o primeiro a saber tudo o que realmente interessa na economia, nos negócios e na política, com os Exclusivos JE.
Notícias
Bruno Rodrigues, CFO que transitou da anterior administração do Banco de Fomento, afinal vai sair no final do mês. Para o seu lugar vai Miguel Alves que na sua página do Linkedin, descreve-se como "economista português dedicado ao projeto europeu e apaixonado por políticas públicas, finanças e inovação".
/
O ministro das Finanças apontou no Orçamento para um crescimento da despesa primária líquida de 5,6%, acima do que combinara inicialmente com Bruxelas, mas a Comissão Europeia não conseguiu replicar as contas de Miranda Sarmento. Nem o Conselho das Finanças Públicas. O Governo, que recebeu alertas dos dois lados, enviou para Bruxelas uma errata esta terça-feira com o novo valor: 4,8%.
/
Contrariando o que defende a Comissária Europeia, Maria Luís Albuquerque, o presidente da APB considera que a frase “pensamos que os depósitos bancários são seguros, mas seguro é que perdemos dinheiro com eles” não foi "a afirmação mais feliz".
/
Os três concursos vão ser lançados na próxima semana através do instrumento financeiro para a inovação e competitividade criado pelo Governo em junho e que vai colocar numa fase inicial 300 milhões de euros, distribuídos pela reindustrialização (150 milhões) inteligência artificial das PME (100 milhões) e economia de defesa e segurança (50 milhões). “Quanto mais as empresas crescerem, melhor para nós", diz o ministro da Economia, Manuel Castro Almeida.
/
David Moita CEO e acionista da seguradora RNA tem a participação de 21% à venda e a seguradora do Crédito Agrícola está bem posicionada para reforçar acima dos atuais 20%.
/
Em causa está o estudo "Ligar Comunidades: Combater a exclusão digital para uma Europa mais coesa e resiliente", publicado esta segunda-feira, segundo o qual apenas 20% das pequenas e médias empresas (PME) europeias estão "altamente digitalizadas". "Colmatar o défice digital das PME poderia acrescentar 628 mil milhões de euros ao PIB da UE", estima a Vodafone.
/
Ver mais