Skip to main content
Autor
Ana Pina
apina@jornaleconomico.pt
Notícias
Ambiente: visão, valores e missão
Este século terá de ser marcado por um crescimento mais ambiental, mais ético. Temos que começar a nível individual a dar sinal de que estamos preparados, que queremos essa transição, que o sistema pode mudar.
Sofia Guedes Vaz: “Não é possível crescer ilimitadamente num sistema finito”
Urge adotar novos estilos de vida. Desperdiçar menos, consumir menos. Escolher melhor, sensibilizar mais. Pensar que ‘ambiente’ rima com cidadania, bem-estar e justiça social, e menos com ciclovias e ecopontos. E que devemos sonhar com ética e menos egoísmo.
Robôs: a ‘espécie’ que cada vez mais nos rodeia e que adoramos odiar
Podem fazer desaparecer mais de um milhão de empregos só em Portugal, assumem formas muito diferentes daquelas que a ficção científica cristalizou no imaginário dos humanos, e torna-se cada vez mais claro que vieram para ficar, num mundo em que a inteligência artificial provoca medo e fascínio em simultâneo.
Manuel Mira Godinho: “Mudar a inércia e abrir as mentes para novas atitudes”
Como nos encontramos ao nível da inovação em Portugal? Até que ponto Portugal, enquanto país, melhorou ou não a sua competitividade tecnológica relativa? O sistema de ensino tem acompanhado a necessidade de formar para a inovação?
"Os Aliens": destilar a vida nas traseiras de um café
O 'furacão Baker' está de volta ao palco do Teatro da Politécnica, em Lisboa. Desta vez, os Artistas Unidos mergulham no texto "Os Aliens", onde a dramaturga americana expurga o doce da vida.
“Música no Feminino”: roteiro de viagem feito de sons
De 23 a 28 de janeiro, o palco do Grande Auditório da Gulbenkian recebe vozes femininas de várias geografias. O ciclo “Música no Feminino” leva-nos a viajar pelo canto mandinga e tradicional persa, passa pelo fado e cruza-se com a clássica e a experimental. Há todo um mundo à sua espera.
Ver mais
Aguarde