Skip to main content
Autor
André Macedo
Diretor de Editorial Jornal Económico
amacedo@medianove.com
Notícias
"A Brisa não existe para policiar as pessoas”
António Pires de Lima é economista e gestor. Diz que não é político e talvez já não o volte a ser, apesar de, entre 2013 e 2015, ter sido ministro da Economia numa fase dramática do país. Tem 62 anos e é ele o CEO do Grupo Brisa, a empresa que gere a maior rede de autoestradas nacionais – uma certeza no caminho para as férias.
“Governo português continua a contar mais que a Comissão”
Nasceu em Leça da Palmeira, doutorou-se em Harvard, deu aulas em Princeton e na Columbia e hoje é professor na London School of Economics. Académico e inteletual, exigente e interventivo, há muito que pede um ciclo de reformas capaz de dar força à economia e ao país. Há dias esteve no círculo Eça de Queiroz, em Lisboa, onde procurou, em traços largos e bem fundamentados, explicar o mundo que enfrentamos.
“Portugal é um nosso parceiro privilegiado”
É ele o presidente da AICEP angolana. Conhece a economia de Angola por dentro, as suas forças, as fraquezas e o enorme potencial que tem ainda para explorar. Portugal é, neste contexto, um parceiro relevante que pode ajudar a acelerar o amadurecimento de setores como o turismo, mas há muitas outras áreas que estão a mexer.
A guerra declarada contra as pontas de cigarro
Campanhas de sensibilização para mudar mentalidades, ações concretas e investimento em tecnologia para encontrar soluções que promovam a sustentabilidade. É uma guerra da Tabaqueira.
UE gulosa só pensa em impostos em vez de dar força às empresas
A notícia deixou em choque a elite empresarial portuguesa. Na verdade, até os líderes de pequenas grandes empresas sentem o perigo. A Comissão quer um novo imposto sobre as grandes companhias, embora a fórmula de cálculo para as identificar seja oblíqua. Pedro Ginjeira arrasa a ideia que surge num momento decisivo para a UE.
“Corte dos apoios ao desenvolvimento é um autogolo dos EUA”
A longa experiência nos terrenos deslizantes da diplomacia – secretário de Estado da Cooperação, ministro dos Negócios Estrangeiros, primeiro-ministro e presidente da Comissão Europeia – deram-lhe o fôlego e uma rede de influência internacional sem paralelo em Portugal. Lider da Aliança Global para as Vacinas, também preside ào Fórum Euro-África, que está a dias de acontecer e enfrenta a retirada americana.
Ver mais
Aguarde