Skip to main content
Autor
Inês Correia Botelho
ibotelho@medianove.com
Notícias
50 anos de democracia: fez-se muito e falta fazer muito
A liberdade irrompeu na madrugada de uma quinta-feira. Em Abril de 74. “Faltam cinco minutos para as 23 horas. Convosco Paulo de Carvalho com o Eurofestival 74: ‘E depois do adeus’.” João Paulo Diniz anuncia, a canção toca. O golpe militar para derrubar Marcelo Caetano, pondo fim a uma ditadura de 48 anos, instituída por Salazar, está em marcha.
Inteligência Artificial vai permitir investir de forma mais precisa e poupar custos
Saúdea : IA aplicada na saúde vai beneficiar todos, desde a prevenção ao tratamento, ajudando as empresas a gastar menos e investir melhor, considera diretor-geral da GSK Portugal.
Portugal está a desperdiçar potencial de inovação criado pelos ensaios clínicos
Saúde : Bastonário da Ordem dos Farmacêuticos afirma que não devemos ficar contentes por termos 170 ensaíos clínicos, quando somos capazes de captar o dobro ou o triplo.
Leitão Amaro: "Descida do IRC só depois de fechar o IRS Jovem e a isenção sobre prémios de desempenho"
O Governo apenas vai tratar da descida do imposto sobre as empresas depois de fechar todo o dossier do IRS, nomeadamente o novo IRS Jovem e a isenção sobre os prémios de desempenho, garantiu ao JE o ministro da Presidência, António Leitão Amaro.
Da abertura ao mundo à vocação europeia, fica por cumprir o desenvolvimento
O Jornal Económico lançou o repto a 12 individualidades: o que mudou de mais relevante nestas cinco décadas de democracia? A radiografia que fazem ao país enaltece muitas conquistas, mas não deixa de apontar falhas, melhorias e vontade de construir um Portugal melhor.
O que mudou em 50 anos de democracia?
A transição democrática portuguesa cravou o derradeiro ‘prego’ na era dos impérios, dando início à “terceira vaga de democratização”, como lhe chamou Samuel Huntington. Portugal partiu de uma sociedade essencialmente rural, atrasada e profundamente desigual, e saltou várias etapas de desenvolvimento. 50 anos volvidos sobre o 25 de Abril, a pergunta continua a fazer sentido: o que mudou?
Ver mais
Aguarde