Skip to main content
Autor
Ricardo Santos Ferreira
Ricardo Santos Ferreira
rsferreira@jornaleconomico.pt
Notícias
Mudança é inevitável, mas fator humano continuará determinante na advocacia
Pandemia acelerou digitalização e expectativa é que movimento se aprofunde. Pequenos escritórios e prática individual têm de se juntar para responder ao desafio do investimento.
Quais são os principais desafios das finanças públicas em Portugal?
O principal desafio das finanças públicas em Portugal continua a ser a sua sustentabilidade. Primeiro, voltando a controlar o défice orçamental; depois, reduzindo a dívida pública. Subjacente, em todos os comentários, a necessidade de maior crescimento económico, o tema do primeiro desafio, o da competitividade, abordado nas páginas anteriores.
Inovação e talento na advocacia em debate
Gestão da inovação e identificação e retenção de talento são dois desafios que a advocacia terá de enfrentar pós-pandemia. Aresposta é essencial para o desenvolvimento da atividade.
Pandemia pode acelerar presença de mulheres nas TIC
A sub-representatividade feminina nas tecnologias de informação e comunicação continua a ser uma realidade, apesar da evolução positiva nos últimos anos. A pandemia e a escassez de recursos podem acelerar o processo.
“Penso que este é o tempo da ideia do capitalismo de stakeholders”
O criador da teoria do stakeholder acredita que vivemos um tempo para uma nova forma de capitalismo, que permita uma maior criação de valor, mas generalizada. Por isso, afirma-se otimista quanto ao futuro e à resposta a desafios, da pobreza à ética num mundo tecnológico.
Sub-representação feminina nas TIC vai estar em debate
Os dados mostram que as mulheres estão afastadas do sector das tecnologias de informação e comunicação, tanto na formação como no mercado de trabalho, mesmo com a aceleração da procura de competências nesta área.
Ver mais
Aguarde