Skip to main content
Autor
Lígia Simões
Subdiretora
lsimoes@medianove.com
Notícias
“OE2026 ignora os inúmeros alertas dos inspetores do fisco”
Inspetores do fisco aderem à greve da função pública por causa do OE2026. Líder da Associação Sindical dos Profissionais da Inspeção Tributária e Aduaneira alerta para “o profundo descontentamento e desmotivação”. E diz que os recursos humanos da AT estão “esticados” ao limite.
“Falta ambição na redução da carga fiscal”
O Country Tax Leader da EY destaca uma proposta do OE2026 minimalista, ao estilo T0, sem medidas fiscais de relevo. Diz que é uma “estratégia prudente” de forma a assegurar estabilidade política. E que o Executivo privilegia o equilíbrio das contas públicas, mas sinaliza falta de ambição na redução do peso dos impostos, nomeadamente para as empresas.
Prémios de produtividade continuam com isenção de IRS e TSU
15.º mês :Medida foi introduzida no Orçamento do Estado deste ano e vai continuar a vigorar em 2026. Prémios de produtividade até 6% do salário base continuam isentos de IRS e TSU.
As 20 medidas do OE2026 que vão mexer na vida das famílias e empresas
Entre os cortes de taxas do IRS e IRC, a atualização da isenção do IMT Jovem e a aposta na promoção do turismo, conheça as duas mãos-cheias de medidas que vão mexer com os bolsos das familías e empresas.
Estado vai encaixar mais 2,8 mil milhões de euros em impostos
Receita fiscal aumenta 4,4% para valor histórico de 67 mil milhões. Impostos indiretos dão o principal contributo com mais 1,8 mil milhões.
Mexidas no IRS dão alívio fiscal até 347 euros
A atualização nos escalões do IRS e o novo corte de taxas podem resultar num alívio para os trabalhadores dependentes e pensionistas. Simulações da EY apontam para “poupanças” anuais entre 58 e 347 euros.
Ver mais
Aguarde