Skip to main content
Autor
Lígia Simões
Subdiretora
lsimoes@medianove.com
Notícias
BCE deverá manter o rumo de cortes pressionado pelo crescimento
A inflação está próxima do objetivo de 2%, isto apesar da presidente do BCE projetar um aumento da inflação no quarto trimestre de 2024, antes de uma descida para o objetivo de 2% em 2025 e não de comprometer com novo corte dos juros na reunião desta semana. Mas o panorama macroeconómico não é animador, inclinando o BCE a suportar a economia real numa altura em que os dois motores europeus, França e Alemanha, estão paralisados politicamente.
CIP prepara visita de Macron para reforçar negócios bilaterais
Cooperação : A CIP e a sua congénere francesa MEDEF – Mouvement des Entreprises de France estão a organizar a visita oficial do Presidente de França, a Portugal, para reforçar negócios das empresas dos dois países.
Fileira automóvel treme com crise em França e ventos da Alemanha
Exportações : Aos problemas estruturais na Alemanha junta-se a incerteza num dos principais mercados de venda nacional ao exterior, o francês. Situação pode contagiar outros ramos, agravando tendência negativa que vinha de antes da crise política.
OE2025: O que muda no próximo ano para as famílias e empresas
A negociação orçamental e a discussão parlamentar focaram-se em duas medidas fiscais, o IRS Jovem e o IRC, mas há um conjunto de alterações com impactos significativos na vida das famílias e empresas que importa compreender.
Aumento extraordinário nas pensões aprovado à revelia do Governo
Um ‘bónus’ extraordinário para os pensionistas ou um aumento extraordinário permanente. Foi esta a principal matéria que dividiu os partidos que suportam o Governo, PSD e CDS-PP, e a oposição nos últimos dias.
“Orçamento é bom para a economia e o país”, diz ministro das Finanças
Votação final : Na véspera da votação final global do OE2025, que deverá, sem surpresas, viabilizar o documento com a abstenção do PS, Miranda Sarmento salienta ao JE que este “é um orçamento responsável”. Assegura que melhora a vida das pessoas e, simultaneamente, garante um excedente nas contas públicas e uma redução sustentável da dívida.
Ver mais
Aguarde