Skip to main content
Autor
Rodolfo Alexandre Reis
Jornalista
rreis@medianove.com
Notícias
Descida do IVA na construção? "Não acredito que tenha impacto imediato no mercado", diz especialista em imobiliário da Porto Business School
Em entrevista ao Jornal Económico, Bento Aires considera que "enquanto houver falta de habitação, a definição de preços será ditada pelas leis da oferta e da procura", assumindo que preferia ver uma medida que direcionasse o crédito final dos 17% (diferença dos 23% para 6%) para o proprietário, a ser usado para pagar o IMT, o IMI, a água, a eletricidade ou até mesmo o próprio IRS.
Pacote de habitação. Imobiliário pede rapidez na aprovação do diploma para tornar descida do IVA uma realidade
Depois do Parlamento ter aprovado as propostas do Governo, Manuel Maria Gonçalves, CEO da Associação Portuguesa dos Promotores e Investidores Imobiliários quer que o diploma avance "com regras claras, simples e sem ambiguidades". Por sua vez, Patrícia Barão, presidente da Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal acredita que este pacote fiscal "vai incentivar a promoção imobiliária à construção para a venda e arrendamento a valores moderados".
As medidas do novo pacote de habitação que vão a votos
O chamado “choque fiscal” incide sobre vários impostos — IVA, IRS, IRC, IMT e IMI — e abrange famílias, empresas e investidores institucionais. Veja aqui as medidas que o Governo quer implementar para travar a crise na habitação.
Descida do IVA na construção arrisca violação de regras da UE
Co-chair do Conselho Europeu de Habitação Acessível afirma ao JE que existe um aumento do “risco de contestação/impugnação”, caso a medida seja demasiado “ampla ou ambígua”.
Comboio de Amorim descarrilou após 14 meses e 500 milhões de investimento no Manchester United
Mais do que os resultados, as divergências com a estrutura do clube levaram a direção a tomar, "relutantemente" a decisão de despedir o técnico português. Old Trafford continua a ser um cemitério de treinadores desde a saída do mítico Sir Alex Ferguson em 2013. Ruben Amorim foi o décimo, numa lista onde consta José Mourinho.
Aguardente CR&F celebra 130 anos com 365 garrafas a mil euros
Marca do grupo João Portugal Ramos pesa 20% da faturação, que em 2025 foi de 30 milhões. “Já estão a ser comercializadas e prestes a esgotar”, diz a diretora de marketing. Em 2026, o plano é dar uma “nova oportunidade ao mercado asiático” e alargar a distribuição nos Estados Unidos.
Ver mais
Aguarde