Autor
Notícias
Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas Nacional considera que numa primeira fase "é urgente restabelecer as condições de segurança e dignidade à população" e posteriormente fazer intervenções de fundo que resolvam estragos maiores, tendo em vista "a reposição total da normalidade".
/
Outro dado significativo vai para o facto de apenas 5% das construtoras faturarem mais de 500 milhões por ano. Escassez de mão-de-obra é vista como o grande bloqueio estrutural.
/
Pacote de medidas do programa Construir Portugal está em discussão no Parlamento. Destaque é a redução do IVA na construção para 6%.
/
Resolução passa por desbloquear os constrangimentos que impedem os privados de aumentar a oferta, mas também pela intervenção do Estado no mercado.
/
Valor das rendas aumentou 5,3% em 2025, sendo que o coeficiente do INE publicado em Diário da República apontava para 2,16%. Ricardo Guimarães, diretor da Confidencial Imobiliário salienta que os inquilinos, numa tentativa de assegurarem uma maior estabilidade nos seus contratos, "aceitarão no mínimo, que o proprietário suba a renda acima daquilo que tem direito legalmente" e espera que as novas medidas do Governo ajudem a trazer mais oferta no arrendamento, "cobrindo segmentos de mercado mais orientados para a classe média".
/
A conferência “O Choque na Habitação”, vai reunir decisores políticos, especialistas do setor imobiliário, economistas, investidores para analisar as causas da crise habitacional e discutir soluções concretas para o futuro.
/
Ver mais