Skip to main content
Capa
Nº 2326 | 14 Novembro 2025
Edição nº 2326
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Notícias
Empresas & Finanças
Web Summit ainda é montra para anunciar grandes investimentos
Web Summit ainda é montra para anunciar grandes investimentos
A Web Summit consolida Portugal como hub global de inovação, atraindo gigantes como a Microsoft, a Qualcomm e o novo unicórnio Upwork. O país tornou-se terreno fértil para atrair investimentos tecnológicos e empreendedores.
As últimas lições  de Warren Buffett  como CEO
As últimas lições de Warren Buffett como CEO
Warren Buffett vai deixar de escrever o relatório anual da Berkshire Hathaway e de falar horas na assembleia geral da empresa que, em 60 anos, se transformou na nona maior dos Estados Unidos, só ultrapassada pelas gigantes tecnológicas.
Efeito Novobanco transforma ano de quebra em crescimento
Efeito Novobanco transforma ano de quebra em crescimento
Os 6,4 mil milhões previstos para a compra do quarto maior banco português pelo segundo maior grupo financeiro francês mudaram o mercado. Em vez de cair, sobe 33%. Mas o próximo ano será difícil.
FlixBus avança para tribunal contra  a Rede Expressos
FlixBus avança para tribunal contra a Rede Expressos
Companhia alemã considera que está “provado que existe capacidade disponível” no Terminal de Sete Rios em Lisboa e que o “acesso deve ser garantido em condições equitativas”.
Tecnologia da Stemmatters entra no radar da Merck
Tecnologia da Stemmatters entra no radar da Merck
prémio abre um potencial de colaboração enorme com a farmacêutica alemã, mas não só, diz Rui A. de Sousa, CEO da Stemmatters, ao JE.
Investimento brasileiro olha para imobiliário, indústria e turismo
Investimento brasileiro olha para imobiliário, indústria e turismo
A terceira edição do Fórum Atlântico de Turismo e Investimento, realizada no Tivoli Mofarrej São Paulo Hotel, reforçou os laços económicos, culturais e empresariais entre Brasil e Portugal, consolidando o evento como um dos principais espaços de diálogo e cooperação entre os dois países.
Aralab fatura 12 milhões até setembro e entra  nos EUA
Aralab fatura 12 milhões até setembro e entra nos EUA
O objetivo até ao final do ano, além de atingir os 20 milhões de euros de faturação, passa também pela entrada no mercado norte-americano e reforço da presença no mercado europeu.
Juros dos Estados Unidos  já não são o que eram?
Juros dos Estados Unidos já não são o que eram?
Os mercados estão em máximos, mas os juros ainda estão elevados e ditaram uma correção. Será apenas um movimento pontual?
IA já é uma bolha? Burry aposta mil milhões no ‘sim’
IA já é uma bolha? Burry aposta mil milhões no ‘sim’
Fez fortuna ao prever a crise imobiliária de 2008. Agora, aposta na queda do preços das ações da Nvidia e da Palantir. Será que há mesmo bolha na intelig~encia artificial? Os especialistas dividem-se.
O que ajuda a inteligência artificial  nos processos de investigação
O que ajuda a inteligência artificial nos processos de investigação
A análise de grandes quantidades de dados passa por aqui, pelas novas tecnologias. Os especialistas discutiram-no na conferência anual da Abreu Advogados. Que contou com o ministro da Reforma do Estado a explicar o que muda no público.
TelCables chega  a Portugal e quer faturar 15 milhões
TelCables chega a Portugal e quer faturar 15 milhões
A subsidiária europeia da Angola Cables acaba de instalar a base em Lisboa, para aproveitar o investimento na nuvem e em centros de dados.
Inspirações da História  para líderes de empresas familiares
Inspirações da História para líderes de empresas familiares
As exigências da liderança empresarial têm o seu máximo expoente nas empresas familiares – preparar a sucessão, garantir harmonia no seio da Família, preservar a saúde do negócio ou potenciar o nome da Família como uma arma estratégica são disso bons exemplos. Mas antes há que atender aos atributos base de liderança, na minha opinião cinco: Visão, Comunicação, Integridade, Inteligência Emocional e Capacidade de Decisão.
Setor do metal  anda pelo mundo  à caça de negócio
Setor do metal anda pelo mundo à caça de negócio
As feiras internacionais são uma constante na vida das empresas de metalurgia e metalomecânica. Esta semana, estiveram na Suécia. Na anterior, o destino foi Madrid.
Dinamarqueses querem Sines para componentes de baterias
Dinamarqueses querem Sines para componentes de baterias
Construção de uma fábrica de componentes de baterias já tem fundos europeus garantidos. Projeto da Topsoe será o segundo deste tipo em Sines depois dos chineses da CALB.
BCP atinge valor  de mercado de 2007
BCP atinge valor de mercado de 2007
O BCP vale em bolsa 12,32 mil milhões de euros. A última vez que tinha atingido esse valor de capitalização bolsista foi há 18 anos, no auge da guerra de poder, em que a procura de ações era alimentada pela cobiça.
Siemens aposta  nas áreas tecnológicas para crescer
Siemens aposta nas áreas tecnológicas para crescer
Lucros em máximos e um crescimento previsto superior a 6% criam o cenário para uma aposta na tecnologia. São mil milhões para software e inteligência artificial.
Mais
Novo plano de negócios é consensual no conselho geral  da EDP
Novo plano de negócios é consensual no conselho geral da EDP
Plano prevê cortes no investimento face ao apresentado há dois anos e ganhou luz verde da unidade de fiscalização que está atenta à rentabilidade dos projetos, para eliminar o risco ao máximo.
Esqueçam a poluição, diz a China que aposta mais no verde
Esqueçam a poluição, diz a China que aposta mais no verde
O Império do Meio é líder mundial a instalar renováveis, mas também a desenvolver tecnologia para o setor energético. É o primeiro eletro-estado global e o mundo vai segui-lo.
Futuro Wall Street quer energia para a inteligência artificial
Futuro Wall Street quer energia para a inteligência artificial
O mundo da IA não se resume só às grandes tecnológicas. As companhias que criam as bases para esta febre também são beneficiadas. No meio desta vaga há uma empresa portuguesa que passou de ser uma simples energética para colocar os algoritmos de IA a bombar.
Reportagem
Os óculos inteligentes são o novo  telemóvel
Os óculos inteligentes são o novo telemóvel
Os óculos Ray-Ban Display e os Ray-Ban Meta Gen 2 prometem revolucionar o dia a dia, mas a disponibilidade está limitada em muitos países, incluindo Portugal. A empresa de Mark Zuckerberg aposta em mercados lucrativos e com regimes fiscais mais favoráveis.
Prazer
O Booker Prize continua  a mover montanhas e leitores
O Booker Prize continua a mover montanhas e leitores
Foi anunciado esta semana o vencedor do Booker Prize 2025, um dos mais cobiçados prémios literários do mundo. O humor desconcertante de David Szalay junta-se agora ao panteão não dos deuses, mas de autores das mais diversas geografias que escrevem na língua de Shakespeare.
Alkantara 25: gerar sentido através dos sentidos
Alkantara 25: gerar sentido através dos sentidos
A dança e a música contemporânea enquanto força agregadora para explorar realidades geográficas distintas, mas unidas na escuta coletiva, nas feridas universais e vontades plurais. Imaginar e resistir é o mote.
Um clássico  da literatura que não envelhece
Um clássico da literatura que não envelhece
“O Profeta”, de Khalil Gibran, obra universal sobre amor, amizade, dor, morte, liberdade… temas centrais à condição humana, encontra na sua primeira versão gráfica o traço íntimo de Zeina Abirached. Conversa com a autora libanesa na sua passagem por Lisboa.
O colapso ético de um país
O colapso ético de um país
Comédia negra, denúncia de um regime que tudo sufoca. O mais recente filme do iraniano Jafar Panahi não pugna pela vingança nem pela violência. Éum gesto de resistência. Uma vez mais.
Lusofonia e Mundo
EUA: vitória de Mamdani relança corrida interna entre democratas
EUA: vitória de Mamdani relança corrida interna entre democratas
O novo mayor de Nova Iorque nem sequer é um dos candidatos, mas a sua vitória recordou aos democratas que as intercalares e as presidenciais estão cada vez mais próximas.
A luta continua,  50 anos depois
A luta continua, 50 anos depois
Os objetivos de romper com o subdesenvolvimento e conquistar a independência económica foram reafirmados. Mas agora, abrindo a economia, chamando por privados e pelo investimento estrangeiro, para crescer além do petróleo.
Portugal posiciona-se como plataforma atlântica
Portugal posiciona-se como plataforma atlântica
A segunda edição do EuroAmericas Forum é mais do que uma conferência global, é uma afirmação do papel de ligação que Portugal pode ter no Atlântico, unindo continentes.
Sai a primeira fornada de mestres  da Universidade  de Lisboa em Xangai
Sai a primeira fornada de mestres da Universidade de Lisboa em Xangai
ULisboa School, Shanghai University formará 62 mestres este ano. Primeiros diplomas são entregues para a semana. Vice-reitor olha para o futuro da parceria.
Economia & Política
Casas estão sobrevalorizadas? Dados de Bruxelas “são distorcidos”
Casas estão sobrevalorizadas? Dados de Bruxelas “são distorcidos”
Relatório da Comissão Europeia diz que a habitação em Portugal está sobrevalorizada em 35%. Promotores indicam que o documento não considera a realidade salarial do país, onde quase dois milhões recebem o salário mínimo.
Salários reais já levam sete subidas trimestrais acima de 5%
Salários reais já levam sete subidas trimestrais acima de 5%
O rendimento médio líquido, depois de descontada a evolução dos preços, está a ter crescimentos homólogos superiores a 5% há sete trimestres consecutivos, desde que a inflação acalmou. Há, no entanto, grandes discrepâncias nos aumentos salariais.
PSD pede à UTAO para avaliar alívio de juros no IRS para todos os créditos da casa
PSD pede à UTAO para avaliar alívio de juros no IRS para todos os créditos da casa
Chega quer duplicar descontos no IRS com juros na compra de casa e retirar restrição para contratos até 2011. PS propõe isenção de portagens na A6 e A2, e IL pretende atualizar escalões do IMT em 14,61%. PSD pediu à UTAO para avaliar medidas.
A caminho da 11.ª greve geral  em 50 anos de democracia
A caminho da 11.ª greve geral em 50 anos de democracia
Centrais sindicais estão unidas na contestação ao pacote laboral do Governo e vão para a rua no dia 11 de dezembro. Regresso do banco de horas individual é uma das linhas vermelhas.
“Sindicatos estão a confundir a sua existência com os interesses dos trabalhadores”
“Sindicatos estão a confundir a sua existência com os interesses dos trabalhadores”
CIP diz que greve geral é “infundada” e garante que ainda há espaço para o diálogo, mas não para a “chantagem”. Armindo Monteiro defende regresso do banco de horas individual e diz que se a medida fosse referendada, “passava”.
Reforma do Estado: Governo vai rever códigos para acelerar processos
Reforma do Estado: Governo vai rever códigos para acelerar processos
Revolução da capacidade operacional do Estado passa por limitar o uso do visto prévio, mas também pela revisão dos códigos da contratação pública e do processo administrativo.
Simplificar, acelerar  e dar previsibilidade
Simplificar, acelerar e dar previsibilidade
Prioridades :Os responsáveis pelas áreas de Público da VdA e da PLMJ explicam o que deve mudar e porquê.
Bélgica: da euforia do euro à queda às mãos do narcotráfico
Bélgica: da euforia do euro à queda às mãos do narcotráfico
Um défice e uma dívida pública descontroladas, a ausência de um Orçamento e a contestação à possibilidade de cortes nas áreas sociais em 2026. O país (que são dois) está a desmoronar-se.
Ensaio
A maior zona de livre comércio do mundo
A maior zona de livre comércio do mundo
Será irónico dizer, mas a guerra na Ucrânia e as medidas protecionistas impostas por Donald Trump, ao aumentar unilateralmente as tarifas aduaneiras e desencadeando um clima de guerra comercial com a União Europeia (UE) e outros parceiros comerciais, desencadearam um efeito positivo: evidenciaram a urgência em concluir o acordo UE-Mercosul, dado o seu significado estratégico, económico e político. O aumento exponencial dos direitos aduaneiros, imposto pelos EUA funcionou como catalisador político, permitindo desbloquear o impasse.
Última
António Henriques:  “O Euro Digital enfrenta desafios significativos”
António Henriques: “O Euro Digital enfrenta desafios significativos”
"Estamos muito otimistas relativamente às perspetivas de desenvolvimento do Bison Bank, com a inclusão da atividade com criptoativos”, diz António Henriques, CEO do Bison Bank.