Skip to main content
Autor
André Cabrita-Mendes
Notícias
TAP: Estado já fez segundo pagamento
O Estado já transferiu para a TAP a segunda tranche do empréstimo. Este pagamento tem um valor a rondar os 225 milhões de euros.
“Estamos a fazer tudo” para fechar Sines
A EDP quer fechar a central a carvão de Sines em janeiro de 2021, mas o Governo ainda está a avaliar se existem condições para não afetar a segurança de abastecimento de eletricidade.
Objetivo é ter hidrogénio verde a preços competitivos
O ministro do Ambiente realça que a produção de energia solar, de baixo custo, vai contribuir para que a produção de hidrogénio verde em Portugal, no futuro, venha a ser das mais competitivas da Europa.
“Temos 35 candidatos no segundo leilão de energia solar”
O segundo leilão de energia solar vai ter lugar a 24 e 25 de agosto para atribuir 700 megawatts de potência. Depois da pandemia, Governo quer retomar objetivo de lançar dois leilões por ano.
Um quinto dos cargos de administração nas cotadas são em acumulação
28 administradores acumulam cargos em várias empresas cotadas na bolsa de Lisboa. A acumulação é permitida pelas regras de mercado e aponta para a transversalidade de alguns grupos económicos em Portugal, que são acionistas em várias empresas. Associação de pequenos acionistas defende que administradores executivos não devem acumular cargos fora do seu grupo empresarial.
Hidrogénio: Maior dos 74 projetos vale 2,4 mil milhões
A Bondalti tem um projeto para produzir hidrogénio verde em Estarreja, que é o mais avultado dos 74 apresentados ao Governo. Já a CP tem um projeto de 250 milhões em conjunto com a Salvador Caetano para substituir comboios a gasóleo por unidades a hidrogénio, evitando ter de eletrificar linhas, e a EDP avalia a possibilidade de entrar num grande projeto de produção de hidrogénio verde em Sines, avaliado em mais de mil milhões. O Governo anuncia na próxima semana os projetos que vai candidatar aos fundos de Bruxelas.
Ver mais
Aguarde