Skip to main content
Autor
André Cabrita-Mendes
Subdiretor do Online
amendes@jornaleconomico.pt
Notícias
Lucro da REN recua 23% no semestre, com menos operação
Energia : Resultados em Portugal e no Chile com impacto negativo nas contas da companhia. Capex disparou mais de 21% com projetos em Portugal de energias renováveis. Dívida líquida subiu e custo médio da dívida também aumentou.
Maior central solar de Portugal planeia investimento de 400 milhões para se tornar híbrida
Exclusivo : Os irlandeses da Welink pretendem rentabilizar a central algarvia Solara4, com 220 MW, inaugurada em 2021, com mais energia solar e a construção de duas centrais eólicas (em fases distintas), assim como baterias, para armazenar energia. O objetivo é ter tudo pronto até 2030, passando então a ter quase 500 MW, e fechar acordos PPA.
PNEC:instalar mais de dois gigas de solar por ano vai ser “desafiante”
Energia : A ambição das metas revistas para 2030 em termos de energia e ambiente é elogiada por vários atores do sector energético, que deixam alertas para os desafios, como na energia solar que implica a instalação de mais de dois gigas por ano, passando por reforçar as redes elétricas. E há alertas sobre o ritmo lento de descarbonização dos transportes e sobre os preços da eólica offshore.
“O Governo procurou conjugar ambição com realismo nas opções tomadas”
Maria da Graça Carvalho : A ministra do Ambiente e Energia afirma que as alterações ao principal instrumento de política energética e climática, o PNEC 2030, são motivadas pelo reforço dos compromissos europeus, e salienta que tem existido consenso político sobre estes temas. ”Deve ser um projeto de todo o país e de todos os partidos”, diz ao JE. RicardoSantos Ferreira
Adeus, gigacentrais: Projeto do Pego vai ter duas centrais eólicas e cinco solares
O projeto para o ponto de ligação da antiga central a carvão do Pego começa a ganhar forma. Endesa evitou ter uma gigacentral e optou por espalhar a potência eólica e solar para evitar o cenário de tapete com os painéis solares ou de concentração de aerogeradores.
Galp procura parceiro estável para relação duradoura na Namíbia
Petrolífera portuguesa garante que não está com pressa para encontrar parceiro para pesquisar e explorar petróleo na Namíbia.
Ver mais
Aguarde