Skip to main content

Inspirações da História para líderes de empresas familiares

As exigências da liderança empresarial têm o seu máximo expoente nas empresas familiares – preparar a sucessão, garantir harmonia no seio da Família, preservar a saúde do negócio ou potenciar o nome da Família como uma arma estratégica são disso bons exemplos. Mas antes há que atender aos atributos base de liderança, na minha opinião cinco: Visão, Comunicação, Integridade, Inteligência Emocional e Capacidade de Decisão.

Se num líder alguns atributos são naturais, outros têm de ser trabalhados e para isso são necessários personagens modelo, exemplos a seguir. Se é frequente tomar nomes famosos do meio empresarial contemporâneo, há um terreno que oferece casos bem mais fortes, ricos e inspiradores: a História.
De monarcas magistrais a magnéticas figuras políticas ou religiosas, dezenas de grandes líderes moldaram sociedades e influenciaram para sempre o curso da Humanidade. Comungaram da conjunção dos cinco pilares de liderança, gozando de qualidades notáveis e invulgares que os destacaram dos seus contemporâneos, muitos dos quais convertidos em fiéis seguidores. E é reconhecendo as distintas naturezas destes grandes líderes e os contextos em que operaram que nos permite entender e apreciar a profunda influência que continuam a exercer nos dias de hoje.
Monarcas da Antiguidade Clássica
É difícil não destacar aqui Alexandre, o Grande e o seu pai Filipe II. Grandes estrategas militares com uma autoridade carismática, a sua visão, comunicação e capacidade de decisão marcou o destino de ambos, levando o filho a criar o maior império de sempre partindo do já poderoso legado do pai. Em Roma, Júlio César evidenciou um estilo de liderança com uma notável agregação dos cinco atributos que lhe permitiu transformar a república num império. Já Ciro, o Grande, fundador do Império Aqueménio, mostrou como a inteligência emocional também pode ser a chave para construir impérios, graças a um modelo de autonomia das províncias que garantiu paz e estabilidade em culturas tão diferentes como Egito ou Grécia.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes, faça login ou subscreva o Jornal Económico