Capa
Nº 2321 | 10 Outubro 2025
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Notícias
Empresas & Finanças
Mais
Reportagem
Prazer
Lusofonia e Mundo
Economia & Política
Ensaio
Depois do embaraço do chumbo de Bruxelas ao apoio à queima de vinho do Douro, a fileira pode encontrar na escassez a resposta a uma situação de dificuldade que pode ser apenas adiada.
Meio de transporte gerou receitas de 18,1 mihões de euros para a Região Autónoma em 2024, num total de 1,4 milhões de viagens. O principal teleférico do arquipélago está a crescer 10% em passageiros este ano.
As ações têm sido impulsionadas pelo setor tecnológico, com as principais empresas de IA a anunciarem novos acordos e parcerias.
O instituto, que assegura funções de importância para o setor, esteve muitos meses sob gestão de uma direção que sabia estar de saída. A fileira já se tinha queixado.
O BCP avançou com duas ações de impugnação no Tribunal Administrativo e Fiscal do Porto, uma contra o Fundo de Resolução de 10 milhões e outra de 47,2 milhões de euros contra o FGD.
O presidente da APFIPP, em entrevista, revela que há muita concordância com a União de Poupança e Investimento, nomeadamente no desenvolvimento do segundo e terceiro pilares da Segurança Social. João Pratas está “semi-otimista” com o programa europeu, porque depende dos Estados
Os investimentos em inteligência artificial (IA) estão a atingir valores impressionantes. A “Stargate”, uma iniciativa dos EUA para construir os maiores centros de dados de IA alguma vez vistos, planeia investir 500 mil milhões de dólares nos próximos quatro anos.
A Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos anunciaram planos de compra de centenas de milhares de chips avançados de IA. E na cimeira “AI Action Summit”, em França no início deste ano, entidades públicas e privadas comprometeram-se com investimentos superiores a 300 mil milhões de euros para impulsionar a IA na Europa.
Dados da Portugal Sotheby’s International Realty apontam para um aumento do valor médio dos imóveis vendidos de 22% face ao ano passado, com os portugueses a representarem 54% das transações.
Nas últimas dez épocas, fora do universo dos “grandes”, foram os clubes do norte a dominar os saldos de transferência: quase 550 milhões. Mas há uma grande dependência destas vendas.
A instabilidade política, os conflitos geopolíticos, a pressão inflacionista e os sinais de fraca confiança monetária estão a levar os investidores a optarem por um refúgio seguro.
Peritos detetaram um excesso de otimismo e pedem “maior prudência” nas previsões. Deram parecer positivo, mas alertam para a incerteza geopolítica.
Aumento do consumo privado vai provocar subida das receitas dos impostos indiretos, como no tabaco e no álcool no próximo ano. Impostos indiretos vão gerar mais de 29 mil milhões em receitas.
A atualização nos escalões do IRS e o novo corte de taxas podem resultar num alívio para os trabalhadores dependentes e pensionistas. Simulações feitas pela EY apontam para “poupanças” anuais entre 58 euros e 694 euros.
Contas equilibradas, alívio no IRS e investimento público a subir. Palavra do ministro: dinheiro do PRR é para executar até ao fim, sem devoluções a Bruxelas. Ministro das Finanças envia recado à oposição: “não há margem para medidas adicionais” com um excedente de apenas 0,1%.
VA na construção a 6% e rendas moderadas são algumas das medidas que ficam fora do OE2026, tal como o agravamento do IMT para os não residentes. Atualização de 2% no IMT para os jovens até 35 anos é a novidade.
Em 2026, só não haverá aumentos no Rendimento Social de Inserção e na Garantia para a Infância. Execedente da Segurança Social deverá atingir os 6.400 milhões, segundo contas do Governo.
Na primeira leitura da proposta de Orçamento do Estado (OE) para 2026, o Country Tax Leader da EY destaca a estabilidade de um documento sem surpresas, mas, ainda assim, com riscos.
Fica ambição por concretizar no alívio fiscal para as empresas, mas vai continuar o processo de descida da taxa de IRC, para chegar a 17% em 2028.
Receita fiscal aumenta 4.4% para valores históricos de 67 mil milhões. Impostos indiretos dão o principal contributo com mais 1,8 mil milhões com a grande fatia a caber ao IVA.
Escalões do IRS vão ser atualizados em 3,51%, abaixo do referencial de 4,6% para os aumentos salariais do setor privado. Contribuintes com aumentos salariais superiores ao valor da atualização dos escalões arriscam a ver o imposto agravado no próximo ano.
O Ministério das Finanças vai procurar outras formas de tributar o setor bancário, depois de o Tribunal Constitucional considerar ilegal o adicional de solidariedade que os bancos pagavam. Sobre a energia, onde aconteceu o mesmo, ainda não há notícia.
“Enshittification” (’merdificação’, numa tradução livre) é um dos livros mais aguardados, com lançamento previsto para este mês. De que trata? Das dinâmicas usadas pelas plataformas digitais e Big Tech que levam à degradação progressiva dos serviços à medida que crescem e concentram poder.
É já em novembro que a DDW convoca património cultural, inovação e criatividade para responder a problemas concretos do séc. XXI. Na região e no mundo. Uma ousadia que tem consolidado a posição deste emirado como um ‘player’ relevante no contexto do design mundial.
O Festival Literário Internacional de Óbidos assinala dez anos com debates sobre fronteiras: físicas, políticas, culturais e simbólicas. E conta com a participação de três laureados com o Nobel de Literatura.
De volta à casa da avó: esta é a proposta do Don Alfonso, um restaurante italiano em Cascais que recriou o menu para conduzir-nos pelos sabores do Mediterrâneo.
Trinta bailarinos da Companhia Nacional de Dança dão vida a uma das mais emblemáticas obras queirosianas. A herança literária inspira, a dança transforma. Uma estreia absoluta sobe ao palco do Teatro Camões.
A secretária-geral eleita da ONU Turismo deixou uma mensagem clara na abertura da BITUR, em Luanda: África tem todo o futuro. Angola lançou uma marca internacional e definiu a ambição de atingir um milhão de turistas até 2027.
Comissão é acusada de estar a fazer um favor aos Estados Unidos. E de não ter debatido antecipadamente com o setor. A reindustrialização, ou uma parte dela, é assim posta em causa.
Emmanuel Macron deu a si próprio um prazo de 48 horas para encontrar um primeiro-ministro que lhe dê garantias de conseguir um Orçamento. Leva na algibeira as indicações de Lecornu, mas ninguém acredita que o encontre.
O cessar-fogo, celebrado entre Israel e o Hamas, inclui a libertação de reféns, que deverá ocorrer no início da próxima semana. No entanto, subsistem preocupações sobre a efetiva implementação do acordo nas próximas fases e o cumprimento integral por parte de Israel.
A Kiteworks, empresa americana ligada à inteligência israelita, adquiriu uma plataforma usada por governos europeus.
André Ventura elevou a fasquia e quer um resultado “na mesma linha” do que teve há cinco meses. Num sistema partidário agora tripartido, poderá “alterar equilíbrios locais” e, de acordo com as sondagens publicadas, tem reais hipóteses de disputar quatro municípios - Marinha Grande, Nazaré, Sintra e Setúbal. Mas a ambição do Chega é muito maior.
A resiliência das exportações do setor têxtil - alavancada pela pouca exposição às exportações para os Estados Unidos - contrasta com as dificuldades que alguma concorrência internacional já está a sentir.
Conflitos geracionais, redes sociais, utopias e IA: tudo coube nesta edição especial do podcast “Puxar pela Cabeça”, dinamizada pela Amrop e JE.
O mundo distrai-se com o combate pelo primeiro lugar entre a China e os EUA. Mas Índia e Japão protagonizavam uma renhida batalha particular que os indianos tinham tudo para vencer.
A organização aconselha a alterações na política monetária e a uma melhor utilização dos recursos financeiros do Estado. E, claro, prescreve cautelas face ao impacto das tarifas de Trump.
A atividade do Círculo de Advogados de Administrativo começa com a procura de soluções para melhorar a eficiência dos tribunais. Inimigo é o atraso, que tem custos para todos.
Pandemia trouxe inversão de tendência, tendo havido um aumento de saídas de forma sistemática desde 2021. Nesse ano, a taxa de emigração jovem atingiu os 15,1%, diz Banco de Portugal.
O Governo inscreveu no OE2026 a aposta nos meios alternativos de resolução de litígios, um mecanismo mais célere, simples e, de modo geral, menos oneroso. A Estratégia Nacional será adotada no próximo ano, revelou o Executivo esta quinta-feira. Dados recentes da Direção-Geral do Consumidor apontam para a queda do prazo de resolução dos processos.
O segundo maior congresso de sempre de fiscalistas realiza-se em Lisboa. Discute-se residência fiscal e o uso indevido de tratados tributários. Problemas de um mundo global, digitalizado e muito móvel.
Seguiu para publicação o regulamento que concretiza a tramitação eletrónica obrigatória em todos os tribunais da jurisdição comum e administrativa e fiscal.
Portugal e o seu povo comovem-se frequentemente com causas mais ou menos justas, com manobras de propaganda enganosa ou mesmo com frivolidades absolutas.
É muito fácil envolver os portugueses em discussões que viralizam nas redes sociais ou até em manifestações de rua, sobre tudo e coisa nenhuma.