Capa
Nº 2311 | 18 Julho 2025

Ver PDF
Disponível para Assinantes
Suplementos
Notícias
Empresas & Finanças
Mais
Reportagem
Prazer
Lusofonia e Mundo
Economia & Política
Ensaio
Última

Com a diminuição no consumo de papel para impressão e escrita, a empresa avalia nova máquina para produzir papel ‘tissue’ (guardanapos, rolos de cozinha, papel higiénico ). Reforço na produção de papel de embalagem arranca em 2026.

Presidente do Banco Português de Fomento (BPF) assumiu o cargo há sete meses e tem acelerado tempos de resposta às empresas. Banco está a ajudar empresas lusas a procurarem novos mercados para substituir o norte-americano depois das tarifas dos EUA.

Especialista defende que um acionista forte é a única forma de o Governo não interferir, impedindo-se “abusos de poder”. E também pode evitar problemas em Bruxelas.

A Startup Leiria terá várias iniciativas para incubar 50 startups, atrair cinco milhões de euros em investimento e gerar 100 novos postos de trabalho até 2028.

O relatório ambiental do Novo Aeroporto de Lisboa (NAL) tem de ser entregue em janeiro de 2026 ao Governo, no que será o segundo relatório intercalar da candidatura da ANA- Aeroportos de Portugal à nova infraestrutura na Margem Sul do Tejo.

A cotação internacional do café disparou no último ano, fruto do clima adverso e especulação do mercado, culminando no início do ano em máximos absolutos e gerando um aumento considerável do preço nas lojas.

Com o virar do trimestre, o foco do mercado volta-se agora para a “Earnings Season” que arrancou com a banca dos EUA

Empresas chegaram a esperar até 18 meses para obterem respostas do Banco de Fomento, mas nova liderança está a acelerar processos e a encurtar tempos de resposta. Num momento em que o mundo e Portugal tremem com as tarifas de Donald Trump, o BPF tem uma linha de apoio aberta para ajudar empresas lusas a mitigar os impactos.

Campanhas de sensibilização para mudar mentalidades, ações concretas e investimento em tecnologia para encontrar soluções que promovam a sustentabilidade.
É uma guerra da Tabaqueira.

Empresas portuguesas querem aproveitar o investimento que está a ser programado para a defesa ana UE.

A IAG e a Air France-KLM (AFKL) garantem que continuam na corrida à TAP.

Com a diminuição no consumo de papel para impressão e escrita, a empresa avalia nova máquina para produzir papel ‘tissue’ (guardanapos, rolos de cozinha, papel higiénico ). Reforço na produção de papel de embalagem arranca em 2026.

Estes são os objetivos que a Startup Leiria tem para o seu novo hub para os próximos três anos.

“We may be of the same family, but that is the very reason why we are not friends, for we are rivals for the throne. What quarrels are worse than family quarrels?” Ana Bolena para a sua irmã mais velha Maria, corte de Henrique VIII

Oito anos e dois mil milhões de dólares depois, o Waldorf Astoria volta a abrir as portas em Nova Iorque. “The greatest of them all” voltou ao ativo.

Volume de vendas da multinacional alemã de dispositivos médicos foi além dos 87 milhões de euros, o que fez de 2024 um ano “memorável”. SNS representa quase 60% do volume de negócios.

O caminho foi difícil, mas acabou com a FIFA a marcar um golaço à concorrência. Sabe-se que ainda há muito para melhorar, mas uma coisa parece certa: este Mundial de Clubes veio para ficar.

A notícia deixou em choque a elite empresarial portuguesa. Na verdade, até os líderes de pequenas grandes empresas sentem o perigo. A Comissão quer um novo imposto sobre as grandes companhias, embora a fórmula de cálculo para as identificar seja oblíqua. Pedro Ginjeira arrasa a ideia que surge num momento decisivo para a UE.

Bruxelas propõe imposto sobre grandes empresas, tabaco e lixo eletrónico . E mais dois novos recursos que se prendem com políticas ambientais para financiar orçamento da UE.

Montado há cinco mil ano anos, o Puro-Sangue Lusitano é o cavalo de sela mais antigo do mundo e o preço varia entre os 15 mil e o milhão de euros. Há perto de 70 mil exemplares espalhados por 32 países.

O imaginário coletivo japonês é de uma riqueza tal que oscilamos entre o profano e o sagrado quase sem darmos conta. Um altar budista pede contemplação, há amuletos que nos fazem sorrir, divindades que espantam e uma miríade de delicados detalhes que nos levam até ao país do sol nascente.

Quem leu “Fábula de Veneza”, de Hugo Pratt, rendeu-se ao fascínio que a cidade-labirinto-de-terra-e-água exerce sobre os comuns mortais. Felizmente, Pratt imortalizou-a sob o signo de um marinheiro, aventureiro sem pátria, que nas suas deambulações pela Sereníssima nos vai revelando prodigiosos segredos, entre símbolos maçónicos e pátios que escondem portas para outros mundos.

Já estamos em contagem decrescente para a 11ª. edição do Verão Clássico, que decorre de 23 de julho a 2 de agosto no Centro Cultural de Belém e no Museu Nacional dos Coches, Lisboa, com concertos que incluem a interpretação de obras marcantes do repertório clássico dos séculos XVIII ao XXI.

A longa experiência nos terrenos deslizantes da diplomacia – secretário de Estado da Cooperação, ministro dos Negócios Estrangeiros, primeiro-ministro e presidente da Comissão Europeia – deram-lhe o fôlego e uma rede de influência internacional sem paralelo em Portugal. Lider da Aliança Global para as Vacinas, também preside ào Fórum Euro-África, que está a dias de acontecer e enfrenta a retirada americana.

Rússia e Ucrânia preparam uma terceira ronda de negociações, onde discutirão rascunhos de memorandos, disse o porta-voz presidencial russo, Dmitry Peskov, citado pela agência russa TASS.

Declarações do secretário-executivo incendiaram os bastidores da cimeira. Marcelo Rebelo de Sousa tentou amenizar, mas não faltam críticas a uma organização que tarda em definir-se.

Há mais de meio ano que os protestos por causa da tragédia de Novi Sad enchem as ruas das principais cidades do país. As autoridades demoram em encontrar uma solução.

Entre insultos e exigências absurdas, sempre que Trump ataca o presidente da Fed, os mercados reagem em baixa e o stress aumenta.

PSD entregou a escolha do novo Provedor de Justiça ao PS, mas o bloco central (e o CDS) não chegam para os dois terços necessários.

Crise nas urgências e a novela dos helicópetros dominaram críticas. AD vai aproveitar proposta do PS para a criação de uma unidade de coordenação do INEM.

Trump ameaça agora com 30% de taxa e, desta feita, os analistas acreditam que poderá não ser bluff. Portugal está menos exposto do que a média europeia, apesar de a economia dos 27 ter aguentado a primeira metade do ano melhor do que se esperava.

Redução adicional do IRS de 2025 abriu a porta a nova descida em 2026, através de um acordo entre Aliança Democrática (AD) e Chega que terá um custo de 97 milhões de euros.

Mais de metade dos 15.908 milhões de euros de dívida dos contribuintes está suspensa, a aguardar uma decisão dos tribunais ou por causa de processos de insolvência, revela a AT.

Suplemento extraordinário de 100 a 200 euros será pago em setembro. IRC terá descida progressiva até 17% em 2028.

Segurança e soberania alimentares têm de ser prioridade nacional e europeia

O próximo governador do banco central deverá vir de fora do país. João Cabral dos Santos, da Reserva Federal de Nova Iorque, é um dos nomes apontados.

Muito se tem falado do declínio da Europa. A possibilidade de se criar um clima de paz no Velho Continente, que evite acontecimentos dilacerantes como aqueles que o atingiram no século XX, parece estar seriamente comprometida. Para isso, muito tem contribuído a mediocridade das lideranças europeias. Dada a dimensão do tema, limitar-nos-emos a assinalar apenas alguns dos casos mais marcantes.

Magnus Carlsen é o disruptor da modalidade. Quer transformar o xadrez num produto dinâmico, capaz de gerar receitas com transmissões ao vivo e patrocínios.