O fim súbito do USAID tem várias consequências para África. Uma das mais relevantes talvez seja o de criar espaço para o surgimento de novas crises de saúde pública: sem dinheiro, os medicamentos chegam em menor quantidade, há menos pessoas no terreno. Como estão a resolver o buraco deixado por Trump?
A retirada do apoio americano, ou melhor dizendo, a decisão de suspender o apoio financeiro tomada pelos Estados Unidos, é um facto lamentável, mas penso que até seja mais do que isso. Sou presidente da Aliança Global para as Vacinas e, por essa razão, conheço bem este tema. Ora bem, eu discordo em absoluto das razões apresentadas pelo secretário de Saúde norte-americano para suspender os apoios, mas, por outro lado, também procuro não desistir dos Estados Unidos da América.
“Corte dos apoios ao desenvolvimento é um autogolo dos EUA”
A longa experiência nos terrenos deslizantes da diplomacia – secretário de Estado da Cooperação, ministro dos Negócios Estrangeiros, primeiro-ministro e presidente da Comissão Europeia – deram-lhe o fôlego e uma rede de influência internacional sem paralelo em Portugal. Lider da Aliança Global para as Vacinas, também preside ào Fórum Euro-África, que está a dias de acontecer e enfrenta a retirada americana.
