Skip to main content

Relatório ambiental do novo aeroporto entregue em janeiro

O relatório ambiental do Novo Aeroporto de Lisboa (NAL) tem de ser entregue em janeiro de 2026 ao Governo, no que será o segundo relatório intercalar da candidatura da ANA- Aeroportos de Portugal à nova infraestrutura na Margem Sul do Tejo.

O primeiro destes relatórios foi entregue na quinta-feira pela concessionária ao Governo e visava a consulta aos stakeholders.
A candidatura conta com quatro relatórios intercalares e um relatório final que terá de ser entregue no prazo máximo de 36 meses desde a notificação inicial, isto é, até janeiro de 2028.
“No processo de auscultação aos stakeholders, foram consultadas mais de 100 entidades, das quais se destacam os principais operadores aéreos e de assistência em escala, entidades públicas como a NAV Portugal, a Autoridade Nacional da Aviação Civil, a Força Aérea, municípios e outros operadores com atividade relacionada com a operação aeroportuária”, disse o ministério das Infraestruturas na quinta-feira.
“O Relatório das Consultas reúne os contributos prestados pelas entidades consultadas sobre o projeto apresentado pela Concessionária, com especial enfoque nas principais especificações técnicas do projeto, nas necessidades operacionais dos stakeholders e na evolução das taxas aeroportuárias”, segundo a tutela de Miguel Pinto Luz.
O objetivo é assegurar que o “futuro aeroporto responde adequadamente às necessidades do setor, salvaguardando o interesse público e dotando o Governo da informação necessária para uma futura fase negocial com a Concessionária”, acrescenta. esclarecendo que esta fase “não corresponde ainda à fase negocial do processo”.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes, faça login ou subscreva o Jornal Económico