Luís Montenegro deverá anunciar o novo governador do Banco de Portugal (BdP) “muito em breve”, avançou ao JE fonte governamental numa altura em que se aproxima a data-limite para o termo do mandato de Mário Centeno e em que o nome do seu sucessor não poderá passar pelo crivo nesta sessão legislativa que termina nesta sexta-feira 18 de julho. A decisão é considerada prioritária para o Executivo da AD e deverá ser tomada nos próximos dias, continuando o atual governador em funções até setembro.
O próximo governador do banco central deverá vir de fora do país, estando em cima da mesa nomes como o de João Cabral dos Santos quadro da Reserva Federal (Fed) de Nova Iorque, tal como o JE noticiou em primeira mão a 28 de junho.
O economista e atual consultor da Fed de Nova Iorque, chegou a assumir funções de vice-presidente nesta subdivisão regional da Reserva Federal norte-americana entre 2012 e junho de 2022.
Além de João Cabral dos Santos, o prestigiado economista Sérgio Rebelo é outro dos nomes que estão no radar do setor financeiro. É Doutorado em economia na Universidade de Rochester, foi consultor do Banco Mundial, da Comissão Europeia, do FMI, do BCE, do McKinsey Global Institute, do Global Markets Institute da Goldman Sachs.
No role de sugestões está ainda António Ramalho, que deixará de ter incompatibilidade a partir de 1 de agosto, após ter sido presidente executivo do Novo Banco.
Sucessor de Centeno anunciado nos próximos dias
O próximo governador do banco central deverá vir de fora do país. João Cabral dos Santos, da Reserva Federal de Nova Iorque, é um dos nomes apontados.
