Skip to main content

Empresas portuguesas estão “preparadas” para tarifas de Trump

Presidente do Banco Português de Fomento (BPF) assumiu o cargo há sete meses e tem acelerado tempos de resposta às empresas. Banco está a ajudar empresas lusas a procurarem novos mercados para substituir o norte-americano depois das tarifas dos EUA.

O Banco de Fomento lançou a linha de garantias BPF Invest Export com 3,5 mil milhões para as empresas portuguesas enfrentarem as tarifas de Donald Trump. Como está a adesão?
Em 20 dias recebemos mais de mil milhões de euros de candidaturas. É possível receber candidaturas das empresas, avaliarmos e aprovarmos muitas destas candidaturas, mesmo antes do dia 1 de Agosto, que é a nova data para as tarifas. É assim que temos de trabalhar: com planeamento, antecipação, permitindo aos empresários - quando chegar esta ameaça e risco - a estarem preparados com liquidez e com financiamento para responderem a todos os desafios. Sobretudo para procurarem novos mercados que compensem o mercado americano: novas geografias, novos produtos e reforçar as exportações portuguesas.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes, faça login ou subscreva o Jornal Económico