Não têm permissão para aceder ao epaper, por favor faça login ou subscreva.
Capa
Nº 1991 | 31 Maio 2019
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Suplementos
Notícias
Perspetiva
Primeira Mão
Economia & Política
Mundo
Empresas
Mercados & Finanças
Advisory
Desporto
Conferência
Última
Credores da Autoestradas do Douro Litoral colocam ação judicial para tentar imputar a dívida de mil milhões de euros da concessionária à própria Brisa.
Portugal terá um mapa com todos os locais onde poderão ser instaladas centrais a biomassa. Há 320 milhões de euros para apoiar investimentos.
O ministro do Ambiente defende a utilização da biomassa em sistemas de produção de calor. Mas não comenta o futuro da central da EDP em Sines.
Já a pensar nas legislativas, PSD e CDS-PP redirecionam estratégias para reconquistar eleitorado. Conjuntura e divisão política à direita dificultam.
Maus resultados do PSD e do CDS-PP causaram baixas de peso entre dois candidatos destacados que eram considerados elegíveis.
Se o PAN multiplicar número de deputados, novo Governo do PS pode prescindir do apoio do BE e PCP para assegurar maioria absoluta. Aliás, o primeiro-ministro já salientou que o PAN nunca votou contra os seus orçamentos do Estado.
Devido ao aumento do número de inscritos, a taxa de abstenção disparou para 69,27%. Foi a maior de sempre em Portugal e a quinta mais elevada na União Europeia. Saiba as causas e possíveis soluções.
Emissão de obrigações em moeda chinesa foi cara relativamente às emissões em euros, mas benéfica em termos de alargamento da base de investidores. CEO do Bank of China em Portugal diz ao JE que a operação deu a conhecer o país ao mercado chinês.
Negócios ligados aos casamentos vão ser alvo de ações de controlo nos próximos três meses. Ações no terreno começam já no próximo fim de semana. Na mira do fisco encontram-se também os festivais de música.
Operação em Valongo levou a demissão de diretor de Finanças do Porto. Ministério assegurou desconhecer ação, prevista num documento oficial.
Saída de Theresa May da chefia do governo britânico e da frente de negociações do Brexit mudará alguma coisa? Aparentemente não, até porque o seu sucessor só pode ser da linha dura dos conservadores. E Bruxelas já não quer saber do assunto para nada.
Consumo de cimento no mercado interno tem estado a recuperar, mas ainda está 70% abaixo do máximo histórico. As exportações têm sido a solução, mas a subida de importações pode vir a fechar fábricas.
Separados por temas como a imigração ilegal, Matteo Salvini tem criticado publicamente o presidente gaulês. A fusão Renault-Fiat pode juntar os dois inimigos ou extremar as tensões entre Paris e Roma?
Empresa tem projeto de 200 milhões de euros previsto para o Funchal em parceria com a AFA. Em Braga, quer entrar no mercado hoteleiro.
O Tribunal do Rio de Janeiro emitiu um despacho onde decide cerca de 40 queixas relativas ao reembolso de dívida da PT/Oi. Os pedidos representados pelo escritório Candeias foram indeferidos.
E-commerce ganha expressão no volume de entregas dos CTT, sobretudo no segmento B2C. Inovação é a chave neste modelo de negócio.
‘Dança de cadeiras’ na Europa vai ditar a nova liderança do BCE. Travagem na economia vai, contudo, impedir aumento de taxas que prejudicaria Portugal.
Mercados emergentes podem crescer 8% até 2023, o dobro dos EUA e Europa. Regulação menos restritiva pode tornar a China continental numa alternativa ao investimento em Hong Kong e Singapura.
Os bancos têm procurado que a ECS, Oxy Capital, Explorer e Dunas vendam o mais depressa possível os ativos dos seus fundos de reestruturação, mas contratos de independência das gestoras jogam contra os bancos.
Antony Cahill, administrador da Visa, não decreta a ‘sentença de morte’ ao numerário, embora já nem use cartões de crédito. “Faço tudo pelo telefone”.
O Banco de Portugal não autoriza que Carlos Tavares seja chairman do Banco Montepio e CEO do BEM. A solução passa por ser CEO dos dois ou chairman dos dois bancos. Mas a Mutualista não vai mudar o CEO do banco.
Os novos operadores da área financeira consideram que os bancos devem ir além das obrigações da diretiva dos pagamentos.
Nuno Ruiz, sócio da VdA, diz que o diploma coloca problemas de independência e competência e pode ser incompatível com a lei europeia.
Duas finais europeias, quatro equipas inglesas (três das quais londrinas): Champions e Liga Europa. Nunca se viu nada assim no ‘Velho Continente’. A Premier League tomou a Europa de ‘assalto’ e gera receitas ímpares. A maior ameaça ao modelo de negócio é interna.
“A própria Autoridade da Concorrência inviabilizou o maior negócio de media em Portugal”, criticou o CEO da Altice, recordando o veto à compra da TVI.
Conferência promovida pelo Jornal Económiclo e pela Altice, em Faro, debateu papel da tecnologia no turismo, nos media e no desenvolvimento regional.
Turismo do Algarve pretende mais fundos atribuídos à região. Empresas dizem que há recursos humanos, mas pedem mais atenção à região.
O Grémio Literário, em Lisboa, recebe no próximo dia 5 de junho o lançamento do livro “E agora, Portugal? - Tribuna Social”, de Eduardo Teixeira, colunista do Jornal Económico.
Banco Montepio sobe 14% os lucros para 6,5 milhões no primeiro trimestre. Carlos Tavares diz ao JE que os números mostram “que o banco está no caminho da consolidação, mas há trabalho pela frente”.