Skip to main content
Autor
Shrikesh Laxmidas
Shrikesh Laxmidas
slaxmidas@jornaleconomico.pt
Notícias
NASDAQ: O imparável índice que avança à alta velocidade tecnológica
A aceleração da transição digital em tempos de pandemia, aliada ao apetite dos investidores pelo risco, tem levado o Nasdaq Composite a quebrar recordes sucessivos. Gigantes tecnológicas como a Apple, a Amazon, a Google e a Microsoft dominam um ‘rally’ que os analistas dizem que não deverá travar nos próximos tempos.
Ruth Bader Ginsburg: A resistente e combativa liberal do Supremo
Aos 87 anos, a juíza do Supremo Tribunal dos EUA foi hospitalizada pela segunda vez este ano, primeiro para tratar um teimoso (terceiro) cancro e agora para uma pequena cirurgia. Com os liberais em minoria no tribunal (4-5), e em ano de eleições, Ginsburg recusa-se a deixar o cargo enquanto estiver apta. E, por ora, ainda está, garante.
Analistas vêem como "otimista" a projeção de Leão para défice público de 7% este ano
Agências de notação e economistas consultados pelo JE alertam que défice de 7% previsto pelo Governo deve ser superado, para perto dos dois dígitos.
EDP: resistência em nome (do CEO) da continuidade
A suspensão de António Mexia não abalou a opinião dos analistas nem a cotação das ações da energética. O CEO interino, Miguel Stilwell de Andrade, é visto como dando continuidade a uma estratégia ‘verde’ e ágil que agrada aos investidores.
Supervisão: O que faz um (bom) governador do banco central?
A poucos dias de Carlos Costa ceder o lugar no Banco de Portugal ao ex-ministro Mário Centeno, o JE consultou quatro economistas sobre o que é necessário para ser escolhido e ter sucesso. Reputação, formação e experiência de bancos centrais, de preferência internacional, são essenciais. Mas também há que ter boa capacidade de comunicação e ‘jogo’ político. Em tempo de Covid-19, a estabilidade do sistema financeiro e a manutenção da independência serão os maiores desafios.
“Não podemos, mais uma vez, tentar resolver tudo só com dívida”
A presidente da bolsa vinca que o financiamento privado através do mercado de ações tem de fazer parte do plano de recuperação. Regulação simples e veículos de cotação agregados são essenciais.
Ver mais
Aguarde