Skip to main content

Tecnologia é chave para desenvolver o Algarve

Conferência promovida pelo Jornal Económiclo e pela Altice, em Faro, debateu papel da tecnologia no turismo, nos media e no desenvolvimento regional.

A inovação no setor do turismo, o contributo da Universidade do Algarve para o desenvolvimento da Região e os desafios dos media locais e regionais foram os temas fortes da primeira conferência do ciclo “Portugal Inteiro”, promovida pelo Jornal Económico e pela Altice na passada segunda-feira, 27 de maio. O evento, que teve lugar no auditório da Universidade do Algarve, em Faro, contou com as participações do CEO da Altice, Alexandre Fonseca, bem como do reitor Paulo Águas e do autarca da capital algarvia, Rogério Bacalhau.
Na sua intervenção de abertura, Alexandre Fonseca reiterou o compromisso da operadora com a região do Algarve, disponibilizando tecnologias inovadoras às empresas, às entidades públicas e aos consumidores da região. E abordou ainda a situação que atravessa o setor da comunicação social, deixando críticas aos reguladores (ver texto ao lado).
Por sua vez, o presidente da câmara de Faro defendeu que a cidade é um exemplo de como se alia inovação ao turismo.
“Em Faro, a aplicação da inovação no setor do turismo é já uma realidade que se encontra em marcha com a implementação, para breve, de Wi-Fi público no centro histórico [da cidade], bem como a formação do portal turismo”, afirmou o autarca.
Para Rogério Bacalhau, o turismo é um setor de atividade preponderante na região algarvia, particularmente em Faro, “com uma perspetiva integrada e de desenvolvimento sociocultural”. É dessa forma que a inovação tecnológica no setor do turismo, para o autarca “tem imensas definições complexas”.
“A inovação no setor público tem imensas definições e complexas, mas em termos gerais refere-se ao processo de implementar novas abordagens para endereçar problemas antigos, com o objetivo de melhor servir munícipes e visitantes. Independentemente da abordagem, a inovação passa mais pela inclusão das pessoas e interação sobre os processos, do que simplesmente acrescentar mais tecnologia”, argumentou.
Rogério Bacalhau, discursando na Universidade do Algarve, aproveitou a ocasião para assinalar o contributo “incomensurável [da universidade] para o desenvolvimento da região”. “Se temos investigação e técnicos superiores à altura no Algarve, muito se deve à Universidade do Algarve e a toda a investigação que aqui se tem desenvolvido. Nenhum de nós conseguiria imaginar o Algarve sem a Universidade do Algarve”, sublinhou o autarca farense.
De seguida lançou o desafio:”Um dos objetivos é abrir cada vez mais a universidade à sociedade civil, às empresas e ao desenvolvimento do território. A aposta nas novas tecnologias do conhecimento é, aliás, um dos traços que caracterizam os tempos que vivemos neste território”.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes, faça login ou subscreva o Jornal Económico