Autor
Notícias
Crescente longevidade dos portugueses - e dos europeus - leva a que o tema comece a ganhar espaço nas estratégias de crescimento económico e empresarial como forma de aproveitar, através de políticas específicas, o potencial da população com mais de 40 anos.
Economista-chefe do Banco Montepio considera que o aumento da inflação é transitório e que risco em 2022 só se se fixar muito acima dos 2%, levando a alterações mais substanciais da política monetária do BCE.
Ano deverá arrancar com a atividade económica afetada pelas restrições para fazer face à nova vaga da pandemia, mas retoma deve continuar e ficar acima do crescimento de 2021, impulsionada pela absorção dos fundos europeus.
Os bancos centrais vão começar a retirada gradual dos estímulos monetários. Se na Reserva Federal norte-americana a redução de compras do programa de compras é mais forte, no Banco Central Europeu a cautela é dominante.
Ex-chefe de missão do FMI alerta para risco de crispação entre Norte e Sul da Europa com a resposta do banco central à crise.
O Banco Central Europeu (BCE) vai terminar com o programa pandémico de compra de dívida em março de 2022, mas prolonga reinvestimento e admite que compras podem voltar “se necessário”. Para conter o impacto, o programa de compra de ativos tradicional é reforçado.
Ver mais