Skip to main content
Autor
Ânia Ataíde
aataide@jornaleconomico.pt
Notícias
Bloco em reflexão sobre contrapropostas
Apenas no domingo, quando reunirem a Mesa Nacional, é que os bloquistas vão fechar o sentido de voto para a generalidade do Orçamento do Estado para 2021 (OE2021).
Portugal quer igualar a Alemanha no défice de 2021
Ministério das Finanças prevê uma redução do défice maior do que a da Alemanha, que não tinha défices desde 2013, no próximo ano e coloca Portugal como o quarto país da zona euro com o menor saldo orçamental negativo em 2021.
Atrasos na LEO dificultam escrutínio do OE2021
CFP diz que teria sido desejável que a mudança nas regras de especificação fosse acompanhada da implementação dos novos programas orçamentais.
Governo quer 5,6 mil milhões para emprego e respostas sociais
Os investimentos no SNS, habitação e emprego representam 40% das subvenções do Plano de Recuperação. O Executivo pondera ainda a utilização de 4,3 mil milhões de euros em empréstimos.
1,5 mil milhões de impostos financiam Segurança Social
Transferência extraordinária de adicional do IMI e parcela do IRC compensam quebra de receitas e aumento de apoios sociais.
Só as pensões até 658,22 euros terão aumentos no próximo ano
As pensões mais baixas vão ter um aumento extraordinário de 10 ou seis euros a partir de agosto do próximo ano. Porém, pela fórmula da atualização automática, os restantes pensionistas não deverão ter uma subida face a 2020.
Ver mais
Aguarde