Skip to main content
Autor
Ânia Ataíde
Notícias
Economia da longevidade começa a ganhar peso
Crescente longevidade dos portugueses - e dos europeus - leva a que o tema comece a ganhar espaço nas estratégias de crescimento económico e empresarial como forma de aproveitar, através de políticas específicas, o potencial da população com mais de 40 anos.
“Risco de elevada inflação em Portugal é ainda relativamente moderado”
Economista-chefe do Banco Montepio considera que o aumento da inflação é transitório e que risco em 2022 só se se fixar muito acima dos 2%, levando a alterações mais substanciais da política monetária do BCE.
Sob o signo da pandemia, mas também da bazuca europeia
Ano deverá arrancar com a atividade económica afetada pelas restrições para fazer face à nova vaga da pandemia, mas retoma deve continuar e ficar acima do crescimento de 2021, impulsionada pela absorção dos fundos europeus.
Flexibilidade é o mantra do BCE para o novo ano
Os bancos centrais vão começar a retirada gradual dos estímulos monetários. Se na Reserva Federal norte-americana a redução de compras do programa de compras é mais forte, no Banco Central Europeu a cautela é dominante.
“O BCE está a colocar muito dinheiro nas economias e esse é um risco”
Ex-chefe de missão do FMI alerta para risco de crispação entre Norte e Sul da Europa com a resposta do banco central à crise.
BCE compensa fim do PEPP com reforço do programa regular
O Banco Central Europeu (BCE) vai terminar com o programa pandémico de compra de dívida em março de 2022, mas prolonga reinvestimento e admite que compras podem voltar “se necessário”. Para conter o impacto, o programa de compra de ativos tradicional é reforçado.
Ver mais
Aguarde