Skip to main content
Autor
Ânia Ataíde
aataide@jornaleconomico.pt
Notícias
Sob pressão, Rui Rio leva PRR e temas económicos para campanha das autárquicas
Pressão do partido e até externa por parte das associações empresariais e de Marcelo, levalíder do PSD a apostar em oposição em matérias económicas já na campanha para as autárquicas. Esquerda remete para o pós-eleições as negociações para o OE.
Políticas orçamental e estabilizadores automáticos travaram queda de 11% do PIB em 2020
Contração do PIB no ano passado teria sido 3,5 p.p. maior na ausência dos estabilizadores automáticos da política orçamental, diz estudo do BdP.
“Espera-se uma recuperação acima do que a economia cresceu em 2019”
Pedro Brinca acredita que Portugal tem margem orçamental para um apoio mais forte à economia, mas “tem dúvidas” que essa será a opção política.
“Muito do que a IA está a conseguir está a acontecer nos bastidores”
Especialista de produto da Allianz Global Investors estima que existam biliões de dólares em valor na gestão da cadeia de abastecimento e da indústria que podem ser otimizados com a inteligência artificial (IA).
Pensionistas vão receber metade do salário em 20 anos
Bruxelas estima que capacidade das pensões de substituição dos rendimentos do trabalho cai em Portugal de 74% em 2019 para 54,5% em 2040.
EY propõe medidas de otimização da carga fiscal das empresas
EY recomenda medidas para antecipar o fim das moratórias no segundo semestre. Contudo, mesmo em pandemia, Portugal mantém atratividade.
Ver mais
Aguarde