Skip to main content

Brexit: saída sem acordo é praticamente inevitável

Saída de Theresa May da chefia do governo britânico e da frente de negociações do Brexit mudará alguma coisa? Aparentemente não, até porque o seu sucessor só pode ser da linha dura dos conservadores. E Bruxelas já não quer saber do assunto para nada.

Independentemente do nome que vier a ser eleito como o próximo líder do Partido Conservador britânico e, por ‘osmose’, da chefia do governo de Sua Majestade, esse alguém terá um ‘caderno de encargos’ muito claro e, tudo indica, uma morte política súbita no final da legislatura, em 2022 – caso se dê o caso de os britânicos encontrarem forma de manter o atual quadro de caos político até ao limite dos cinco anos previstos, a contar desde o desastre eleitoral de Theresa May em junho de 2017.
Esse caderno de encargos, como disse ao Jornal Económico o embaixador e analista político Francisco Seixas da Costa, praticamente só tem um ítem: “Os candidatos vão ter que apresentar uma espécie de programa muito claro e sem ambiguidades sobre o Brexit.” E essa clareza tem de ser exequível – ou seja, tem de tomar em consideração as linhas vermelhas que a União Europeia traçou entre os dois lados das negociações. E ‘linhas vermelhas’ é tudo o que foi acordado com Theresa May, que é o mesmo que dizer que, do lado da União Europeia, não há qualquer abertura para mais negociações.
Como disse Seixas da Costa, não há margem para que qualquer um dos muitos candidatos “diga coisas do género de que vai abrir novas negociações com Bruxelas”. Estará a mentir, pelo simples facto de que do lado de Bruxelas não haverá ninguém disposto a discutir o que quer que seja.
“Isso vai limitar a margem de manobra para qualquer negociação futura com a União Europeia”, disse Seixas da Costa, recordando que a opção Theresa May era, de algum modo, a que melhor servia os interesses britânicos. O novo primeiro-ministro terá, nesse quadro, trabalho a dobrar: será uma espécie de ‘desconhecido’ em Bruxelas, que demonstrará não ter qualquer interesse em vir a conhecê-lo.
Dito de outra forma: o Brexit sem acordo é, neste momento, praticamente inevitável. “A capacidade de entendimento do Reino Unido com a União não foi minimamente aumentada com a saída Senhora May. Pelo contrário. Vamos assistir a um tempo de dificuldade por parte do Reino Unido ainda maior que o que acontecia com Theresa May. O Brexit é, mais do que nunca, irreversível”.
Para Seixas da Costa “não há quaisquer condições para a realização de um segundo referendo sobre o Brexit” – a haver um referendo, seria quanto muito sobre um qualquer plano de saída e nunca um segundo referendo sobre o Brexit. A confusão entre um e outro tem alimentado, aliás, infundadas esperanças do lado continental do Canal da Mancha, com muitos europeus a acharem que um segundo referendo recolocaria a pergunta ‘sim’ ou ‘não’ à Europa, quando isso nunca esteve em cima da mesa.
Por outro lado, tudo leva a crer que o próximo líder dos conservadores, seja ele (ou ela) quem for, será um ‘Brexiteer’ de linha dura – exatamente da linha que insistiu até conseguir em ‘atirar borda fora’ Theresa May. O que quer dizer que, como a maioria do partido, estará contra a persistência de qualquer vestígio de alinhamento entre o Reino Unido e a União Europeia. Isto é, a união aduaneira – que em determinada altura o líder dos trabalhistas, Jeremy Corbyn, conseguiu promover a uma espécie de última esperança e acrescentar à agenda de Theresa May – é neste momento um ‘pecado’ que o próximo líder conservador não cometerá.
Juntando tudo isto – a recusa de Bruxelas em abrir negociações, a inevitabilidade do Brexit e o horror a futuros alinhamentos entre blocos – a soma das partes só pode ser uma: um Brexit sem acordo.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes, faça login ou subscreva o Jornal Económico