Skip to main content
Capa
Nº 2335 | 30 Janeiro 2026
Edição nº 2335
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Notícias
Empresas & Finanças
Calamidade reacende  urgência para ser criado  fundo para catástrofes
Calamidade reacende urgência para ser criado fundo para catástrofes
O Governo declarou situação de calamidade em 60 municípios afetados pela depressão Kristin. No terreno, as seguradoras estão a recolher informação para a avaliar os prejuízos. Os dados serão divulgados “tão breve quanto possível”, diz a Associação Portuguesa de Seguradoras.
‘Champions’ traz chuva de milhões para Lisboa
‘Champions’ traz chuva de milhões para Lisboa
Nem só de milhões foi feita a noite épica da cimeira luso-espanhola que ditou a continuidade das equipas portuguesas em prova. A subida de Portugal no ranking da UEFA é muito importante.
Sword Health  compra na Alemanha, mas quer mais
Sword Health compra na Alemanha, mas quer mais
A Sword Health, unicórnio português especializado na prestação de cuidados de saúde através de meios digitais e inteligência artificial, anunciou a aquisição da Kaia Health, empresa de saúde digital focada em cuidados músculo-esqueléticos e pulmonares.
‘Earnings season’ prossegue  e S&P500 passa sete mil pontos
‘Earnings season’ prossegue e S&P500 passa sete mil pontos
Análise da bolsa : Alheios à tensão geopolítica e de olhos postos na evolução do negócio da inteligência artificial, os mercados bolsistas mantêm subidas.
Ventos da guerra empurram  mercado de capitais europeu
Ventos da guerra empurram mercado de capitais europeu
OSTOXX Europe Market Aerospace & Defense disparou 59% em 2025 e 220% desde a invasão da Ucrânia pela Rússia. O mais recente IPO de uma empresa europeia do setor correu muito bem.
Independentes  ajudam empresas  a enfrentar instabilidade
Independentes ajudam empresas a enfrentar instabilidade
Gestão com independentes pode avaliar riscos mais eficazmente e de forma mais rápida e dar maior consistência às decisões tomadas em tempos instáveis.
Clubes portugueses  desaproveitam 124 milhões  do negócio  da informação
Clubes portugueses desaproveitam 124 milhões do negócio da informação
A indústria do futebol não vive só dos jogos. Quer-se moderna, orientada em função do adepto e suportada por múltiplos negócios, incluindo a rentabilização dos dados.
Confiança, o cimento  das Famílias Empresariais
Confiança, o cimento das Famílias Empresariais
Como a falta de confiança destrói valor: um caso real (nomes fictícios).
Bolsa portuguesa está  em máximos de 15 anos
Bolsa portuguesa está em máximos de 15 anos
O PSI, o principal índice da bolsa portuguesa, tem o segundo melhor desempenho entre as principais bolsas europeias este ano, só atrás dos Países Baixos. Galp Energia lidera ganhos.
Mare Nostrum duplicou ativos em seis meses
Mare Nostrum duplicou ativos em seis meses
Investe em ações de empresas com mais de 40 mil milhões de ‘market cap’, já tem 70 milhões sob gestão e deu 15,5% de retorno.
Alívio fiscal para incentivar compra  de carros elétricos
Alívio fiscal para incentivar compra de carros elétricos
As vendas da Audi voltaram a disparar em Portugal. Marca alemã pede mais apoios para as famílias aderirem à mobilidade elétrica.
Madeira aquece dois terços das casas em Portugal
Madeira aquece dois terços das casas em Portugal
É responsável por quase 7% do consumo final da energia, pouco, no quadro geral. Mas é fundamental para aquecer habitações. O desafio é modernizar e ter atenção à poluição.
Portugal liga  o aquecedor em dias frios com renováveis  a brilharem
Portugal liga o aquecedor em dias frios com renováveis a brilharem
Foram dias muitos frios sentidos pelos portugueses. O consumo de eletricidade atingiu um novo máximo por seis vezes. Energias renováveis ajudaram o país a superar janeiro.
Microsoft perde um PIB português  num único dia
Microsoft perde um PIB português num único dia
Bons resultados foram insuficientes. Os investidores penalizaram a gigante tecnológica pelo arrefecimento do crescimento na IA, que continua a consumir cada vez mais investimento. E pode ser um alerta.
Mais
“29 mil camas turísticas chegam.  Existem pessoas de quase todo o mundo interessadas em investir”
“29 mil camas turísticas chegam. Existem pessoas de quase todo o mundo interessadas em investir”
Chegou há três meses com a difícil tarefa de liderar a autarquia que mais pressão turística sofre no país. Luís Vital Alexandre quer o turismo a crescer, mas de mãos dadas com o ambiente. Limite ao número de camas não vai subir, garante o autarca.
Reportagem
Quanto vale a bravura de um touro?
Quanto vale a bravura de um touro?
Criar um touro bravo é uma espécie de laboratório ao ar livre. Durante quatro anos, os ganadeiros observam o temperamento, a morfologia e a forma como reage. Os mais aptos são escolhidos para a reprodução ou entrar em praça. É o chamado “aluguer da bravura”, que pode valer cinco mil euros por animal.
Prazer
Quando saímos à rua que lugar queremos encontrar?
Quando saímos à rua que lugar queremos encontrar?
Arte e espaço público têm na cidade função de agregação social. Mas importa pensá-la. Criticamente e além da teoria. A nova edição “Outdoor Arts Portugal” trilha o caminho das respostas, sugere ações concretas e desafia ideias feitas sobre cultura, cidade e espaço público.
Duas estreias, a mesma missão: ampliar os horizontes da dança
Duas estreias, a mesma missão: ampliar os horizontes da dança
A Companhia Nacional de Bailado estreia, em Portugal, duas coreografias, no âmbito do Ciclo Grandes Mestres. “Symphony in C” e “Sleight of Hand” sobem ao palco do Teatro Camões de 12 a 22 de fevereiro.
Os figurinos que habitam as histórias  de Paula Rego
Os figurinos que habitam as histórias de Paula Rego
Como se conjugam cumplicidades entre mãe e filha com influências dos Mestres da Pintura Antiga? Falamos de Paula Rego e da ‘mise en scène’ que nos convida a entrar nas suas obras através da moda e do vestuário. Sem rede.
O streaming matou a espera? Sim, mas a curiosidade continua cá
O streaming matou a espera? Sim, mas a curiosidade continua cá
á ouviu alguém dizer que as ‘listening parties’ estão de volta? Nem por isso? Olhos bem abertos. Ou melhor, ouvidos atentos ou corre o risco de passar ao lado da mais recente tendência. Espécie de ritual de antecipação e partilha, lembra-nos que a música é uma emoção coletiva.
Lusofonia e Mundo
Angonabeiro faturou  28 milhões em 2025
Angonabeiro faturou 28 milhões em 2025
Com uma forte vocação exportadora, a empresa do Grupo Nabeiro, cujo portefólio vai além das marcas próprias e do setor do café, registou um volume de exportações de cerca de 1,3 milhões de euros.
Patrice Trovoada faz marcha-atrás e retira moção de censura. Segue-se o Orçamento
Patrice Trovoada faz marcha-atrás e retira moção de censura. Segue-se o Orçamento
ADI rasgou moção de censura depois de uma sessão marcada por animosidade e discussões. Intervenção do primeiro-ministro foi interrompida por deputados.
Keir Starmer garante sobrevivência só até maio
Keir Starmer garante sobrevivência só até maio
Dificuldades na frente económica, decorrentes do Brexit e agravadas pelas tarifas impostas por Washington, estão a minar o governo, que enfrenta eleições locais no dia 07 de maio.
Luxemburgo exige que a UE abra vias  de diálogo  com a Rússia
Luxemburgo exige que a UE abra vias de diálogo com a Rússia
O vice-primeiro-ministro do Luxemburgo, Xavier Bettel, explicitou o que há muito dizem alguns analistas: a Europa só será relevante para a paz na Ucrânia se abrir uma via de diálogo com a Rússia.
Economia & Política
Advogados  contra multas por manobras dilatórias. Juízes e magistrados aplaudem medida
Advogados contra multas por manobras dilatórias. Juízes e magistrados aplaudem medida
Governo quer travar atrasos na justiça com multas até mais de 10 mil euros. Bastonário da Ordem dos Advogados está contra proposta e fala em coação. Juízes e magistrados consideram positiva medida para travar manobras dilatórias.
“A proposta do Governo  é positiva e necessária”
“A proposta do Governo é positiva e necessária”
Presidente do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público avalia alterações ao Código do Processo Penal, que apontam soluções para megaprocessos.
“Redução do IVA na restauração teria um impacto imediato  na tesouraria”
“Redução do IVA na restauração teria um impacto imediato na tesouraria”
Vice-presidente da Time Out Market (Lisboa e Porto) defende que a redução do IVA deveria abranger a alimentação, bebidas e vinhos nacionais, reforçando o consumo interno.
Vinhos, azeite, auto e serviços  espreitam ganhos com acordo UE-Índia
Vinhos, azeite, auto e serviços espreitam ganhos com acordo UE-Índia
O país mais populoso do mundo deixa cair tarifas em 96,6% das compras à UE e setores nacionais como o agroalimentar, componentes automóveis e serviços procurarão ganhar quota.
Portugal cresce, mas per  capita a riqueza é menor
Portugal cresce, mas per capita a riqueza é menor
INE deve atualizar números populacionais em linha com a AIMAem breve, o que mostrará como a convergência com a média europeia tem sido sobrestimada devido a uma base populacional mais alta do que realmente se verifica. Nível de vida não passa assim de 80% da UE.
Mais de 60%  das empresas  de construção faturam menos de 20 milhões
Mais de 60% das empresas de construção faturam menos de 20 milhões
Outro dado significativo vai para o facto de apenas 5% das construtoras faturarem mais de 500 milhões por ano. Escassez de mão-de-obra é vista como o grande bloqueio estrutural.
PRR. Falta pagar mais  de dois terços na energia, saúde e mobilidade
PRR. Falta pagar mais de dois terços na energia, saúde e mobilidade
Entre os 21 componentes do PRR, há quatro em que os beneficiários têm mais de 66% do dinheiro por receber: dois na energia (REPowerEU e eficiência energética), a mobilidade sustentável e a Saúde. A reprogramação alivia o calendário, mas ainda é exigente. E motiva alertas.
Ensaio
Sindicalismo com sentido de futuro
Sindicalismo com sentido de futuro
Aemancipação dos trabalhadores será obra dos próprios trabalhadores”, defendia uma resolução sobre os sindicatos do Conselho Central da Aliança Internacional dos Trabalhadores (AIT) redigida por Karl Marx, em 1866.
Conferência
Setor imobiliário aguarda choque fiscal para reduzir custos
Setor imobiliário aguarda choque fiscal para reduzir custos
Pacote de medidas do programa Construir Portugal está em discussão no Parlamento. Destaque é a redução do IVA na construção para 6%.
Governo e Lisboa chamam privados  para responder à crise na habitação
Governo e Lisboa chamam privados para responder à crise na habitação
Resolução passa por desbloquear os constrangimentos que impedem os privados de aumentar a oferta, mas também pela intervenção do Estado no mercado.
Mercado pede agilidade de processos e previsibilidade para investir
Mercado pede agilidade de processos e previsibilidade para investir
Em resposta ao repto para participarem nas soluções para pôr fim à crise habitacional, os agentes do mercado declaram-se prontos, mas pedem que quem governa faça a sua parte: simplifique processos.
Choque processual vai obrigar a reforçar e formar no Estado
Choque processual vai obrigar a reforçar e formar no Estado
Alterar leis e regras obriga a adaptar a máquina do Estado, especialmente para as autarquias. Os agentes do mercado esperam um esforço público.
Última
Apoios à restauração Dissoluções estão em queda. Em que se baseia o Governo?
Apoios à restauração Dissoluções estão em queda. Em que se baseia o Governo?
O restaurante que fechou depois de um fundo imobiliário ter comprado todo o prédio. Ou outro que deitou a toalha ao chão porque não conseguiu lidar com a queda da procura e o aumento dos custos. Não faltam — e nunca faltaram — casos de encerramentos.