Capa
Nº 2300 | 02 Maio 2025

Ver PDF
Disponível para Assinantes
Notícias
Empresas & Finanças
Mais
Reportagem
Prazer
Lusofonia e Mundo
Economia & Política
Ensaio
Conferência
Última

Banca : A Finsolutia lançou uma plataforma “habic”para intermediários de crédito depois de ter já no mercado a “4Sight”, que permite aos bancos automatizarem e simplificarem processos de concessão e gestão de créditos hipotecários.

Energia : A companhia está em negociações com diversas empresas para vender uma fatia de 40% na produção de petróleo no país africano. Investimento no país pode atingir 150 milhões este ano.

Crescimento: Com uma equipa de gestão já estabelecida em território norte-americano, esta região deverá ser responsável por 27% da receita total da tecnológica portuguesa.

Banca : A Guotai Haitong Securities já está a receber manifestações de interesse no banco de investimento português. A gestora de ativos Haitong Asset Management pode ficar de fora do negócio.

Lítio : A mineira admite vender para fora da Europa nos primeiros anos por os projetos previstos para o continente ainda não estarem em operação quando a mina arrancar.

Mafra : Num concelho em que 35% da população tem menos de 30 anos, Mafra quer atrair investimento estrangeiro, dinamizar a atividade empresarial e fidelizar talento.

Ao Jornal Económico, o CEO do Santander Totta, Pedro Castro e Almeida, diz que a descida dos lucros nos primeiros três meses do ano quando comparado com o primeiro trimestre de 2024 é uma “queda natural”. O CEO lembra que “as taxas de juro no ano passado estavam a 4%”.

Turismo a Plano de expansão será feito de forma faseada, com a primeira etapa a arrancar em 2028. Prevê a construção de um hotel e de um segundo parque temático numa área de 14 hectares. Número de visitantes chega aos 650 mil.

Viagens a Companhia lançou campanha para os clientes finais comprarem passagens a prestações em venda direta. “É uma enorme falta de sensibilidade, mas não podemos determinar os comportamentos da TAP”, diz líder da APAVT.

Tecnologia : Preferência clara por chatbots de inteligência artificial retira protagonismo à Google como motor de busca convencional. Indústria da publicidade vê-se forçada a “migrar”.

Logística a Porto de LA terá menos um terço das chegadas na próxima semana e Hapag-Lloyd fala em 30% de cancelamentos na rota China-EUA fruto do protecionismo criado pela política de Trump.

Liderança : Entre os setores do espaço e financeiro há todo um universo que junta inovação, aprendizagens e a colaboração entre os CEO de algumas das empresas mais relevantes do país.

Fecho da bolsa : Economia norte-americana contraiu-se no primeiro trimestre:
o PIB caiu 0,3% e o PCE subiu 3,7%, o ritmo mais rápido desde 2023. Ainda assim, os mercados seguram-se.

Apagão : A CIP - Confederação Empresarial de Portugal está a ouvir os empresários, mas diz que já foram “reportadas elevadas perdas devido à obrigatória interrupção da atividade” causada pelo apagão energético que deixou Portugal às escuras na segunda-feira.

Nuno Cunha Rodrigues : Presidente da Autoridade da Concorrência desde março de 2023, mostrou que a defesa de um mercado competitivo não significa fletir permanentemente os músculos e ter mais olhos do que barriga. O seu perfil meticuloso recolocou a AdC num caminho mais seguro: sem hostilidade às empresas, mas com o dedo no gatilho.

Apagão : Com as grandes superfícies fechadas devido ao corte de energia, as lojas de imigrantes encheram-se de portugueses que queriam comprar rádios a pilhas, lanternas e velas. As mercerias de rua e as pastelarias esgotaram os stocks de legumes, fruta, pão, bolos e água. Algumas lojas até venderam fiado porque os clientes não tinham dinheiro vivo.

Entrevista : O passado não pode ser apagado nem alterado, antes deve ser aceite para se poder seguir em frente. É o que faz a fotógrafa iraniana Newsha Tavakolian na sua primeira exposição em Portugal. Expurga-o. Sempre com os olhos no futuro, pois já são muitos os iranianos “despertos”.

LAAF : De 9 a 17 de maio, a Cordoaria Nacional volta a ser palco de diálogos entre arte contemporânea e arte antiga. Pedro Calapez é o artista convidado, marcando o arranque de um novo conceito na Lisbon Art & Antiques Fair.

Expresso do Oriente : Só o nome deste mítico comboio transporta-nos de imediato para o exotismo, a literatura, o glamour. Eis a sugestão: percorrer Itália sobre carris no La Dolce Vita Orient Express.

Exposição : As obras de Okuna San Miguel celebram a vida, a diversidade e a coabitação harmoniosa entre humanos, mas também animais e todos os seres que brotam da sua imaginação. Para ver na Underdogs, em Lisboa.

Ásia a No poder desde 1965, nada parece conseguir tirar o Partido de Ação Popular de um lugar que nunca partilhou desde a criação do país. O primeiro-ministro já disse que o mundo não está para aventuras. E Singapura também não.

Armamaento : A despesa militar aumentou ao ritmo mais alto desde a Guerra Fria, para um valor recorde.

Eleições : A vitória de Mark Carney no Canadá significou uma derrota para Donald Trump. Com eleições este sábado, a esquerda trabalhista australiana quer fazer o mesmo.

Endividamento : Um aumento de 50% na última década (acima do crescimento do PIB), montantes avultados para refinanciar a juros mais altos e a urgência de investir em agendas transformadoras colocam a dívida global sobre uma pressão renovada, gerando avisos desde o FMIà OCDE.

Contas públicas : A economia nacional tem liderado o esforço de redução da dívida na zona euro, mas é importante manter o caminho, como prova o aumento há 20 anos.

Comércio : Tal como a grande distribuição, o setor automóvel quis explicar a Donald Trump que as tarifas estão a colocar o negócio em perigo. Maiores construtores mundiais estão a rever em baixa as perspetivas de lucros para 2025.

PIB : Primeiro trimestre traz já sinais negativos para os EUA, onde o PIB recuou à boleia da antecipação de importações, enquanto a economia da moeda única surpreendeu pela positiva, crescendo o dobro do esperado.

Justiça : Número de processos que dão entrada anualmente caiu para metade desde 2019 e o total dos que estão por resolver caiu 56% numa década. O problema é que a morosidade se mantém.

Dia do Trabalhador : CGTP e UGT promoveram manifestações. Montenegro fez “São Bento em Família”. Estudo mostra que a escolaridade dos trabalhadores aumentou, mas 25% ganha ainda o salário mínimo.

ISCTE : Estudo também mostra que o poder da elite económica depende mais do contexto institucional do que das dinâmicas globais de capital. JE avança conclusões que o investigador Nuno Palma ajuda a compreender.

O envelhecimento da população portuguesa é um problema sério e é fundamental encontrar soluções estruturais eficazes, transformando o problema numa oportunidade.

Resposta : Mais Estado, menos impostos e burocracia. Passa por aqui a resolução da crise habitacional, mas pede tempo e uma forma diferente, porque é preciso escala.

Habitação : Ex-ministra do PS admite existirem “condições para consensos estruturais” com o PSD, mas avisa que as medidas têm de ser “verdadeiramente para a classe média”.

Reduzir custos e burocracia para construir mais. Estes foram os pedidos dos agentes do mercado para responder à crise habitacional.

Gonçalo Reis assumiu a Presidência da Globalvia Portugal que gere duas concessões rodoviárias, as auto-estradas Beira Interior e Transmontana, no passado dia 1 de abril.