Acampanha lançada pela TAP que permite aos clientes finais comprarem a opção de comprar passagens em três prestações, mas apenas em venda direta e não permitir o mesmo sistema quando o comprador se trata de uma agência de viagens não caiu bem dentro deste setor.
“É uma enorme falta de sensibilidade e tenho pena que assim aconteça, mas não podemos determinar os comportamentos da TAP, apenas podemos dialogar e chegar a bom porto nas nossas negociações”, refere Pedro Costa Ferreira, Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT), à margem da 13ª Feira do Turismo de Macau, que decorreu entre os dias 25 e 27 de abril e onde o JE esteve presente.
Apesar desta situação, Pedro Costa Ferreira assume que existe uma boa relação com a atual administração da TAP, em especial com o presidente, Luís Rodrigues e que esta situação é apenas mais um momento de tensão, entre duas empresas que são as principais fornecedoras de clientes da outra.
“A única coisa que defendemos é a igualdade de oportunidades na venda direta da TAP e na venda através da distribuição. Só assim, é que temos uma verdadeira liberdade de escolha do consumidor”, afirma o presidente da APAVT.
No entanto, Pedro Costa Ferreira assume que só dialogar não basta e que é necessário chegarem-se a conclusões e definições.
“Acho que ficaremos todos piores se não chegarmos a uma conclusão”, salienta, realçando que quando não existe uma uma satisfação na relação, geralmente a consequência é mudar-se de parceiro.
“Naturalmente que não é isso que esperamos que aconteça e tenho a certeza que a TAP também não é isso que pretende”, sublinha, alertando que esse risco existe porque o diálogo pode correr mal.
“Por outro lado, não há propriamente uma mudança de parceiro em Portugal com a TAP, mas não posso dizer que se os agentes de viagem não estiverem satisfeitos, vão comprar o mesmo à TAP, do que se estiverem satisfeitos. Portanto, provavelmente vão olhar para todas as opções de escolha que tiverem, coisa que espero que não aconteça”, refere Pedro Costa Ferreira.
Diferendo com a TAP? “Só defendemos igualdade nas vendas”
Viagens a Companhia lançou campanha para os clientes finais comprarem passagens a prestações em venda direta. “É uma enorme falta de sensibilidade, mas não podemos determinar os comportamentos da TAP”, diz líder da APAVT.
