Capa
Nº 2123 | 10 Dezembro 2021
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Suplementos
Notícias
Especial
Perspetiva
Protagonista
Economia & Política
Mundo
Advisory
Empresas & Mercados
Última
Lisboa ganhou mais um spot com assinatura Olivier. Trata-se do emblemático Restaurante XL que renasce como XXL em versão bistrô chic.
O encerramento de uma fábrica no Nevada leva uma viúva acabada de engrossar as estatísticas do desemprego nos Estados Unidos a vender tudo o que tem para comprar a caravana com que percorre o Oeste em busca de trabalho sazonal que lhe garanta sustento.
A época mais mágica do ano está à porta. Personalidades de diferentes áreas, como da economia, sociedade, política e cultura, revelam o presente que gostariam de receber este Natal e identificam os desafios com que os portugueses se irão deparar em 2022.
Quarenta anos antes de milhões de seguidores correrem a fazer o streaming de cada novo episódio de “Succession” que a HBO disponibiliza na sua plataforma, outra família tão multimilionária quanto disfuncional concentrava famílias à frente de aparelhos de televisão aos quais não raras vezes faltavam cores além do preto e branco.
Se um boss é bom, dois bosses é muito melhor. Se um deles foi um dos mais aclamados (e também mais odiados) presidentes dos Estados Unidos, o outro é uma força da Natureza, enchendo palcos e vendendo discos como pãezinhos quentes - as últimas estimativas apontam para o astronómico número de 120 milhões - desde o final da década de 60 do século passado.
Desde 1828 que as fragrâncias da Guerlain são verdadeiras obras de arte. De geração em geração, a cultura aliada às emoções foi a inspiração para produzir fragrâncias que resistiram ao passar dos anos.
A indústria dos videojogos continua em franco crescimento em valor de mercado e em número de produtos, serviços e jogadores. O sector do gaming faz parte da estratégia de dezenas de empresas tecnológicas e desportivas e, provavelmente, fará parte do sapatinho de muitos portugueses.
Uma das novidades mais surpreendentes deste ano da Rolex é precisamente a que tem a ver com a utilização de materiais que vieram de fora do sistema solar, no caso de meteoritos que caíram na Terra.
A Colecção Privada Domingos Soares Franco voltou a crescer. A José Maria da Fonseca anunciou há poucas semanas duas novidades para completar o portefólio da gama que, segundo as palavras da José Maria da Fonseca (JMF), produtora da Península de Setúbal, “pretende refletir a paixão, o espírito criativo e a dedicação de Domingos Soares Franco”, um verdadeiro mago com provas dadas no mundo português dos vinhos.
O Fundo de Resolução não vai exercer o direito de preferência sobre direitos de conversão de créditos fiscais em ações correspondentes a 1,5% do capital do Novobanco, cujo prazo termina nesta sexta-feira.
Virgílio Lima diz em entrevista que acredita que a Associação Mutualista terá resultados positivos mesmo depois de auditados pela PwC. Admite ainda que tem recebido manifestações de interesse para a Montepio Seguros. Sobre a Fundação Montepio diz que é para manter.
Organização não-governamental apresenta caderno de encargos para as legislativas de 2022, com medidas para combater a criminalidade económico-financeira e aumentar o escrutínio.
Os dados do INE sobre os custos da construção de habitação nova em outubro mostram um crescimento homólogo cada vez maior do indicador.Escassez de mão-de-obra pode tornar-se em oportunidade no médio-prazo, defende o presidente da AICCOPN, Reis Campos.
Estudo traça o perfil de quem pede o processo especial para acordo de pagamento (PEAP) como homem casado em regime de comunhão de bens sem dependentes. Mecanismo ainda é pouco utilizado face às insolvências.
A entidade presidida por José Tavares reconhece alguns méritos no processo, mas considera que o ritmo de progresso continua “muito aquém do esperado” e deixa várias recomendações.
Álvaro Beleza defende um “bloco central de reformas” estruturais para o país e a primazia da economia face às finanças. O responsável da SEDES quer menos carga fiscal do que em Espanha e mais doutorados nas empresas.
Vereador da Câmara de Lisboa ocupa um lugar não elegível, mas isso abre-lhe as portas do Parlamento desde que Jerónimo de Sousa renuncie ao mandato de deputado se deixar de ser secretário-geral.
Ex-presidente da Câmara de Lisboa pode entrar nas listas em trânsito para o eventual futuro executivo. Edite Estrela é escolha mais provável para presidir à Assembleia da República em caso de vitória socialista.
Praticamente todos os apoiantes de Paulo Rangel foram afastados das listas de deputados ou relegados para lugares não elegíveis. Mas escolhas também revelam ascensão de conselheiros como Miranda Sarmento e Tiago Moreira de Sá.
Desde 1991 que a Rússia se sente acossada, muito à custa das investidas da NATO, mas também da União Europeia, sobre o seu território. Mais de 30 anos passados, a Ucrânia não faz parte de nenhum destes agregados, e o Ocidente não fará nada, além das sanções, para defender o país.
Com o Pacífico a concentrar atenções geopolíticas, a distante colónia melanésia já não serve apenas para “tornar a França mais bonita”.
“Numa visão clássica, o investimento em sustentabilidade fica para último. Quem acredita no seu negócio vê que este é um vetor a apostar”, diz fundador da Cavaleiro & Associados.
As praças europeias têm apresentado um desempenho robusto em 2021, mas ficaram “para trás” na corrida aos IPOs.
Têxtil de Alcains, que deixou 243 trabalhadores no desemprego, vai relançar o processo de venda través de negociação particular.
Centro de excelência da empresa financeira global terá novas equipas no próximo ano, nomeadamente de gestão, regulatório e risco de crédito.
Proptech espanhola escolheu Lisboa para a estreia internacional e acredita que o país é muito atrativo para investir devido à segurança dos rendimentos e ao crescimento sustentável do mercado imobiliário.
O banco recebeu oferta pelo malparado da companhia de aviões privados. Créditos retirados baixam valor da “Harvey” para 550 milhões. Deva/Arrow será o comprador.
A elétrica espanhola anuncia que vai reduzir os seus preços a partir de 1 de janeiro. A empresa garante estar atenta ao leilão de energia solar flutuante e deixa críticas ao Governo pelo pouco tempo de consulta pública da nova lei de bases do sistema elétrico.
Conferência promovida pela Microsoft, com o Jornal Económico como media partner, será transmitida online na próxima terça-feira, 14 de dezembro, com o Jornal Económico como media partner.