Skip to main content

Toques no teclado de jogo cronometrados e medidos ao milímetro

A indústria dos videojogos continua em franco crescimento em valor de mercado e em número de produtos, serviços e jogadores. O sector do gaming faz parte da estratégia de dezenas de empresas tecnológicas e desportivas e, provavelmente, fará parte do sapatinho de muitos portugueses.

A indústria dos videojogos continua em franco crescimento em valor de mercado e em número de produtos, serviços e jogadores. O sector do gaming faz parte da estratégia de dezenas de empresas tecnológicas e desportivas e, provavelmente, fará parte do sapatinho de muitos portugueses. Segundo o estudo “Gaming: The next super platform”, da consultora Accenture, este mercado já atingiu os 300 mil milhões de dólares (aproximadamente 265 mil milhões de euros) e os 2,7 mil milhões de gamers em todo o mundo.

Para quem tem um(a) gamer em casa ou quer surpreender algum adepto dos eSports, saiba que chegou esta semana a Portugal o novo teclado mecânico da marca Trust, considerado ultrarrápido e desenhado para que a pessoa se concentre somente no jogo que tem à frente.

Chamado “GXT 863 Mazz”, esta peça de hardware conta com a clássica iluminação em onda arco-íris, que costuma fazer as delícias dos aficionados em videojogos, e interruptores de resposta rápida.

Uma das curiosidades que pode agradar – sobretudo aos jogadores de estratégia e ação - é o facto de estar equipado com uma tecnologia com efeito anti-ghost (“fantasma”), designada N-Key rollover, que evita que os toques não sejam registados. Ou seja, o modo de jogo desativa a tecla Windows para garantir que, caso o jogador toque na tecla acidentalmente, não perde o momento mais emocionante da partida online.

O teclado Trust GXT 863 Mazz permite uma personalização em função das preferências do utilizador, contando com 14 modos de luz diferentes, os switches duram até 50 milhões de toques e regista a entrada mesmo antes de a pessoa ter consciência de que está a pressionar a tecla. A força de atuação mínima é de de 30 g (50 g máximo) e o ponto de atuação é de 2 mm (deslocamento total de 4 mm).
O preço de venda recomendado deste aparelho encontra-se nos 49,99 euros, o que acaba por ser acessível sem ser categorizado “low cost”.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes, faça login ou subscreva o Jornal Económico