Skip to main content

Renegados - Nascidos nos EUA - Sonhos, Mitos, Música - Barack Obama e Bruce Springsteen

Se um boss é bom, dois bosses é muito melhor. Se um deles foi um dos mais aclamados (e também mais odiados) presidentes dos Estados Unidos, o outro é uma força da Natureza, enchendo palcos e vendendo discos como pãezinhos quentes - as últimas estimativas apontam para o astronómico número de 120 milhões - desde o final da década de 60 do século passado.

Se um boss é bom, dois bosses é muito melhor. Se um deles foi um dos mais aclamados (e também mais odiados) presidentes dos Estados Unidos, o outro é uma força da Natureza, enchendo palcos e vendendo discos como pãezinhos quentes - as últimas estimativas apontam para o astronómico número de 120 milhões - desde o final da década de 60 do século passado. Estamos a a falar, é claro, de Barack Obama e de Bruce Springsteen.

Estes dois ícones criaram uma relação especial e num podcast designado ‘Nascidos nos EUA’ e co-produzido pelo Spotify, tiveram conversas de arromba que em boa hora passaram agora para livro, obviamente com o mesmo nome. Este objeto em papel regista, assim, as conversas que Obama e Springsteen iniciaram no referido podcast, e que se tornou o mais ouvido de sempre, a nível global, na plataforma Spotify.

“Durante estas conversas íntimas, partilham histórias exclusivas e considerações acerca da vida, da música e do seu amor pelos Estados Unidos, com todos os desafios e contradições que isso implica”, destaca o texto de apresentação do livro da responsabilidade da editora que o trouxe para Portugal, a Objetiva.

Ao longo de vários dias, o presidente Barack Obama e Bruce Springsteen sentaram-se à conversa. Com origens e experiências de vida muito diferentes, pareciam ter pouco em comum. No entanto, segundo as palavras do presidente Obama nas páginas iniciais desta livro:“Ao longo dos anos, descobrimos que temos uma sensibilidade comum. Sobre o trabalho, sobre a família e sobre os Estados Unidos.

Cada um à sua maneira, eu e o Bruce temos feito uma viagem paralela na tentativa de perceber este país que tanto deu a ambos. Pretendemos contar a história deste povo, procurando uma forma de unir as nossas buscas individuais por sentido, verdade e noção de comunidade com a História dos Estados Unidos”.

O livro chegou ao mercado nacional no passado mês de novembro, portanto, é mesmo uma novidade ‘fresquinha’. Veio em dimensões generosas (23,9cmx27,6cm), num total de 320 páginas, com uma diversidade de textos e de imagens capaz de agradar a diversos perfis de leitores, culminando numa encadernação cartonada.

Num formato de álbum ilustrado, ‘Renegados’ é uma edição que inclui fotografias raras e exclusivas das coleções privadas dos autores, bem como material de arquivo inédito, incluindo algumas letras de músicas manuscritas de Springsteen e discursos anotados de Obama, “oferecendo um retrato envolvente e belissimamente ilustrado de dois forasteiros, um negro e um branco, que ajudaram a escrever a história dos Estados Unidos”, salienta a Editora Objetiva.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes, faça login ou subscreva o Jornal Económico