Lisboa ganhou mais um spot com assinatura Olivier. Trata-se do emblemático Restaurante XL que renasce como XXL em versão bistrô chic.
O XXL adota, na carta elaborada por Olivier, sabores tradicionais, mas também vários originais desenvolvidos pelo autor de conceitos como o Yakuza by Olivier – que este ano somou às quatro unidades nacionais uma abertura de grande sucesso em Paris –, e o Seen no rooftop do hotel Tivoli. É só e mais nada o 19º restaurante de Olivier em quatro países.
“No emblemático restaurante situado frente à Assembleia da República, ‘tomou’ posse o novo ‘governo’ do XL, tornado XXL”, refere um comunicado do grupo Olivier.
Portanto quem almoçar por ali corre o risco de se cruzar com alguns dos deputados da nação. O grupo Olivier assumiu assim a gestão do espaço criado por Vasco Gallego em 1994. O XL fechou na altura do primeiro confinamento — ainda em 2020 — e não voltou a abrir.
A carta do XXL mantém os soufflés e bifes que marcaram uma geração, mas adapta ofertas gastronómicas com o twist de Olivier da Costa. É uma cozinha mediterrânea com toques de cozinha francesa — a escola de Olivier. Na carta destaca-se o Croquete de Rabo de Boi, o Bife XXL, o Bife Café Paris e o Bitoque de Lagosta.
Para os vegetarianos, a carta oferece o ratatouille de pimentos, beringela e courgette com queijo feta; e a salada de beterraba com mel, mostarda e crocante de avelã.
Na sobremesa destaca-se o éclair.
A cozinha só encerra à meia-noite e meia e está aberto desde as 19h30. Mesmo a tempo da happy hour! “No XXL, o voto é livre, e, entre sabores conservadores ou liberais, cada um tomará o partido que quiser”, graceja o Grupo Olivier.
Na decoração, e a fazer jus ao nome, deparamo-nos com um elefante gigante de madeira, tamanho XXL, que pesa 400 quilos.
O preço médio ronda os 30 euros a e 50 euros.
Este novo restaurante surge depois de abrir um novo Savage que funcionava apenas em modo delivery e que ganhou em novembro um espaço físico. Depois de ter aberto o Yakuza do Porto, no Algarve, em Paris e um novo Yakuza renovado nem uma pandemia trava Olivier da Costa!
“É uma imensa responsabilidade suceder ao Vasco e recriar a dinâmica e o glamour que o XL teve nos anos 90, mas agora com a energia e a criatividade que o Grupo Olivier desenvolveu ao longo do século XXI”, afirma Olivier em comunicado.