Capa
Nº 1994 | 21 Junho 2019

Ver PDF
Disponível para Assinantes
Suplementos
Notícias
Perspetiva
Primeira Mão
Economia & Política
Mundo
Empresas
Mercados & Finanças
Advisory
Imobiliário
Universidades & Emprego
Desporto
Última

Novos nomes de testemunhas contra CGD, BCP e Novo Banco, que estão em tribunal a tentar recuperar quase mil milhões, juntam-se ao de Constâncio.

Plano Nacional de Atividades da Inspeção Tributária e Aduaneira também quer apertar cerco a fraudes na venda de casas, construção, restauração, hotelaria e transporte de passageiros em veículos ligeiros.

A Autoridade Tributária (AT) assegura que vai continuar o “combate sem tréguas” à fuga ao IVA e que o desvio deste imposto, o chamado gap do IVA vai continuar a diminuir através de estratégias de promoção e apoio ao cumprimento voluntário em complemento das estratégias de combate à fraude e evasão.

Vários “pesos-pesados” sociais-democratas já disseram adeus ao Parlamento a três meses e meio das legislativas. Maioria sai em desacordo com a direção. Rio aproveita para reunir “fiéis” na bancada.

Montenegro, Soares e Morgado cumprem pacto de silêncio até outubro. Enquanto isso, afiam-se facas para outubro e novos críticos revelam-se.

Desigualdades, alterações climáticas, demografia e sociedade digital são os quatro eixos do programa eleitoral do PS que já está a ser preenchido com medidas concretas. Será apresentado a 20 de julho.

Militares portugueses na República Centro-Africana ficaram abalados com acidente que levou à dupla amputação de Aliu Camará, um jovem comando de 23 anos. Situações perigosas têm sido constantes.

Líderes dos países da moeda única reúnem-se esta sexta-feira em Bruxelas. Apesar dos ligeiros progressos nas negociações para um orçamento comum, função de estabilização continua a ser uma carta fora do baralho.

Principais famílias políticas do Parlamento Europeu são melhores a afastar alternativas do que a encontrar soluções. Manfred Weber estará excluído.

Conflito entre a Casa Branca e o regime iraniano tem todos os ingredientes para correr mal para o mundo inteiro. Sem ser um palco definitivo, a próxima cimeira do G20, em Osaka, pode trazer alguma luz a tão opaca relação.

Por muito especial que a região administrativa seja, o regime de Pequim está interessado em mostrar que o território faz mesmo parte da China. O assunto é considerado interno – e, por essa mesma razão, não passível de debate ao nível da cimeira do G20.

Há três anos, a Gulbenkian discutiu novo rumo a dar à Partex. Mas só agora surgiu o preço certo.

À margem da divulgação da venda da Partex à tailandesa PTTEP, Isabel Mota falou ao JE e admitiu que o preço foi superior ao previsto.

‘Contact Center’ de origem francesa está em Portugal desde 2015, onde já investiu quatro milhões em dois escritórios. Faturou 26,7 milhões em 2018. Daqui a três anos espera empregar três mil pessoas no país.

Norte-americanos do KKR colocaram à venda posição maioritária no grupo francês. BlackRock e Eurazeo já lançaram propostas.

A InnoWave é uma tecnológica portuguesa com negócios dispersos pelo mundo. O mercado nacional representa 35% da faturação total, que deverá atingir os 28 milhões de euros no final deste ano.

O ministro da Defesa, João Gomes Cravinho, disse ao Jornal Económico que abordou com o vice-presidente da Boeing, Marc Allen, no Paris Air Show, os projetos norte-americanos para as fábricas alentejanas.”Querem mais 500 engenheiros”, diz.

A utilização da garantia mútua terá permitido às empresas portuguesas poupanças de encargos financeiros de cerca de 186 milhões entre 2011 e 2016.

Principais bancos centrais sinalizaram novamente uma política monetária expansionista, o que teve efeitos na rentabilidade das obrigações.

Novo governo PS representaria estabilidade da política orçamental para os mercados, diz analista da BlackRock, a maior gestora de ativos do mundo. Fraco investimento público “é um risco” económico.

BlackRock aconselha investidores a continuarem ‘overweight’ nos próximos 18 meses. Em 2021,
a economia mundial deverá entrar em recessão.

Já não há muitas dúvidas que a maior reforma legislativa do Governo não se vai concretizar
até o fim da legislatura. A COFMA quer chamar várias entidades mas o calendário é apertado.

A operação de venda da Seguradoras Unidas está na reta da meta. A Ageas terá a melhor proposta, mas ainda não está escolhido o vencedor.

Luísa Augusto, associate director da Accenture Technology, explica como a tendência “Secure Us to Secure Me” é uma das tendências tecnológicas que as organizações devem considerar para serem bem-sucedidas.

O construtor sul africano diz que veio para ficar em Portugal, e apesar
do seu foco atual estar em Lisboa, já tem o Porto e o Algarve no horizonte.

O “Android Training Program” envolve cinco universidades e politécnicos, pretende formar 3.000 portugueses até final de 2019 e prepara novos conteúdos. A oferta da Google não termina aqui.

Lenda da NBA defende que o futuro da prova de basquetebol mais mediática do mundo passa pela inclusão de mais equipas estrangeiras. Comentador português dúvida: “Incluir equipas de outros continentes implicaria um desafio logístico gigantesco”.

Terrenos não estavam incluídos em nenhuma carteira de malparado do Novo Banco.

O ex-Presidente da República António Ramalho Eanes vai falar sobre “Portugal: As Crises e o Futuro”

O ‘Interior como oportunidade para a Inovação’ será o tema da segunda conferência do Ciclo Portugal Inteiro

Correções fiscais em relação aos valores declarados pelos contribuintes resultam de combate à fraude e evasão fiscal e aduaneira.