Skip to main content

Garantia Mútua promoveu 3,8 mil milhões de investimento

A utilização da garantia mútua terá permitido às empresas portuguesas poupanças de encargos financeiros de cerca de 186 milhões entre 2011 e 2016.

O investimento total das empresas, decorrente da utilização de garantia mútua entre 2011 e 2016, foi da ordem dos 3,8 mil milhões de euros, dos quais 1,7 mil milhões terão correspondido a investimento tangível adicional. Constata-se assim que as empresas utilizadoras de garantia mútua aumentam a sua taxa de investimento total em 7,5 pontos percentuais (p.p.). A conclusão consta de um relatório que analisa o impacto económico do Sistema Português de Garantia mútua no período 2011-2016. Nesse período, o sistema emitiu cerca de 125 mil novas garantias mútuas num montante total de 6,3 mil milhões de euros.
O estudo foi desenvolvido pelo Centro de Estudos de Gestão e Economia Aplicada da Católica Porto para a Sociedade Portuguesa de Garantia Mútua (SPGM) – intitulado “Garantia Mútua em Portugal: Adicionalidade Económica e Financeira 2011-2016”, e apresentado esta semana no Porto.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes, faça login ou subscreva o Jornal Económico