Capa
Nº 2355 | 19 Junho 2026
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Notícias
Empresas & Finanças
Mais
Reportagem
Prazer
Almoço Com...
Lusofonia e Mundo
Economia & Política
Ensaio
Conferência
Última
Falta vender 21% das 336 unidades do empreendimento de luxo no Algarve. Portugueses são 80% dos compradores,
Não acontecia há 11 anos. Na quinta-feira, os títulos do BCP fecharam três cêntimos acima do patamar de um euro. A capitalização bolsista chegou aos 15,1 mil milhões. Longe vão os tempos de Jardim Gonçalves em que “a linha da vida” eram 10 mil milhões.
As contas são de Paulo Macedo, CEO da CGD, justificadas com a aplicação dos múltiplos do Novobanco e do BCP ao banco do Estado.
A Goparity, que liga pequenos investidores a projetos com impacto ambiental e social, prepara um novo capítulo: a entrada no financiamento através de capital (equity), após a aquisição de uma concorrente espanhola, com rondas de 300 mil a um milhão de euros.
Dois últimos edifícios do Mirear terão 182 apartamentos, com preços que variam entre 395 mil e dois milhões de euros.
É uma parceria entre a Fortitude Capital, o BTG Pactual e o Grupo JHSF, dono da marca. Vai juntar hotelaria e ‘branded residence’. A abertura está prevista para 2028.
Entre Barcelos e Nova Jérsia (berço do estádio que vai receber a final do Mundial), distam mais de 5.300 quilómetros mas por estes dias, estão mais próximas do que nunca.
O setor afirma-se como um dos principais motores da economia nacional. Porém, o desafio passa por reforçar a competitividade, reduzir custos de contexto e aumentar a produção nacional e as exportações.
A Euronext lançou o IPOgo para reduzir a burocracia e os custos que afastam as pequenas e médias empresas europeias dos mercados de capitais.
A estreia histórica da SpaceX em bolsa tem dominado as atenções nos mercados, num contexto de recuperação das bolsas europeias
e de novos máximos nos EUA.
A portuguesa Fastfiber e o fundo da Vauban Infrastructure – gestora de fundos de investimento francesa, subsidiária do grupo Natixis que pertence ao BPCE (donos do Novobanco) – avançam com ofertas vinculativas.
Neutralidade carbónica na produção da cervejeira será atingida até 2030. Na empresa de Vialonga, a descarbonização começou em 2017, soma 135 milhões e acaba de dar mais um passo.
O fulgor de 2025 esbateu-se. Ouro, prata, alumínio desvalorizam desde o início do ano. Só o cobre consegue valorizar-se. Os metais estão à mercê da economia e do dólar, como antes.
É uma velha máxima do futebol mundial que também se aplica aos equipamentos desportivos. Mas há uma relação de 75 anos (e de 50 milhões de euros) que está prestes a terminar.
Há mais de 30 anos que Portugal armazenou 200 toneladas de concentrado de urânio após fecho de mina. Executivo de António Costa quis vender, mas nunca aconteceu. Apesar de não apostar no nuclear, Governo quer reserva para “salvaguardar opções futuras”.
Fundado em 1996 por Miguel Saraiva, o ateliê Saraiva e Associados (S+A) tem projetos na Europa, África, Ásia e América. Fatura 15 milhões de euros e emprega 150 profissionais. Da Infinity Tower em Lisboa ao Forte Bank no Cazaquistão soma projetos em 30 países. As grandes empresas e fundos de investimento continuam a bater à porta do maior ateliê português.
As “pinturas no céu” de Cai Guo-Qiang vão unir as margens do Douro, a convite do Babell, o evento literário que transformará o Porto
numa cidade-livro de 24 a 29 de junho. O multipremiado artista tem criado explosões poéticas por todo o mundo. A 27 de junho, apresenta
pela primeira vez em Portugal as suas quimeras. Voamos com elas?
Agosto ainda não se anunciou, mas isso não impede o lembrete. De 31 de julho a 9 de agosto, a fusão e as vanguardas nova-iorquinas aterram no Anfiteatro ao Ar Livre da Fundação Gulbenkian, em Lisboa.
Se a literatura contemporânea tivesse um mapa seria o da diversidade de línguas, geografias e, claro, sensibilidades criativas. No Porto, nomes maiores da letras mundiais e nacionais vão lembrar isso mesmo. Que a cultura é uma janela aberta à imaginação e ao mundo. Ao seu pluralismo e complexidade.
Um curioso que gosta de pessoas e de observar. O físico Paulo Pereira da Silva está há 31 anos à frente da Renova, inventou o papel higiénico preto e está hoje muito entusiasmado com as possibilidades trazidas pelas novas tecnologias. Católico convicto, não vê qualquer conflito entre a ciência e a religião, antes pelo contrário.
Numa conversa onde a ausência de Israel é uma novidade muito preocupante, Donald Trump tem um tempo limitado a novembro, mas o Irão tem todo o tempo do mundo. Ou quase.
Estão 120 petroleiros prontos para zarpar com 165 milhões de barris para inundar o mercado global de crude, em conjunto com 10 mil poços. Petróleo afundou 30% este mês.
A cimeira do G7, que teve lugar esta semana em França, foi palco de novas iniciativas das sete maiores economias ocidentais (e seus aliados) assumidas como de confrontação com o poder crescente da China.
Numa conversa onde a ausência de Israel é uma novidade muito preocupante, Donald Trump tem um tempo limitado a novembro, mas o Irão tem todo o tempo do mundo. Ou quase.
Estão 120 petroleiros prontos para zarpar com 165 milhões de barris para inundar o mercado global de crude, em conjunto com 10 mil poços. Petróleo afundou 30% este mês.
A Príncipe Collection, do grupo HBD, cresceu e conta agora com cinco hotéis. Acaba de reabrir o Hotel Belo Monte, o único da ilha situado no topo de uma colina.
Depois de derrubar o MpD nas eleições de maio, o PAICV regressa ao poder com 15 ministros e três secretários de Estado. Reforma doEstado e maior justiça fiscal entre as prioridades.
O número de especialistas femininas a trabalhar em Tecnologias de Informação e Comunicação é hoje o dobro do que há sete anos. Portugal é o 8.º país com maior proporção de mulheres na UE. Mas é o 2.º pior quando se compara o emprego de diplomadas na área.
Sem viabilização garantida, a proposta já começou a ser debatida pelos deputados. Chega dará ‘luz verde’ mediante condições como mais férias e fim das subvenções vitalícias. PSD diz que a proposta será aprovada nesta sexta-feira, mas Ventura não dá certezas.
A economia azul está a ganhar relevância, mas continua travada devido ao financiamento desajustado às startups e projetos intermédios,
à fragmentação regulatória e falta de competências para execução.
Portugal tem forte potencial na economia do mar. Um estudo em curso procura identificar quais os bloqueios e acelerar a competitividade do setor.
Depois de nove meses de negociações falhadas, a proposta laboral mantém várias medidas que motivaram a rejeição da UGT.
Mercado dava como certo que os juros não mexeriam, mas não esperava mudanças tão profundas na comunicação logo no arranque. Porta fica aberta a mexidas no objetivo do banco central e outras alterações virão, garantiu Warsh.
Coimbra School of Management nasce com nova abordagem à formação e oferta para preparar para desafios da economia e sociedade.
Jataí Blue quer transformar investigação em negócio e fomentar a ligação entre os dois lados do Atlântico. A ambição é acelerar projetos e criar novas empresas ligadas ao mar.
Em dezembro de 1972, Richard Nixon ordenou uma campanha de bombardeamentos maciços sobre Hanói e Haiphong. Durante onze dias, os Estados Unidos procuraram convencer o Vietname do Norte de que a continuação da guerra seria mais dolorosa do que a negociação. Poucas semanas depois, os norte-vietnamitas regressaram à mesa das negociações e os Acordos de Paris foram assinados. Em Washington falou-se de sucesso diplomático. Em Saigão falou-se de paz com honra. Em Hanói falou-se de resistência vitoriosa. Três anos mais tarde, Saigão caía.
João Filipe Torneiro, Executive Director da DEC Portugal, defendeu o valor da IA em complemento à criação de confiança: “Experiência do consumidor está no centro”.
Manuela Doutel Haghighi, responsável da Microsoft, falou de erros comuns na adoção de tecnologia por parte das empresas.
O que é Petronect? Nada mais que o portal de compras da Petrobras, que, no ano passado, transacionou 50 mil milhões de dólares, o valor de face dos contratos do portal.
Dennis Wakabayashi, fundador da Global CX Alliance, destacou a importância de conseguir medir de forma fidedigna a perceção das pessoas quanto às marcas.
Tudo parece estar por fazer quando dois milhões de pessoas estão em risco de pobreza ou de exclusão social no país, das quais 322 mil são crianças e adolescentes.