Skip to main content

Goparity prepara entrada em startups com rondas até 1 milhão

A Goparity, que liga pequenos investidores a projetos com impacto ambiental e social, prepara um novo capítulo: a entrada no financiamento através de capital (equity), após a aquisição de uma concorrente espanhola, com rondas de 300 mil a um milhão de euros.

Durante a apresentação Blue Finance Pitch, no Oeiras Bluetech Ocean Forum 2026, Francisco Silva, representante da Goparity, destacou o percurso de crescimento da empresa, sublinhando a aceleração registada a partir de 2020. “O nosso objetivo é democratizar o acesso ao investimento sustentável, permitindo que qualquer cidadão possa participar no financiamento de projetos com impacto real”, afirmou.
A plataforma tem centrado a sua atividade na concessão de empréstimos conectando investidores individuais a pequenas e médias empresas com projetos já em operação. Entre as áreas prioritárias de investimento destacam-se a economia azul, verde e social, bem como sistemas híbridos que cruzam diferentes dimensões de sustentabilidade. Entre os exemplos mais recentes de financiamento está a empresa portuguesa Seaforester, que recebeu um empréstimo de cerca de meio milhão de euros para expandir as suas atividades de restauração marinha.
A empresa dedica-se à monitorização de carbono e recuperação de ecossistemas oceânicos. Outro caso relevante é o da Valciano, um dos maiores parceiros da plataforma, que já beneficiou de mais de quatro milhões de euros em financiamento. A britânica Exacotec surge também como exemplo de inovação apoiada, desenvolvendo soluções tecnológicas para reduzir a mortalidade na produção agrícola. TC

Este conteúdo é exclusivo para assinantes, faça login ou subscreva o Jornal Económico