Capa
Nº 2313 | 01 Agosto 2025

Ver PDF
Disponível para Assinantes
Suplementos
Notícias
Empresas & Finanças
Mais
Prazer
Análise
Lusofonia e Mundo
Mercado e Negócios
Economia & Política
Ensaio
Última

Mais de 80% das viagens já são compradas por via digital, mas a empresa quer reforçar esta aposta. E quer também um novo recorde de 12 milhões de passageiros. “Crescemos 18% no semestre, queremos manter o foco”, diz o novo diretor-geral.

O foco do mercado voltou-se para a ‘Earnings Season’ das tecnológicas, em concreto da Microsoft e da Meta.

A farmacêutica dinamarquesa reduziu a sua perspetiva de crescimento de vendas para 8%-14% e a subida do lucro operacional para 10%-16%

O foco do mercado voltou-se para a ‘Earnings Season’ das tecnológicas, em concreto da Microsoft e da Meta.

São mais mil milhões de euros e, sobretudo, a garantia de que as empresas e projetos em territórios de baixa densidade poderão ver 40% do montante adiantado, sem custos ou complicações, garante Castro Almeida.

A EDP já se valorizou mais de 30% desde a quebra abrupta de fevereiro. Miguel Stilwell d’Andrade diz que é preciso olhar para lá do curto prazo. E reviu em alta estimativas para o ano.

From rags to riches to ragsin three generations”Provérbio chinês que descreve o ciclo de vida da empresa familiar

A Alnylam desenvolveu uma tecnologia disruptiva, que silencia genes e é solução para doenças raras. Tem uma ligação direta a Portugal pelo tratamento da doença dos pezinhos. E este ano tem um marco importante: pela primeira vez, vai ter uma operação positiva. A crescer.

Promotora portuguesa acredita que o aço pode ajudar a resolver o problema da habitação, cortando custos. Está a comercializar o primeiro projeto, com um milhão de investimento.

Os cinco maiores bancos registam no primeiro semestre um lucro de 2,6 mil milhões em linha com o obtido pelos mesmos bancos no primeiro semestre de 2024, tendo em conta a estimativa do JE para os lucros do Santander Portugal que apresenta hoje as suas contas.

Negócio inclui a carteira de crédito ao consumo da Unicre, a marca Unibanco e outros ativos e passivos associados à unidade de negócio de crédito.

Edição para fãs? Seguramente. Mas não só. Os escritos reunidos neste livro ajudam a decifrar o homem que criou o agente secreto mais cinematográfico de todos os tempos e desenhou planos mirabolantes ao serviço da Marinha inglesa.

Entre regressos e estreias absolutas, a temporada 2025-26 da Companhia Nacional de Dança equilibra a experimentação e a novidade com revisitações do seu valioso património. Do Teatro Camões para o país.

Não é mais um episódio de “Star Wars” que está a caminho, mas sim o Museu de Arte Narrativa que o realizador americano George Lucas está a construir em Los Angeles. Abre em 2026.

A criação de um quadro regulatório específico, com regras claras, partilha de infraestruturas e processos simplificados de licenciamento reduz a incerteza e o risco para investidores e promotores de projetos.

Luanda retoma a rotina após três dias de greve, tumultos e mais de 1.200 detenções

Marcelo Rebelo de Sousa e João Lourenço defenderam a ligação dos dois continentes na 8ª edição do EurAfrican Forum.

Governo são-tomense aprovou a adesão do país à organização constituída por 56 países. Moçambique faz parte do grupo desde 1995 e Angola já declarou vontade de aderir.

O Canadá ainda não conseguiu fechar as negociações para um acordo comercial com os EUA:o seu recente posicionamento face a Israel está a bloquear o entendimento.

Nova sociedade angolana nasceu da fusão entre a LEAD Advogados e a ASP Advogados e está ancorada na rede VdA Legal Partners.

Nasceu em Leça da Palmeira, doutorou-se em Harvard, deu aulas em Princeton e na Columbia e hoje é professor na London School of Economics. Académico e inteletual, exigente e interventivo, há muito que pede um ciclo de reformas capaz de dar força à economia e ao país. Há dias esteve no círculo Eça de Queiroz, em Lisboa, onde procurou, em traços largos e bem fundamentados, explicar o mundo que enfrentamos.

A incerteza foi a principal constante desde 1 de abril, quando Trump chocou o mundo ao abanar as bases do comércio livre. Apenas oito acordos atingidos desde então e uma série de ameaças deixam muitas questões por responder esta sexta-feira. E outras ficarão sem resposta.

Unidade Técnica propôs subida do IVA na restauração para 23%. A associação do setor opõe-se e alerta: medida ameaça “milhares de empregos”. Reclama medidas para alívio da carga fiscal e custos.

Presidente da Fed antecipa uma reunião de setembro “animada”, mas mostra-se preparado para manter os juros elevados, desafiando mais uma vez a vontade de Donald Trump.

Agência para a Reforma Tecnológica (ARTE) terá um novo cargo, cuja principal missão é facilitar a vida aos cidadãos e empresas na entrega de documentos.

Até junho, as contas públicas fecharam com um excendente orçamental à boleia da receita fiscal. Uma melhoria de quase 4,7 mil milhões face ao mesmo período do ano anterior.

Eleita presidente da Iniciativa Liberal há duas semanas, Mariana Leitão quer continuar a “desafiar o sistema” para garantir “as reformas suficientes para fazer o país avançar nas várias áreas”.

Um dos mais importantes juristas portugueses fez um discurso marcante nas celebrações dos 50 anos do 25 de Abril. Toma o pulso à relação entre a Justiça e as perceções, que o populismo cavalga sem freio.

José Cardoso Botelho é o CEO da Vanguard Properties, grupo de promoção imobiliária que fundou com Claude Berda.