Capa
Nº 2246 | 19 Abril 2024
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Notícias
Mercados
Empresas & Finanças
Perspetiva
Primeira Mão
Economia & Política
Advisory
Universidades & Emprego
Ensaio
Última
Títulos do BCP valorizaram quase 6% na bolsa, com o volume de transações a aumentar 85%, quando foi referido que o payout ia ser de 50% ou superior.
Há analistas a prever que o barril de petróleo atinja os 100 dólares com o escalar da tensão no Médio Oriente, mas há vários factores a impedir um agravamento, incluindo o cartel OPEP, aChina compradora e as eleições nos EUA.
Fecho da semana: Os índices dos Estados Unidos registam terceira semana consecutiva de perdas, penalizados pela subida dos rendimentos do tesouro e pelos resultados mais fracos da banca.
Mozamil Afzal. O Chief Investment Officer do banco de investimento EFGveio a Lisboa para um briefing a clientes e potenciais clientes sobre as linhas que vão marcar o ano de 2024. Mas depois esteve à conversa com o Jornal Económico, abordando as perspectivas para os mercados, os eventuais entraves ao corte das taxas de juro pelo BCEprevisto para Junho e até sobre o IPOdo Novobanco que, a suceder em breve, virá numa altura boa.
Turismo: Aumento das unidades hoteleiras permite que o número de quartos da AHM passe dos 600 para os três mil. “Cada vez mais Portugal está no mapa das grandes operadoras”, diz CEO do grupo.
Será que Portugal não poderia ser também um ‘hub’ de financiamento sustentável
na Europa? Será que não conseguimos ter uma ambição maior
do que apenas gerir
os dinheiros do PRR?
Negócio: O fundo do banco brasileiro comprou o The Oitavos. AGreen Jacket e a Squareview, de Luís Horta e Costa, são os gestores do projeto,
Banca: É já tradição que os processos de autorização de aquisição de bancos na zona euro são muito demorados. Pedidos de mais informação por parte do supervisor, que tarda em chegar, ajudam a explicar.
Banca: O regulador apertou as regras das maturidades dos créditos à habitação em 2022, limites que estão a ser respeitados na sua generalidade. Mas há uma percentagem de clientes que consegue contrair empréstimos com prazos superiores aos definidos.
Autoestradas: As ofertas não vinculativas para a concessionária portuguesa de auto-estradas Auto-Estradas do Douro Litoral (AEDL) deverão ser apresentadas a 10 de maio
As reuniões entre o Governo e as estruturas sindicais com impacto no atual orçamento já começaram, com destaque para os professores, que devem recuperar 20 por cento do tempo de serviço em atraso, e dos polícias, que exigem, já, com retroativos a 2023, o mesmo subsídio de risco antes atribuído à Polícia Judiciária. Oficiais de Justiça mantêm as greves.
Paulo Santos: Presidente Associação Sócio-Profissional da Polícia (ASPP/PSP)avisa que as negociações com Governo, agendadas para segunda-feira, têm de culminar na equidade de tratamento entre a PJ e as restantes forças de segurança.
Júlia Azevedo: Presidente do Sindicato Independente de Professores e Educadores quer acordo assinado no imediato e diz ter encontrado “abertura” da equipa da Educação para resolver a questão nos próximos 60 dias. SIPEdefende recuperação em quatro anos, à média de 25%.
Exportações: O sector bateu um novo recorde: pesa já 17% no total das exportações nacionais. Mas as guerras e os juros aconselham a alguma contenção. É preciso esperar pela confirmação no trimestre.
Numa democracia que tem tudo de grande e de imperfeita, o atual primeiro-ministro quer elevar o país a terceira potência económica global. Para isso, mantém-se desalinhado com os Estados Unidos e suporta entendimentos pouco claros - e desentendimentos pontuais - com a China e com a Rússia. Uma estratégia de risco.
José Couto, presidente da AFIA a Num contexto mundial onde a ‘ordem’ é ditada pelos grandes conglomerados, a pouquíssima percentagem de empresas que, no caso português, não são PME é um fator negativo que importa alterar. O apoio a essa movimentação é uma das maiores ‘reivindicações’ do sector. Talvez por via do Banco de Fomento.
Perspetivas: A economia global permanece resiliente, com um crescimento revisto em alta pelo FMI e uma inflação a abrandar quase tão rapidamente como subiu. Mas o processo desinflacionista pode ser o que mais tempo demorará por causa de tensões geopolíticas.
Ana Rita Paínho: A Sérvulo & Associados anunciou, no início de março, a integração do direito espacial no seu leque de serviços. Ao JE, a sócia responsável pela nova área de prática justificou a aposta do escritório neste sector, que se encontra tradicionalmente dependente da área de IP e TMT.
Formação/Investigação: Projeto é apresentado esta segunda-feira, conta com o apoio do Santander Universidades e visa potenciar o papel das finanças na criação de um mundo mais sustentável.
É numa teia complexa de corrida à tecno-logia e afirmação nacionalista que o
raid Portugal/Macau ocorre, mobilizando
o povo português, a quem Sarmento Beires agradecerá inúmeras vezes nos seus livros
Saúde: Jornal Económico organiza pequeno-almoço executivo dedicado ao sector farmacêutico. Impactos da tecnologia e da inovação na estratégia e negócio das empresas serão tema forte do debate.