Skip to main content
Autor
Sofia Santos
Sofia Santos
Sustainability Champion in Chief @Systemic e professora de finanças no ISEG
Notícias
O dever de cuidar dos outros
Escrevo este artigo de um dos mais belos locais do mundo (para mim), num contexto de privilégio imenso por poder passar estes dias a reforçar a alma e o espírito em sessões inspiradoras que associam arte, beleza e valores com sustentabilidade, ação e compromissos.
Taxonomia verde vs. de adaptação
Na Europa desenvolveu-se a chamada taxonomia verde, que identifica os critérios científicos que devem verificar-se para que uma certa atividade seja considerada como alinhada com a descarbonização em 2050, i.e., para que seja considerada verde. Os bancos têm já, em 2024, de reportar a percentagem de empréstimos “verdes” que concederam às grandes empresas, tendo as empresas cotadas em bolsa de reportar, em 2024, o seu alinhamento com a taxonomia, ou seja, de que forma estão alinhadas com a necessidade de serem neutras em carbono em 2050.
E em Portugal, quanto pode baixar o PIB devido a desastres climáticos?
Em Portugal, a campanha eleitoral para o Parlamento Europeu parece ser o foco de todos os políticos. Infelizmente, os temas debatidos estão longe de ser os temas estruturantes da economia portuguesa. Aliás, esses parecem ter sido cada vez mais esquecidos... e daqui a uns dez ou 15 anos quem cá estiver “que pague a fatura”.
Ajuda climática no contexto do colonialismo
A ajuda às ex-colónias portuguesas pode ser feita de muitas maneiras, uma delas é ter uma política de desenvolvimento ativa em temas emergentes e relevantes para esses países. Coisa que Portugal não tem, ao contrário da França e Inglaterra que, através das suas agências de desenvolvimento, conseguem ter uma presença e utilidade significativas nas suas ex-colónias.
A banca e o clima no mundo
Será que Portugal não poderia ser também um ‘hub’ de financiamento sustentável na Europa? Será que não conseguimos ter uma ambição maior do que apenas gerir os dinheiros do PRR?
Não digam que não avisei!
Comunicar as práticas de gestão sustentável vai ser cada vez um tema mais específico, que requer formação e conhecimento técnico
Ver mais
Aguarde