Autor
Notícias
Depois de várias tentativas de venda desde 2016, a comissão liquidatária conseguiu concluir a alienação do Banco Banif Brasil. A instituição financeira vai passar oficialmente para as mãos do brasileiro Banco Master.
A atividade e o próprio processo de liquidação do Banif estavam em risco por falta de dinheiro. Mas agora, com a aprovação e transferência de um crédito fiscal de 53,6 milhões de euros pelo Fisco, a comissão liquidatária do banco ganha novo fôlego para continuar a sua missão de tentar restituir parte das poupanças dos credores.
Os bancos estão a tentar captar novos clientes, oferecendo vouchers e isenção nas comissões de manutenção para quem abrir conta, mas também a suportarem os custos nas transferências de crédito e a darem spreads zero nos créditos da casa. O sector admite o aumento da concorrência, mas afasta que se estejam a assumir demasiados riscos.
Dados desencorajadores e perspetivas pessimistas sobre a economia mantêm os mercados acionistas europeus sob pressão, numa altura em que o foco também se vira para o encontro do Banco Central Europeu em Sintra. Se as subidas das taxas de juro vão continuar a seguir ao verão será chave na discussão entre os responsáveis de topo dos bancos centrais mundiais.
Os dados da inflação, na Zona Euro e nos EUA, vão marcar as expectativas dos investidores e fazer-se sentir nas negociações tanto em Wall Street como nas principais bolsas europeias. Sintra volta a receber o Fórum do BCE esta semana.
O banco quer antecipar o fim do mecanismo de capital contingente. Para isso, pode ter de retirar créditos polémicos deste veículo, mas também ceder nos litígios contra o Fundo de Resolução.
Ver mais
