Skip to main content

Católica-Lisbon lança centro de finanças sustentáveis para apoiar pessoas e empresas

Formação/Investigação: Projeto é apresentado esta segunda-feira, conta com o apoio do Santander Universidades e visa potenciar o papel das finanças na criação de um mundo mais sustentável.

De portas abertas a todos. Com este cunho inclusivo e centrado na sociedade nasce na Católica Lisbon School of Business and Economics (Católica-Lisbon) um centro de investigação e produção de conhecimento que tem como missão potenciar o papel das finanças na criação de um mundo mais sustentável, o Center for Sustainable Finance.

“O centro vai ter investigadores associados, nacionais e estrangeirosc para estudar especificamente estas temáticas”, revela António Baldaque, diretor executivo da unidade que a Católica-Lisbon apresenta na próxima segunda-feira e o JE dá a conhecer em primeira mão.

Não é só isso, salienta: “O Centro não quer ser só uma torre de conhecimento. Quer servir a sociedade civil, as pessoas e as empresas, estar ligado a programas que ajudem tanto uns como outros”. Contribuir para a ação.

António Baldaque lidera o projeto. Especialista em Finanças e executivo sénior na Blackrock, até ao verão passado quando regressou a Portugal após 25 anos, tem expertise acumulada na área de Sustainable Finance na maior gestora de investimentos do mundo. Sabe ao que vem e o que fazer.

“O mundo que vamos deixar aos nossos filhos pode ser mais ou menos sustentável, pode ser um mundo mais perigoso ou mais pacificado” e nesta construção, diz, há duas temáticas fundamentais: as mudanças climáticas e as finanças. “As finanças são um instrumento vital, superpoderoso para a transformação, para potenciar a inovação, crescimento, a alocação ótima de recursos e de capital”, acrescenta.

O Centro da Católica-Lisbon vai estar ligado a programas que ajudem as empresas nas mudanças climáticas. “Ajudar, por exemplo, as empresas a perceber as oportunidades, os custos de transição, a regulamentação que vem aí e com que é preciso lidar”, explia Baldaque da Silva. Na vertente das pessoas, estará muito focado “em formar Recurso Humanos, trabalhar com as pessoas na perspetiva das carreiras e da transformação profissional ao longo da transição”. Empregos verdes, investimentos verdes e regulamentação verde vão ser pontos muito fortes do Centro.

O Santander é o parceiro de referência da Católica-Lisbon no projeto. Inês Gouveia, diretora do Santander Universidades, diz ao JE que a instituição contribui com “investimento mecenático, garante o kick off durante os próximos três anos e será multiplicador dos seus conteúdos e formações”. Como parceiro de referência, salienta, “estamos muito comprometidos em disseminar para a população tudo:cursos, conteúdos, formações, palestras. Também queremos aprender”.

“Portugal vai conseguir com a Católica formar mais pessoas, ajudar a transformar postos de trabalho, disseminar know how e construir melhores soluções financeiras para apoiar a transição climática”, conclui.

Conseguindo-o, cumpre a missão.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes, faça login ou subscreva o Jornal Económico