Skip to main content
Autor
Cátia Miriam Costa
Centro de Estudos Internacionais
Notícias
Um oceano, muitos desafios
Correu mundo e ficou famosa a capa da revista “Time” em que o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres é fotografado no Tuvalu, com a água até aos joelhos.
A Europa de Lisboa aos Urais
Os Montes Urais são a fronteira natural entre a Europa e a Ásia. A ocidente a fronteira natural é o Oceano Atlântico e a sul o Mar Mediterrâneo.
Os dias da perda
Ultimamente, o mundo parece estar a ser abalado por notícias constantes de perda. Perda de vidas e de territórios, como no caso do ciclone que deixou atrás de si um rasto de destruição na África Oriental e muito em especial em Moçambique, país com o qual mantemos uma relação histórica profunda.
Uma primavera em protesto
A jovem Greta Thunberg tornou-se icónica na luta contra a mudança climática. Mas estarão os jovens que foram mobilizados pelo seu grito pelo planeta prontos para mudar os seus estilos de vida?
Retalhos da vida europeia
Tomo de empréstimo o título do livro de Fernando Namora, “Retalhos da Vida de um Médico”, que na sua escrita neorrealista narrava a vida de um médico no interior de Portugal.
China, essa desconhecida
Assinalou-se esta semana a passagem dos 40 anos sobre o processo denominado Reforma e Abertura, começado em 1978, sob a orientação de Deng Xiaoping.
Ver mais
Aguarde