Skip to main content
Autor
Cátia Miriam Costa
Centro de Estudos Internacionais
Notícias
China, essa desconhecida
Desde há 500 anos que Portugal e China beneficiam por se entenderem e de alguma forma saberem estar perto, estando longe. Se foram complementares entre comércio regional e transoceânico em tempos idos, porque não poderão agora entender-se?
Estrada sem fim
O ódio nunca pode ser um discurso aceitável em democracia. O medo do diverso de nós não pode consubstanciar discursos de ódio. Cada vez que isso acontece numa democracia, esta enfraquece e torna-se mais vulnerável.
Do lado de cá
Quando caímos no erro de desumanizar aquele que caracterizamos como o outro, eliminamos o único recurso que nos permite partilhar um local, uma sociedade, um país ou mesmo o planeta: o diálogo.
Um oceano, muitos desafios
Correu mundo e ficou famosa a capa da revista “Time” em que o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres é fotografado no Tuvalu, com a água até aos joelhos.
A Europa de Lisboa aos Urais
Os Montes Urais são a fronteira natural entre a Europa e a Ásia. A ocidente a fronteira natural é o Oceano Atlântico e a sul o Mar Mediterrâneo.
Os dias da perda
Ultimamente, o mundo parece estar a ser abalado por notícias constantes de perda. Perda de vidas e de territórios, como no caso do ciclone que deixou atrás de si um rasto de destruição na África Oriental e muito em especial em Moçambique, país com o qual mantemos uma relação histórica profunda.
Ver mais
Aguarde