Skip to main content
Autor
Cátia Miriam Costa
Centro de Estudos Internacionais
Notícias
E depois da Cimeira do G20 de 2023?
Há momentos que marcam a história das relações entre os Estados e o percurso dos equilíbrios que vão sendo estabelecidos na Ordem Internacional.
Coreia do Sul, as jornadas da paz num ambiente de tensão
Com esta escolha, o Vaticano não só reitera a universalidade da Igreja, como dá um passo à frente, indo para além dos espaços tocados e em tempos moldados pelo colonialismo ou imperialismo europeus
Liberdade, Igualdade, Fraternidade
O 14 de julho em França reveste-se da solenidade do dia em que o súbdito se tornou cidadão, em que a República vingou derrubando uma Monarquia que já não respondia aos anseios do povo. Viver esta data em França, após os tumultos dos últimos meses, fruto da contestação social generalizada, não deixa de ser uma experiência assinalável.
A viagem de três Mulheres
A ideia que as mulheres escrevem para o público feminino, como se se tratasse de uma escrita menor ou menos universal, constitui apenas refúgio daqueles que não querem descobrir a produção das escritoras do presente e do passado. As mulheres ainda se confrontam com perspetivas redutoras das suas obras que é preciso desmistificar
A Turquia na encruzilhada
Seja qual for o vencedor das eleições no país, herdará uma política externa feita de equilíbrios e da gestão da posição geopolítica funcional que a Turquia tem, mas que também foi construindo.
China: parceira, competidora ou segunda potência global?
A Europa tem de encontrar uma forma de descodificar e conhecer melhor a China, tão bem como os dirigentes chineses já conhecem a Europa. Precisa de encontrar um caminho que defenda os seus interesses e que se torne proativo em relação a este parceiro económico.
Ver mais
Aguarde