Skip to main content
Autor
Cátia Miriam Costa
Centro de Estudos Internacionais
Notícias
Processo de Fragmentação em Curso
Após as eleições legislativas em Portugal, foram feitas diversas reflexões sobre o surgimento de um novo paradigma na Assembleia da República.
O Dragão e a mudança, mito ou ensejo?
Instituições como os BRICS, recentemente alargados, e o G20 ganham novas proporções e podem mesmo desafiar os equilíbrios estabelecidos ao longo de décadas
2024, ano das datas redondas, ano de desafios bicudos
O ano que agora se inicia é excecional para Portugal, por diversas razões, a par dos vários atos eleitorais, com início no próximo mês, na Região Autónoma dos Açores, no dia 4 de fevereiro, seguindo-se as eleições legislativas para a Assembleia da República, no dia 10 de março e as eleições para o Parlamento Europeu no dia 9 de junho.
Macau e o reencontro
O legado de Macau assenta no encontro pacífico entre Ocidente e Oriente, simbolizado na possibilidade de contemporização de dois poderes no mesmo território
A história que assombra e ensombra
Faz falta voltar à história, ao começo de tudo, à raiz do problema. Voltar à história não tem de ser obrigatoriamente pegar num ensaio histórico ou numa investigação histórica, embora em muitos dos casos, também valha a pena.
E depois da Cimeira do G20 de 2023?
Há momentos que marcam a história das relações entre os Estados e o percurso dos equilíbrios que vão sendo estabelecidos na Ordem Internacional.
Ver mais
Aguarde