Capa
Nº 2317 | 12 Setembro 2025

Ver PDF
Disponível para Assinantes
Notícias
Empresas & Finanças
Mais
Reportagem
Prazer
Lusofonia e Mundo
Economia & Política
Ensaio
Última

Indústria do gaming já rende mais que cinema e música juntos e vai continuar a crescer. Pelo segundo ano consecutivo, Lisboa volta a testemunhar esta autêntica revolução.

Projeções apresentadas pela empresa animaram o mercado e o S&P 500 continuou a renovar máximos, mantendo a temperatura nas ações.

O BPCE assinou com a Lone Star o contrato para a compra do Novobanco no dia 1 de agosto, mas há clausúlas que têm de ser adaptadas para se aplicarem às entidades públicas.

Os hospitais do SNS, os privados e o setor social teriam de cumprir todos regras idênticas. Mas as misericórdias continuam no limbo, o que gera insegurança e afeta a concorrência, dizem os privados.

A presidente da Associação de Hotelaria de Portugal diz que não houve cancelamentos. O acidente, de baixo risco e alto impacto, deixa marcas, mas não mancha a reputação da cidade.

Os construtores chineses de carros elétricos estão a invadir o mercado, mas agora com maior concorrência europeia, no mercado que todos querem conquistar.

Investimento nunca visto em Portugal não foi compensado pelas vendas e a milionária Champions “é uma dança das cadeiras” em que alguém vai ficar fora. Com um mercado de receitas muito limitado, os “grandes” dão-se ao luxo de abdicar de verbas e de engrossar os passivos.

“What is important is seldom urgent and what is urgent is seldom important”
Dwight D. Eisenhower

Há 59 medidas específicas do regadio, no valor de 500 milhões de euros, que estão fora da estratégia “Água que Une”. José Núncio, presidente da Fenareg, recomenda ao ministro José Manuel Fernandes que as inclua no documento.

O império mediático de Rupert Murdoch já tem sucessor. O filho mais velho, Lachlan, é quem vai dar continuidade ao legado do pai.

A inteligência artificial (IA) encerra uma promessa de transformação das operações em todos os setores da economia e, mais do que isso, de revolucionar a forma como trabalhamos. Da indústria à banca, da saúde ao retalho, permitirá automatizar processos, melhorar a eficiência operacional, personalizar a experiência do cliente e acelerar a tomada de decisões com base em dados

Vai ser um ano recorde na recompra de ações. Casa Branca já deixou críticas por o dinheiro ir para acionistas e não para inovação. Ameaça: investimento em IA pelas 7 Magníficas desacelera ‘buybacks’.

Mercado continua deprimido em Portugal, mas acredita-se na recuperação, seguindo a Europa, apesar de toda a instabilidade. Imobiliário, sim, também energia, tecnologia e saúde.

A operadora do segundo maior mercado do mundo está a trabalhar com o regulador para poder utilizar um sistema tokenizado, que permite a negociação da representação digital de ativos. É uma revolução em curso.

Valor de mercado da Oracle disparou 35% depois da CEO, Safra Catz, ter projetado um crescimento de 77% das receitas geradas pela cloud e a quase duplicação no próximo ano.

A Norfin, a Draycott e um consórcio liderado por Luís Horta e Costa estão a disputar a compra dos ativos turísticos da Vanguard na Comporta. A saída do histórico CEO da Vanguard marca um novo ciclo para a promotora imobiliária de luxo. Mas Alexandre Berda promete continuar a investir no mercado residencial português e avança com projeto da Torre.

Em Portugal testa-se um sistema de rega gota a gota adaptado ao arroz e ao tipo de terreno. Cultivar arroz sem alagamento, rentável e sustentável, será uma revolução. O JE esteve nos campos de demonstração da Agroglobal em Almeirim e viu como o futuro chegou mais cedo pela mão da ciência e da tecnologia.

“Adeus Music Box, olá Casa Capitão”. Não é o mote do novo espaço cultural, herdeiro do clube do Cais do Sodré, porque a ideia é mesmo abrir um novo capítulo na noite lisboeta. Cruzar artes, celebrar a palavra, a música, a partilha e a gastronomia. Agitar e fazer a cultura acontecer.

O Jardim do CAM Gulbenkian é o palco. Os seus habitantes, os protagonistas. Num projeto construído em torno da colaboração, que nos desafia a parar e a experimentar novos modos de escuta e de coexistência.

O Paraíso tem morada em Braga, de 18 a 20 de setembro. Ali se faz chão comum e se abordam questões complexas através da arte, partindo da criação artística afrodescendente e lusófona.

Incursão russa no espaço aéreo polaco motivou reações dos membros da NATO, que consideram ter-se tratado de uma provocação deliberada, mesmo depois das explicações de Moscovo.

Lei que termina o regime de reserva absoluta do Estado ou de empresas estatais sobre o transporte de energia elétrica já está em vigor.

Uma sucessão de ataques em cinco países diferentes, em três dias, e, ainda, a continuação dos bombardeamentos em Gaza estão a levar a comunidade internacional ao limite.

Líder da UE está com vontade de “lutar” e já tem duas moções de censura à sua espera. Ouviu muitas críticas ao acordo com os EUA, prometeu sanções a Israel e mais drones no leste.

Aliado de longo prazo não coloca em risco Macron. Orçamento carregado de austeridade vai para o lixo. Objetivo é tentar chegar a um consenso com os socialistas e deixar os extremos a falarem sozinhos no Parlamento.

O JE falou com dois advogados com larga experiência em projetos de infraestruturas e energia em Angola sobre o diploma que abre caminho à iniciativa privada no mercado da eletricidade.

China reforçou a liderança nas trocas multilaterais na primeira metade do ano, após o ‘Dia da Libertação’, com as tarifas de Trump que visaram quase todos os cantos do mundo.

Comércio externo da China cresce 3,5% em agosto, após um aumento de exportações de 5,8% até junho.

BCE controla de novo a inflação e mantém pausa nos juros (para já). Foi a última reunião do português que se fez ouvir por toda a Europa a pedir cortes para estimular o crescimento quando a inflação começou a recuar. Sai num momento em que uma das maiores economias do euro arde. Lagarde espera que Paris cumpra as regras orçamentais.

Comércio externo da China cresce 3,5% em agosto, após um aumento de exportações de 5,8% até junho.

A viagem de cinco dias do primeiro-ministro à China e ao Japão incluiu encontros com Xi Jinping e empresários asiáticos para estreitar laços, atrair investimento e equilibrar a balança comercial,

O ex-Presidente da República participou na conferência “Portugal´s Position in a Changing Global Order”, organizada pelo FT, e falou sobre o papel de Portugal no reforço
do núcleo duro da UE.

A lista de candidatos a suceder a Marcelo Rebelo de Sousa aumentou esta semana com a confirmação de que Catarina Martins, eurodeputada e ex-coordenadora do Bloco de Esquerda, vai entrar na corrida. A bloquista avança para o desafio com a missão de “discutir os maiores problemas” que o país tem e de “não deixar que a política seja a lama”.

Confederações empresariais esperam um esforço político com vista a consensos alargados entre as forças partidárias para aprovar documento no Parlamento. Apelam a “bom senso” e que se evite instabilidade.

Ministra diz que negociação sobre a reforma laboral tem de ser profunda, mas avisa que não vai ser eterna. Confederação Empresarial de Portugal espera que os “taticismos partidários” fiquem à porta.
Parceiros sociais e Governo voltam a discutir leis laborais a 8 de outubro.

Retrato dos municípios portugueses indica onde mais ganham os trabalhadores por conta de outrem. E ainda os concelhos que perderam mais população e onde o preço das casas é mais caro.

No ano letivo de 2025/26 foram admitidos 70 alunos no Mestrado em Gestão da Nova SBE, o quarto melhor do mundo do FT. Alemães e austríacos partilham com portugueses a preferência pela Escola de Carcavelos.

Há 30 anos, Srebrenica tornou-se o primeiro genocídio na Europa a ser legalmente reconhecido por um tribunal internacional desde a Segunda Guerra Mundial. O seu nome é agora sinónimo de falha na proteção, de paralisia das instituições internacionais e do custo devastador de desviar o olhar.

José Cardoso Botelho nunca desliga totalmente do trabalho, tem uma rede de contactos diversificada e aproveita as férias para tomar decisões estratégicas. Esta semana demitiu-se da Vanguard Properties.

Margarida Corrêa de Aguiar tem sido a Presidente da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF) desde 17 de junho de 2019 e acabou este ano o seu mandato.