Skip to main content
Capa
Nº 2315 | 29 Agosto 2025
Edição nº 2315
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Notícias
Empresas & Finanças
O grande “ataque” de Trump ao capitalismo e ao mercado livre
O grande “ataque” de Trump ao capitalismo e ao mercado livre
Empresas : Críticos dizem que há um “ataque” ao mercado livre e que o país marcha rumo a um “capitalismo de Estado à USA”. Medidas são comparadas às tomadas pelo Partido Comunista Chinês.
Maior fundo soberano  do mundo desamiga Israel
Maior fundo soberano do mundo desamiga Israel
Investimento: Colonatos ilegais, invasão militar e crise humanitária levaram o fundo norueguês a agir para cortar laços com Telavive. Fundo rejeita desinvestimento total em Israel e diz estar a seguir regras éticas.
Igneo lidera corrida à Via do Infante  e à Norte Litoral. São mais de 200 milhões
Igneo lidera corrida à Via do Infante e à Norte Litoral. São mais de 200 milhões
Infraestruturas : Depois de ter comprado a Autoestradas do Douro Litoral, o fundo Igneo Infrastructure Partners está na ‘pole position’ para comprar a A28 (Norte Litoral) e a A22 (Via do Infante). O valor do negócio supera os 200 milhões de euros.
Receita de juros dos sete maiores bancos cai 11% no primeiro semestre
Receita de juros dos sete maiores bancos cai 11% no primeiro semestre
Banca : O lucro dos sete maiores caiu 1,76%, para 2.851 milhões de euros, face ao ano passado, quando a banca registou um ano de ouro na ressaca da subida dos juros pelo BCE iniciada em 2022.
Oscar prevê faturar 60 milhões de euros e entrar nos  EUA
Oscar prevê faturar 60 milhões de euros e entrar nos EUA
Expansão : Depois de Portugal, Espanha e Reino Unido, a startup de serviços domésticos pretende expandir-se para mais países europeus e, no próximo ano, apostar no mercado norte-americano.
Britânicos  e qataris investem mais de 150 milhões em escolas de elite
Britânicos e qataris investem mais de 150 milhões em escolas de elite
Investimento : Dia 1 de setembro abre a primeira escola Artemis Education em Portugal. Fica na capital e custou 75 milhões de euros, o mesmo que o Inspired Education leva aplicado no King’s College School Cascais. A Forfar, que fez duas aquisições em dois anos, vai investir em benfeitorias.
Viajantes procuram mais proteção nas viagens
Viajantes procuram mais proteção nas viagens
A despesa realizada por viajantes junto de agentes de viagem britânicos tem vindo a crescer desde 2021 e, em 13 dos últimos 17 meses, ultrapassou o valor gasto em viagens, segundo dados do Barclays.
Meo cresce suportada pelo negócio  da energia
Meo cresce suportada pelo negócio da energia
A energia tem sido a alavanca para o crescimento do negócio da Meo. As receitas da operadora de telecomunicações cresceram 3,5% no primeiro semestre deste ano, face aos primeiros seis meses do ano passado, para 1.392 milhões de euros, puxadas pelo segmento de serviços de consumo, onde a energia ganha cada vez mais peso.
Elon Musk processou mesmo  a OpenAI  e a Apple
Elon Musk processou mesmo a OpenAI e a Apple
A xAI, pertencente a Elon Musk, decidiu processar a OpenAI (detentora do ChatGPT) e a Apple, alegando que as duas empresas montaram um “esquema anticoncorrencial” e “conspiraram” para manterem os respetivos monopólios na área da inteligência artificial (IA) e dos smartphones, e pede uma indemnização de “milhares de milhões” de dólares.
Ação europeia contra  a Booking já mobilizou mais de 12 mil hotéis
Ação europeia contra a Booking já mobilizou mais de 12 mil hotéis
Turismo : Queixosos consideram que existe um uso ilegal de cláusulas de melhor preço pela plataforma responsável por angariar reservas.
Mota-Engil tem carteira  com mais 15 mil milhões
Mota-Engil tem carteira com mais 15 mil milhões
Construção : Carlos Mota dos Santos considera que este cenário “assegura um nível confortável para o futuro” e assume que quer continuar a apostar no mercado externo, nomeadamente no Brasil.
Flixbus espera e desespera há oito anos para ter acesso ao terminal de Sete Rios
Flixbus espera e desespera há oito anos para ter acesso ao terminal de Sete Rios
Transportes a Rede Expressos alega que a capacidade está esgotada, contando com mais de 100 pedidos de horários. Regulador diz que tem em curso “procedimentos contraordenacionais”. Autarquia reavalia contrato para acomodar novos operadores.
Champions vale 75 milhões,  mas reforços custam o dobro
Champions vale 75 milhões, mas reforços custam o dobro
Desporto : Acesso à Liga dos Campeões dá ao SL Benfica uma verba de 42 milhões e perto de 34 milhões ao Sporting CP. Juntos, os dois clubes já gastaram mais de 150 milhões em jogadores.
Projetos de IA generativa não geram retorno para as empresas
Projetos de IA generativa não geram retorno para as empresas
Estudo : De acordo com o MIT, o número de projetos ligados à IA generativa que não geram retorno “não parece ser impulsionado pela qualidade do modelo ou pela regulamentação”, mas sim pela abordagem.
Expectativas da Nvidia desiludem os analistas
Expectativas da Nvidia desiludem os analistas
Fecho da bolsa : OssadsadDonec nec ullamcorper leo. Sed elit nisl, volutpat eget elementum quis, fringilla sit amet magna. In ac arcu velit, eget consectetur tellus.
Mais
Portugal gasta hoje 10 vezes mais na prevenção  do que em 2017
Portugal gasta hoje 10 vezes mais na prevenção do que em 2017
Incêndios : Estimativa da Ordem dos Economistas indica que a prevenção de fogos custa entre 250 a 280 milhões por ano, quando, em 2017, na tragédia de Pedrógão Grande, gastou cerca de 30 milhões. Mas esta é uma despesa que o país tem de fazer anualmente para prevenir o custo dos incêndios. Turismo do Centro acredita que vai conseguir reerguer a região.
Reforço das políticas  para “salvar economia”
Reforço das políticas para “salvar economia”
Empresas : AEP e CTP revelam preocupação com os incêndios e pedem intervenção “urgente nas zonas mais sensíveis” para evitar o “flagelo”do fogo.
Reportagem
A alta-costura portuguesa leva  o nome de  Tony Miranda
A alta-costura portuguesa leva o nome de Tony Miranda
Moda : O criador de moda português nasceu em Torrados, no concelho de Felgueiras, e desde muito jovem que se interessou pela moda. Aos 16 anos muda-se para Paris e trabalha na construção civil até encontrar emprego num ateliê de alta-costura. Liderou a ‘griffe’ Lapidus e depois abriu loja em nome próprio. Hoje, tem clientes em todo o mundo e um portefólio imobiliário de luxo em Lisboa e Guimarães. A 11 de setembro apresenta em Lisboa a nova coleção, “Herança Couture”.
Prazer
Em caso de dúvida, arrisque um ‘grande’ passo
Em caso de dúvida, arrisque um ‘grande’ passo
Tendência : O universo estereotipado dos acessórios para homem tremeu. A clássica pasta na mão ou mochila ao ombro – por mais design e ‘genuine leather’ que possa ter – passou de moda. A mala XXL chegou em força.
Uma bienal teimosamente humana
Uma bienal teimosamente humana
Bienal de Artes Contemporâneas : Ou BoCA, num acrónimo que remete para o órgão da fala, aquele que veicula pensamentos, dá voz a emoções, traduz ou falsifica a realidade. Altifalante das perceções amiúde distorcidas e que importa confrontar neste “Camino Irreal”, título desta inédita edição da bienal, partilhada entre Lisboa e Madrid, de 10 de setembro a 26 de outubro.
Não há muros neste  eixo Lisboa-Madrid
Não há muros neste eixo Lisboa-Madrid
Artes : Resistir à desesperança, ao racismo, ao sectarismo, às injustiças, aos muros. As capitais ibéricas, qual vaso comunicante, pulsam de vida e de desvios.
Tem a certeza de que os livros são boa companhia?
Tem a certeza de que os livros são boa companhia?
Livraria : Todos os livros estão em inglês. Autores portugueses? Também. Da língua de Camões para o idioma de Shakespeare num espaço onde a literatura abraça o design, o vinho dança no copo e o balcão acontece.
Lusofonia e Mundo
Crise política em França segue dentro de momentos
Crise política em França segue dentro de momentos
Moção de confiança : Primeiro-ministro deve passar a demissionário a 8 de setembro. O presidente Macron tem em vista vários cenários, todos eles cheios de interrogações. Tudo pode correr mal outra vez.
A vingança  dos ‘feios, porcos  e maus’
A vingança dos ‘feios, porcos e maus’
Crescimento : Apodados de PIGS, os países do sul da Europa demonstram um melhor desempenho que os ‘velhos’ motores do desenvolvimento do continente, Reino Unido, França e Alemanha incluídos.
A Fed é o próximo alvo da trumpização dos EUA
A Fed é o próximo alvo da trumpização dos EUA
Política monetária : Falhados os ataques a Jerome Powell, Donald Trump encontrou uma nova vítima. Lisa Cook está debaixo de fogo e vai lutar em tribunal. Presidente quer controlar a Fed para cortar juros e estimular a economia.
A cidade que quer afirma-se como a capital do dinheiro
A cidade que quer afirma-se como a capital do dinheiro
Abu Dhabi a É a cidade mais rica do mundo em ativos geridos por fundos soberanos, de acordo com um ‘insight’ da firma Skadden, e apresenta-se como ‘a capital do capital’.
Maior banco comercial  já tem data para entrar na bolsa
Maior banco comercial já tem data para entrar na bolsa
Privatização : Aquela que será a maior operação do PROPRIV em 2025 acontece no próximo mês. A apresentação da oferta ao investidores está agendada para 4 de setembro, véspera do início do IPO, soube o JE.
Presidente  do Supremo demite-se  depois de muita contestação
Presidente do Supremo demite-se depois de muita contestação
Angola : Joel Leonardo deixa a mais alta instância do poder judicial angolano alegando razões de saúde, mas acossado por anos de suspeitas de corrupção, nepotismo e má gestão.
Nem a Volta a Espanha escapou aos protestos contra a decisão de tomar a Cidade de Gaza
Nem a Volta a Espanha escapou aos protestos contra a decisão de tomar a Cidade de Gaza
Palestina : Aequipa Israel Start-up Nation foi barrada durante um contra-relógio por equipas. No Mediterrâneo, multiplicam-se as manifestações junto a navios de cruzeiro.
Economia & Política
Quando o desemprego baixo passa a ser  um risco económico
Quando o desemprego baixo passa a ser um risco económico
As principais economias desenvolvidas estão a ser testadas para conseguirem manter um delicado equilíbrio entre taxas de desemprego em níveis historicamente baixos e necessidade de crescimento, enquanto aumentam as pressões sobre a oferta de trabalho e a inflação.
Reforma laboral à procura  de entendimentos
Reforma laboral à procura de entendimentos
Trabalho : A reforma da legislação vai marcar o debate público nos próximos meses, com muito a fazer para que se encontre uma base comum. A concertação será um palco, mas politicamente está ainda mais em jogo, porque Chega e PS querem saber com quem Luís Montenegro vai querer entender-se para a legislatura. Porque há muito mais para negociar.
Porque caíram a pique as entradas nas universidades?
Porque caíram a pique as entradas nas universidades?
Ensino Superior : A reintrodução dos exames no Ensino Secundário pode estar na base da queda abrupta do número de estudantes. Os dados mostram excesso de oferta e desadequação à procura.
Bancos centrais chocam de frente com decisores políticos
Bancos centrais chocam de frente com decisores políticos
Imigração : Os governantes têm endurecido as regras para a imigração, de forma generalizada. Agora, os líderes dos bancos centrais do Estados Unidos, da Europa, do Reino Unido e do Japão vêm dizer que, assim, as economias não vão crescer e vamos todos ficar pior. Éum choque frontal entre duas visões.
A última aula de Marcelo  na universidade, outra vez
A última aula de Marcelo na universidade, outra vez
PSD : O Presidente da República foi despedir-se dos jovens sociais-democratas a Castelo de Vide, e fê-lo em pessoa. Fez um balanço do mandato, falou sobre a situação internacional e ainda deixou recados.
A ‘rentrée’ começou em agosto,  mas vai aquecer em setembro
A ‘rentrée’ começou em agosto, mas vai aquecer em setembro
Rentrée : Os partidos afinam as suas estratégias. Setembro começa a ser mais intenso e outubro promete ser um mês mais quente no plano político, com OE e eleições autárquicas à porta.
Ensaio
Nenhum passado  é melhor  que o presente
Nenhum passado é melhor que o presente
“Portugal Vou contar-te uma coisa que nunca contei a ninguém Sabes Estou loucamente apaixonado por ti” (retirado do poema “Portugal” de Jorge Sousa Braga)
Última
Teresa Fiúza: “Direção de Habitação  do BPF vai impulsionar o investimento habitacional sustentável e acessível”
Teresa Fiúza: “Direção de Habitação do BPF vai impulsionar o investimento habitacional sustentável e acessível”
Teresa Fiúza é Chief Investment Officer do Banco Português de Fomento (BPF). A gestora que tem o pelouro dos programas Consolidar, Venture Capital e dos fundos de coinvestimento público-privado, vai agora ficar responsável por uma nova área do banco promocional, a Direção de Habitação.