Capa
Nº 2119 | 12 Novembro 2021
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Suplementos
Notícias
Empresas
Perspetiva
Economia & Política
Mundo
Atualidade
Última
Advogado fala pela primeira vez sobre a sua sucessão à frente da SRS, defendendo que o(a) sucessor(a) deve ter conhecimentos de gestão. E elogia solução seguida na Vieira de Almeida.
Transformação da forma como vivemos passa pela digitalização e gestão da energia nas áreas urbanas.
Resultados aquém das previsões, menos passageiros e ultrapassados pela direita pelos seus concorrentes mais diretos. Se agosto foi mau, a companhia aérea portuguesa viu o cenário ficar ainda mais negro no mês de setembro.
Gestora de private equity vende três ativos do Fundo III e triplica investimento de 135 milhões. Fundo IV arranca com 100 milhões.
A ex-gestora da Sonae percebeu que existia um espaço entre o ‘snacking’ convencional e os produtos mais fundamentalistas que o mercado estava a oferecer. Uma das apostas atuais é o canal ‘online’.
O futuro fundo de private equity é gerido pelo ex-partner da Goldman Sachs, António Esteves, o Fortitude Capital, já assegurou 125 mil euros de capital e conta com os empresários portugueses como investidores.
Grupos e consultoras de tecnologia enumeram as tendências a seguir pelos gestores: 5G, analítica, cibersegurança e mobilidade autónoma.
A tecnológica portuguesa fundada por Gonçalo Consiglieri volta a investir na digitalização da banca e seguros e prepara-se para fechar uma ronda de investimento de cerca de 3 milhões de euros.
A agência de marketing digital portuguesa desenvolveu internamente a ferramenta MII - Marketing Intelligence Interface para responder à concorrência dos grandes grupos de publicidade internacionais.
Subida da inflação nos EUA e China aumenta as expetativas de subida de taxas. CTT em queda após apresentação de resultados.
Prazo para propostas finais para a compra de 52,5% do EuroBic termina na próxima semana. Entrega parcial de informação condiciona ofertas vinculativas. Venda do banco pode resvalar para 2022.
Reforçando trajetória de 2020, as exportações agrícolas cresceram mais do que as importações no terceiro trimestre, chegando já aos 3,2 mil milhões de euros. E aumentam o peso no comércio internacional.
A CAP sugere medidas para o problema da energia, mas reitera que os agricultores manterão a resiliência mostrada em 2020.
Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa vai promover abordagem conjunta dos mercados internacionais nos setores do têxtil e calçado, TI, alimentar e bebidas e metalomecânica.
Primeiro-ministro agita ‘fantasma’ de solução governativa mais sensível a exigências dos antigos parceiros de ‘geringonça’ numa altura em que precisa de manter eleitores do centro e conquistar mais à esquerda.
Argentinos elegem parte dos deputados e dos senadores numa altura em que o seu presidente, Alberto Fernández, passa por dificuldades. No Chile tudo indica que o futuro é dos radicais, à direita e à esquerda.
Pedro Gouveia Alves candidata-se à presidência da Associação Mutualista Montepio nas eleições de 17 de dezembro pela lista D que defende quatro pilares. Um deles o de valorizar o banco, as seguradoras e os imóveis. “Temos de inverter o ciclo de resultados negativos no grupo”, diz.
Fernando Branco anuncia, em entrevista ao JE, a candidatura a bastonário da Ordem dos Engenheiros. Quer valorizar o papel do engenheiro e ter uma organização mais jovem e interventiva, a começar pela contratação pública.
No final da sexta Sessão Plenária do Comité Central do Partido Comunista da China, pouco pródiga no capítulo da transparência, o presidente chinês terá reforçado o seu poder no interior do regime e lançou as bases de uma nova aliança. Muito oportuna no caso de uma nova Guerra Fria estar a caminho.
Como construir a confiança digital para particulares e organizações é o tema principal da conferência a que o JornalEconómico se associou.