Skip to main content

Receios em torno da inflação intensificam-se

Subida da inflação nos EUA e China aumenta as expetativas de subida de taxas. CTT em queda após apresentação de resultados.

A semana ficou marcada por mais receios relacionados com a alta da inflação. Dados divulgados na quarta-feira nos EUA mostraram que os preços no consumidor subiram 0,9% em cadeia em outubro, para um registo homólogo de 6,2%, o mais elevado desde 1990. Na China, os dados apontam no mesmo sentido, com os preços no produtor a subirem 13,5% em termos homólogo no mês passado – o nível mais elevado em 26 anos. Estes dados alimentam ainda mais os receios dos mercados, com os investidores a questionarem cada vez mais as constantes promessas de vários bancos centrais (i.e., Reserva Federal norte-americana e Banco Central Europeu) de que a inflação elevada será transitória.
Em Wall Street, em particular, os índices reagiram em queda aos dados da inflação, acabando por registar a maior perda diária em mais de um mês. Não obstante, e até ao momento, as perdas aparentam ter sido apenas um reflexo temporário aos números e as cotadas deram seguimento aos ganhos no dia seguinte, permanecendo o S&P 500 próximo de máximos históricos. A nível de movimentos de mercado, destaque para a General Electric, que revelou recentemente que se irá dividir em três empresas cotadas, com o conglomerado americano a tentar simplificar o seu negócio. Vale a pena referir também que a McAfee revelou que irá ser adquirida por um consórcio liderado pela empresa americana, Advent International, num negócio avaliado em14 mil milhões de dólares, que retirará a empresa de ciber-segurança da bolsa.

Em território europeu, o Stoxx 600 tem vindo a lateralizar em torno de máximos históricos. A RWE, a maior produtora alemã de energia, revelou que o seu resultado operacional subiu 6% nos primeiros nove meses de 2021 face ao período homólogo. O EBITDA do período entre janeiro e setembro atingiu os 2,4 mil milhões de euros, face aos 2,3 mil milhões de euros de período equivalente de 2020. Já o Carrefour anunciou que que pretende gastar três mil milhões entre 2022 e 2026 na aceleração da expansão do comércio digital, um pilar da estratégia desenhada pelo CEO Alexandre Bompard. Esta intenção representa um aumento do investimento de 50% que tem sido feito nesta área nos últimos anos e que tem rondado os 600 milhões de euros/ano.
Em território nacional, o PSI 20 perdeu algum terreno desde o início do mês, contrariando um pouco a tendência europeia. Um dos principais destaques dos últimos dias pertence à forte queda das ações dos CTT. A queda ocorreu após a empresa apresentar resultados aquém do esperado. Os lucros nos primeiros 9 meses do ano fixaram-se em 26,3 milhões de euros, face aos 4,3 milhões do período homólogo. Ainda assim, alguns analistas esperavam mais. Oresultado antes de juros e impostos recuou 19,6%, para 11 milhões de euros. Destaque também para a Sonae, cujos lucros subiram 32,5% para 96 milhões de euros no 3º trimestre.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes, faça login ou subscreva o Jornal Económico