Capa
Nº 2268 | 20 Setembro 2024
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Notícias
Lusofonia
Economia
Política
Empresas & Finanças
Mais
Pessoal
Reportagem
Mundo
Imobiliário
Universidades & Emprego
Ensaio
Última
Turismo : Ulisses Correia e Silva considera que o aumento dos voos e a redução do custo do transporte aéreo para o arquipélago vai impulsionar o setor do turismo, o mais importante da economia cabo-verdiana.
Europa : Excesso de burocracia, aversão ao risco ou energia cara são apenas alguns dos problemas apontados pelo italiano no seu relatório. Financiamento e consenso para aprovar medidas são desafios-chave.
Conferência : A Forbes Portugal promoveu o primeiro “HealthCare Summit – Um Futuro com saúde” para debater as estratégias que ajudam a um envelhecimento saudável e com qualidade de vida.
Juros : Até os banqueiros centrais mais hawkish (inclinados a juros mais altos) abrem a porta a reduções consecutivas das taxas diretoras até final do ano face a uma inflação em queda sustentada. Apontam juros de referência de 2,5% em 2025.
Impostos : Executivo fala numa “prioridade importante”, defendendo que a inversão do saldo orçamental estimada pelo CFP em 2026 se deve ao fim do PRR. Economistas ouvidos pelo JE duvidam que a medida avance, pelo menos na roupagem atual.
OE2025 : Socialistas preparam-se para apresentar propostas para facilitar o acesso à habitação com apoios públicos no financiamento à compra de casa. Programa eleitoral prevê uma garantia pública.
Café : O custo do grão está a subir nos mercados e vai mexer no preço das cápsulas. O café está a aguentar-se, mas as pressões surgem de todos os lados, seca, cheias e problemas logísticos.
Banca : O tema surge numa altura em que as partes, Novobanco e Fundo de Resolução (FdR), tentam exaustivamente um acordo para antecipar o fim do Acordo de Capitalização Contingente. Acordo esse que precisa do aval do Ministério das Finanças.
A Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) deu “luz verde” à compra da Cabonitel, dona da Nowo, pela Digi Portugal.
Estaleiro : Lisnave apresentou pedido para renovar concessão e tutela diz estar a avaliar “diferentes possibilidades”. Companhia tem plano ambicioso, com parceiros internacionais, para as eólicas marítimas e a reciclagem.
O Banco de Inglaterra (BoE) manteve ontem os juros diretores inalterados em 5%, optando por uma pausa nas mexidas após um primeiro corte em agosto e face a uma inflação crescente. A decisão não surpreendeu os mercados, resultando de uma votação quase unânime entre os decisores do banco.
Imobiliário : Grupo hoteleiro vai construir o quinto edifício residencial na Costa Alentejana para “dar um passo à frente da concorrência”. Presidente da autarquia de Sines considera que o projeto “dará retorno a longo prazo”.
Digital : Managing parter do fundo da especialista em software para gerir relações com clientes diz ao JE que a empresa quer aproveitar melhor a capacidade dos empreendedores. “Dado o ritmo a que os víamos a investir, fazia sentido aumentar também”, diz Paul Drews.
O momento é de extrema dificuldade, apesar das boas notícias da última década. Os pequenos e médios produtores não estão a conseguir vender as uvas por um preço adequado. A fragilidade financeira foi agravada pelo aumento dos custos.
Empresas: Marca icónica fundada no pós-guerra para a conservação de alimentos já tinha alertado para a hipótese que apresentou esta semana: o fim de uma era colorida nos frigoríficos
Luxo : A loja da Patek Philippe será a única na Península Ibérica e abre no próximo fim de semana, Resulta de uma parceria com a joalharia portuguesa David Rosas. O centro de Lisboa continua a atrair clientes de marcas de topo.
A Um artigo no jornal britânico Financial Times do passado fim-de-semana volta a evidenciar as nuvens negras que pairam sobre a economia chinesa, a braços com uma bolha imobiliária que se traduz em promotores excessivamente endividados e uma falta de confiança no futuro que está a refrear o consumo das famílias.
Automóvel : Quando um automóvel é abatido, uma parte substancial das suas peças continua a ter valor económico. Foi isso mesmo que descobriu a dupla de empreendedores que fundou a B-Parts no Porto, há uma década, e que despertou o interesse da gigante Stellantis.
Empresas : Há muito que os clubes querem a reversão da lei e defendem que a medida é essencial para a diversificação de receitas. Do lado dos comerciantes, há quem defenda que se trata de um retrocesso.
EUA : Postura preventiva da Fed impulsiona mercados para novos máximos históricos. Investidores estão mais protegidos contra recessão, mas não contra inflação.
Perfil : Quem o conhece não tem dúvidas: é o melhor número dois do mundo e nunca vai querer ser número um. Foi decisivo nas campanhas dos presidentes da FIFA e da UEFA, criou a Liga das Nações do zero e revolucionou por completo a Federação Portuguesa de Futebol.
Banca : Mais de uma década depois de ter arrancado o processo que ficou conhecido como ‘cartel da banca’, foram ouvidas as alegações finais num caso que opõe a Autoridade da Concorrência aos bancos. A sentença será hoje conhecida, mas não deve ser o ponto final. Independentemente da decisão, o recurso para a Relação de Lisboa é o caminho mais provável.
Banca : Os bancos verão o processo contraordenacional da AdC prescrever, mas não escapam às ações civis de associações de consumidores, patrocinadas por “fundos abutre”.
Lançamento : Cerca de 21 mil garrafas estão à disposição do mercado. Não de todo o mercado, evidentemente, mas de todos os que apreciam um vinho para ficar na memória.
Aúltima obra publicada por W. G. Sebald é um ajuste de contas com a sua própria história familiar. ONYTaponta-o como o 8º melhor livro do século.
Exposição : Tudo o que queria saber sobre a inteligência artificial e onde a podemos encontrar, numa iniciativaque pode ser visitada durante todo um mês em Lisboa.
Em 2018, o Quarteirão do Rossio foi vendido por 62 milhões de euros. André Caiado, arquiteto à frente da reabilitação do histórico edifício pombalino, falou com o JE sobre o projeto de cerca de 100 milhões de euros, que alberga uma nova loja Zara desde o início de setembro.
EUA : Sondagens depois do único debate entre Harris e Trump favoreceram a candidata do Partido Democrata.
Brexit : A economia continua em dificuldade e as perspetivas são sombrias até ao final de 2025.
O novo primeiro-ministro encara a União Europeia como a melhor hipótese para reerguer o Reino Unido. E já o tinha dito aos britânicos antes de vencer as eleições de julho de forma esmagadora.
Guerra : Para Volodymyr Zelensky, os próximos 50 dias serão fundamentais:Kiev não pode confiar nas opções de Donald Trump, mas também não tem grandes certezas sobre Kamala Harris.
Empreendimento turístico vai englobar 24 edifícios e ficará inserido no projeto ‘Ombria Algarve’, em Loulé, que representou um investimento de 260 milhões.
Executivos a Porto Business School aposta no sector têxtil para tema do seu oitavo programa na área da sustentabilidade.
Ana Roncha, diretora da formação, diz ao JE que o futuro desta indústria assenta na liderança responsável.
Enquanto Bruno Lage prepara como pode os próximos três jogos do Benfica, duas assembleias gerais consecutivas prometem mais pelo futuro do clube do que a maior das goleadas.
A Casa Mendes Gonçalves, dona da marca Paladin começou por produzir vinagre de figo na Golegã e hoje exporta molhos e temperos para 31 países (incluindo Angola, Marrocos, Espanha). Os seus concorrentes são as grande multinacionais, mas nem por isso Carlos Mendes Gonçalves, fundador, acionista e CEO da empresa, se intimida e diz que quer continuar a manter a sua empresa 100% familiar.